sexta-feira, 30 de março de 2007

Wokshop "Dança Pascoa"

2, 3, 4 e 5 de Abril

Ballet Avançado = Sofia Neuparth
Composição Coreografica = Sofia Neuparth
Teatro = Nuno Vinagre
Moderno / Contemporânea = Perrine Gabrielsen

na Dança Livre, escola de dança, Rua Marquês da Fronteira, n°76 1070-299 Lisboa
Tel : 21 389 41 90 Tm : 91 647 26 12

TEATRO REGIONAL DA SERRA DO MONTEMURO PROCURA ACTRIZES

Reconhecida companhia de teatro itinerante profissional, com sede na aldeia de Campo Benfeito (Castro Daire), que realiza cerca de 100 apresentações por ano, em vários sítios desde salões ou largos de aldeia até aos principais teatros.

Tocas algum instrumento?? Sabes cantar?? Este espectáculo também o exige para além do trabalho de actriz Disponibilidade imediata e total
Para mais informações contacte-nos pelo 254 689 352 e/ou 91 951 83 93
Enviar CV detalhado + Fotografia para
Teatro Regional da Serra do Montemuro, Campo Benfeito, 3600-371 Gosende,
ou e-mail montemuro@mail.telepac.pt, até 5 de Abril de 2007

workshop de criação

eira 33
apresenta dias 28 e 29 de Abril de 2007, das 10h às 13h e das 15h às 18h
PERFORMANCE – perspectivas históricas e heranças

A performance desafia qualquer definição precisa e os caminhos que a antecedem e lhe sucedem são múltiplos. Deseja-se assim proceder a uma contextualizaçã o histórica da performance e estabelecer possíveis aproximações a este género artístico. São aqui tomados alguns exemplos e momentos particulares - no início do século XX, Oskar Schlemmer; em meados do século, Merce Cunningham; e ainda os anos 60 e a arte de acção.

Magda Henriques Licenciada em História, Variante de Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professora de História das Artes na Academia Contemporânea do Espectáculo. Colaboradora nos Serviços Educativos do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves e da Culturgest. É uma das responsáveis pela concepção e programação de um novo espaço cultural no Fundão – "Moagem" Desenvolve actividades pedagógicas no âmbito da arte contemporânea em colaboração com várias instituições e festivais em diferentes zonas do país.

Miguel Bonneville Frequentou o curso de Interpretação na Academia Contemporânea do Espectáculo (Porto, 2003) e o Curso de Artes Visuais do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística (Lisboa, 2006). Profissionalmente, trabalhou com Francisco Camacho, Catarina Campino, Rogério Nuno Costa, Carlota Lagido, António Lago, António Pedro Lopes e La Ribot. Desde 2003 tem apresentado o seu trabalho em Portugal, Itália e Espanha – Performance: Teatro; Strip Me, Dress Me; Autoretrato com Revólver; Montras; Quem Sou; Daddy Daddy; Quem Sou #2; Minnie Mouse / Concepto House; Teatro #2; Documented; Miguel Bonneville #1; Miguel Bonneville #2.

DESTINATÁRIOS # todos os interessados em geral nestes conteúdos.
INSCRIÇÃO # 50€
Prazo LIMITE de Inscrição: 16 de Abril

EIRA 33 Rua Camilo Castelo Branco, 33 – 1º [edificio bombeiros lisbonenses] 1150-083 LISBOA
Tel.: 21 3530931 | Tlm.: 91 2555100 eirageral@mail.telepac.pt | http://eira33.blogspot.com

quinta-feira, 29 de março de 2007

Audição para actores


Grupo de Teatro Joana procura 2 actores

O Grupo de Teatro Joana está a realizar audições para 2 actores a fim de integrarem a sua equipa artística, concretamente no elenco da peça de teatro de rua "Dona Gatafunha, o Velho, o Rapaz e o Burro".

Os ensaios decorrem em Lisboa, onde o espectáculo tem estreia prevista devendo também itinerar por outros locais do país.

Grupo de Teatro Joana foi fundado em 1978 e dedica-se essencialmente ao teatro de rua vocacionada para o público infantil e juvenil.

Os interessados devem contactar Ana Mourato, para Tm. 939561080, ou 213426065, ou joanateatro@sapo.pt.

Mais informação:
Joana Grupo de Teatro JoanaRua Luz Soriano 67 1º posterior e 3º sala 421200-246 Lisboa

sexta-feira, 23 de março de 2007

Workshop com Rui Nunes

O ACASO NA CONSTRUÇÃO COREOGRÁFICA
COMPOSIÇÃO


Datas 12 a 14 de Abril
Horário 15h - 19h00
Local ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo
Rua da Alegria, 503 - Porto
Público-alvo Estudantes e Profissionais de Dança e Teatro


Inscrição 50 Euros
Amigos e Associados do NEC 35 Euros (desconto de 30%)
Alunos da ESMAE 25 Euros (desconto de 50%)
Nota As inscrições recebidas após dia 5 de Abril sofrerão um acréscimo de 5 Euros.
Desistências após dia 9 de Abril implicam a devolução de apenas 50% do valor pago.
Desistências a partir do 1º dia de Workshop não implicam qualquer tipo de devolução.


Colagem de Rui Nunes

Rui Nunes
Ex-bailarino e coreógrafo de Lisboa, dedica-se desde 2002 ao estudo da Psicologia Clínica, tendo obtido o grau de Mestre nesta área pela Universidade de Antioch em Los Angeles. É licenciado em Relações Internacionais e estudou dança em Nova Iorque, Lisboa e Paris.
Iniciou em 1987 o seu trabalho criativo em solos, peças de grupo, projectos pedagógicos e projectos de intercâmbio.
Apresentou o seu trabalho coreográfico em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Grã–Bretanha e Mónaco.
Em 1995/96 desenvolveu o Projecto de Dança-Contacto para uma comunidade de recuperação de toxicodependentes.
Durante 1997/98 residiu em Londres, onde colaborou com artistas e entidades locais, criando as peças “Prisão Aprazível” e “Não sei o suficiente sobre ti”.
Em 1998 formou-se como técnico multimédia criando em 1999 o espectáculo interactivo para jovens, "Computador Meu, Dança Minha". Nesse mesmo ano foi membro fundador da produtora Jangada, através da qual desenvolveu o projecto de intercâmbio Madrid / Lisboa. Os seus últimos trabalhos foram "Para Keith, Sem Razão Aparente", apresentado no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e "Ultra-Light", estreado no ACERT - Tondela e apresentado no Teatro do Campo Alegre no âmbito da Porto 2001.
Em 2000 e 2002 programou conjuntamente com Aldara Bizarro o Festival w.a.y., festival multidisciplinar dedicado ao tema da identidade.
Em 2002 foi coreógrafo e intérprete do primeiro DVD de dança português intitulado "2MenFace".
É, actualmente, psicoterapeuta com consulta privada em Lisboa.


O Acaso na Construção Coreográfica
O acaso tem sido apontado como instrumento recorrente nas práticas artísticas. Através do acaso é possível desconstruir a percepção do objecto artístico, reformulá-lo, surpreender o espectador, multiplicando as leituras deste mesmo objecto.
Neste workshop pretende-se explorar o recurso a processos aleatórios na construção de pautas coreográficas, na organização espacial e no alinhamento de sequências. Serão utilizadas obras de vários artistas plásticos como ponto de partida para a construção das pautas coreográficas. A introdução dos processos aleatórios permitirá que os trechos coreográficos se autonomizem dos seus textos de referência para se tornarem eles mesmos objectos singulares.

Organização NEC
Apoio Ministério da Cultura / Instituto das Artes, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo

+ Info
Núcleo de Experimentação Coreográfica
Rua Miguel Bombarda, n.º 124, r/ch sala A, 4050-377 Porto
Tel. 22 518 85 22 Telm. 96 142 46 68 Fax. 22 510 85 31
nec@nec.co.pt
www.nec.co.pt
www.necinfo.blogspot.com

Jam de contacto improvisação


Local: Forum Dança
Rua dos Caetanos, 26,1º dto, Bairro Alto (traseiras do edifício Interpress; tocar campaínha)

Dia: 25 Março, Domingo (regularidade semanal)
Hora: 17:30 ás 20:00
Preço: 3 Euros Doação (ou o que puderem)

SESSÃO COM CONVIDADOS:
Ru* Rom* (som), António Caramelo (interactividade-video-som)


O Contacto Improvisação LX Jam (CILXJam) é um espaço de encontro, partilha e aprendizagem mútua entre performers experientes ou iniciados nesta prática e em osmose com outras formas de improvisação performativa musical, teatral, audio-visual, plástica e tecnológica; um espaço para fortalecer a comunidade da dança e performance em Lisboa e no mundo; um espaço experimental despoletador de sinergias criativas colaborativas.

As responsaveis estão brutalmente gratas ao Forum Dança por acolher a iniciativa.
Iniciado em Outubro de 2006 no jardim Amália Rodrigues, por ocasião da visita do performer Michael Dobbie (Seattle), o LX Jam foi suspenso devido ao frio e procurava um local.

Surgindo num ambiente social revolucionário de protesto e reivindicação de direitos humanos, "The Human Rights Movement", esta práctica e forma de improvisação vem crescendo e enraizando-se desde 1972, iniciada por Steve Paxton, Nancy Stark Smith e outros performers/coreógrafos do movimento Nova Yorquino da nova dança (ou dança pósmoderna, Banes 1980), o Judson Dance Theatre, e o Grand Union. Em contínua expansão pelos EUA, Brasil, Europa e mundo fora, em metrópoles como Paris, Londres, São Francisco, Los Angeles, São Paulo, o CI Jam constitui uma comunidade de comunidades, uma atmosfera onde nos sentimos em casa em qualquer parte do globo.

http://www.contactimprov.com/worldjammap.html

O poder híbrido e catalizador do CI é o facto de recusar constituir-se como escola, e em vez disso evoluir em osmose com outras formas de improvisação em dança e movimento. Não deixa, no entanto, de ser legitimada na passagem de experiência entre praticantes e iniciados. Partindo de princípios do T'ai Chi Chuan, Aikido, e Ginástica, e da improvisação como performance, o CI vem sendo assimilado pela dança contemporânea, e mais recentemente mistura-se com as danças de salão, como o Tango. No entanto, mantem princípios de igualdade e o respeito pela diferença entre sujeitos, géneros, sexualidades e culturas. As responsáveis ocupar-se-ão pela abertura e fecho das sessões. O carácter que valorizamos no Jam é a sua abertura para o aqui e agora da experiência construída pelos participantes, em vez de uma prática dirigida / guiada ou facilitada. Esta abertura não invalida que, quando necessário, se introduzam os participantes inexperientes aos princípios básicos em experiência de dueto. Ao valor atribuído ao toque tangível junta-se a ideia de experimentar com sistemas interactivos audio-visuais e outros. Baseados em sensores espaciais e corporais, o toque entre sujeitos funciona aqui como modulador dos media e influenciando as interacções.

Solicitamos uma doação de 3 Euros para cobrir o montante de utilização do estúdio.

CONTAMOS COM A TUA PRESENÇA E MOVIMENTO!!!
ATÉ DOMINGO!

Isabel Valverde
Sofia Fitas
c/o divisão central

+ INFORMAÇÕES NO NOVO BLOG http://contactoimprovisacaolxjam.blogspot.com

quinta-feira, 22 de março de 2007

Dança Contemporânea avançado

ABRIL 2007

Margarida Bettencourt

2ª e 4ª feira
das 11h às 12h45

Desconto de 25% nas mensalidades para profissionais de Dança (trazer C.V.)

Trabalhar com o corpo - o mais forte e ao mesmo tempo o mais frágil dos instrumentos - torna imprescindível a necessidade de compreender e organizar a sua forma de se mover. As técnicas de dança servem para disciplinar as energias através da acção física, e liberta-las no momento desejado, para que o movimento viva concentrado e ampliado durante a fracção de tempo que dura. O trabalho regular, na manutenção do tónus e elasticidade dos músculos, no constante controlo da mente sobre as acções do corpo, não é um caminho natural. Mas a síntese final pode ter um resultado natural no sentido em que mente, corpo e espírito funcionam como um.

MARGARIDA BETTENCOURT. Foi bailarina do Ballet Gulbenkian e como coreógrafa e bailarina independente faz parte dos pioneiros da chamada nova-dança portuguesa. Estudou no estúdio de Merce Cunningham em Nova Iorque. Durante as suas estadias em Nova Iorque também contactou com outras técnicas importantes para o estudo do corpo e o seu movimento, nomeadamente as técnicas Alexander e Klein. As suas aulas de técnica seguem com rigor a estrutura e filosofia da técnica Cunningham, integrando no entanto elementos da sua experiência e do seu trabalho pessoal. Faz parte do corpo docente da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, Escola Superior de Dança e do Forum Dança onde ensina as disciplinas de técnica Cunningham e de Composição.

quarta-feira, 21 de março de 2007

Workshop - Drawing from sources

No Espaço LAND

On the 7th April Join artists Noe Kidder and Mark Gallay from New York City.
They will lead you in a collaborative art making process that they use in making their films. This process is fun and works great for starting new projects and solving creative blocks!

Bring any source ideas, materials, or equipment that you would like to work with more deeply. Bring a friend if you wish or come alone and work with someone new!

Incrições limitadas, increva-se já...

Para mais informações contacte-nos, Sofia Pimentão 966518259
Miguel Moreira 965732982
Questions? Contact: noekidder@gmail.com

www.landterritorio.com

www.utero.biz


segunda-feira, 19 de março de 2007

Workshop - Revisitação activa


Por JOANA VON MAYER TRINDADE

Sábado, 21 Abril 2007, das 14h00 às 18h00
Domingo, 22 Abril 2007, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

O ponto de partida deste workshop será revisitar o termo performance numa perspectiva de investigação e questionamento, que permita uma experimentação prática, pessoal e intima no presente, partindo da obra de artistas como Marina Abramovic, Anna Halprin e Deborah Hay. Interessa-me explorar o Outro Lado do Desejo, o que é, para quem, contra quem, como?

Destinado a estudantes, profissionais ou interessados na exploração dos novos métodos de composição coreográfica.
Preço: 25 €

Para mais informações e inscrições contacte o Forum Dança:

FORUM DANÇA. R. Luz Soriano, 67, 1º Dt.º 1200 -246 Lisboa. T: 21 3428985 T/F: 213428986 .

forumdanca@forumdanca.pt

www.forumdanca.pt

domingo, 18 de março de 2007

Procura-se...


A Casa d’Os Dias da Água procura alguém para o lugar de residente / responsável do projecto Hotel des Artistes.

Contacto: Joana Dilão 21 314 03 52

quarta-feira, 14 de março de 2007

Netcast procura colaborador

A Netcast procura candidatos a emprego ou estágio, na área administrativa e/ou de produção, a fim de integrar a nossa equipa.

Agradecemos envio de CV para mail@netcast.pt

R.Garcia de Orta nº17-B 1200-667 Lisboa – Portugal
tlf 213931991 fax 213931999
www.netcast.pt

terça-feira, 13 de março de 2007

CASTING


PROCURA-SE DRAMATURGO PARA ESPECTÁCULO ORIGINAL

A Ritos e Mitos, irá criar no final do Verão de 2007 um espectáculo teatral feito "de raíz".
Procuramos um dramaturgo para a criação da peça.

Envia-nos um texto que já tenhas escrito para selecção e/ou dúvidas que tenhas para o e-mail ritos@iol.pt

www.ritosemitos.web.pt

segunda-feira, 12 de março de 2007

Audição bailarinos - Barcelona

IT DANSA JOVE COMPANYIA DE L’INSTITUT DEL TEATRE
ARTISTIC DIRECTION: CATHERINE ALLARD
IS LOOKING FOR MALE DANCERS TO FILL SEVERAL POSITIONS START ON SEPTEMBER 2007

AUDITION
FRIDAY, 11TH MAY 2007, 10 A.M.
AT THE INSTITUT DEL TEATRE PREMISES
PLAÇA MARGARIDA XIRGU, S/N - BARCELONA

CANDIDATES MUST BE UNDER 23 AND HAVE A STRONG CLASSICAL TECHNIQUE
THE COMPANY'S REPERTOIRE IS CONTEMPORARY AND NEO-CLASSICAL AND HAS INCLUDED CHOREOGRAPHIES BY

Patrick Delcroix - Stijn Celis - Nacho Duato - Tony Fabre - Jacopo Godani - Jennifer Hanna - Rui Horta - Carlos Iturrioz - Uri Ivgi - Jirí Kylián - Toni Mira - Ohad Naharin - Ramon Oller - Gustavo Ramírez - Joaquim Sabaté - Montse Sánchez and Ramón Baeza - Olga Sasplugas - Jo Stromgren - Eduardo Torroja - Wim Vandekeybus - Petr Zuska



it.dansa@institutdelteatre.cat

FILL, SIGN AND SEND IT WITH YOUR CV AND PHOTOCOPIES OF YOUR PASSPORT AND DANCE DIPLOMA TO:

IT DANSA JOVE COMPANYIA DE L'INSTITUT DEL TEATRE
PLAÇA MARGARIDA XIRGU, S/N - 08004 BARCELONA

BEFORE 30th APRIL 2007
(UNTIL 02:00 PM)

CONTACT US FOR FURTHER INFORMATION
PHONE: 00 34 932 273 900, EXTENSIONS 918 AND 250

Deadline: 30 April 2007

t: 00 34 932 273 900, EXTENSIONS 918 AND 250
e:

sábado, 10 de março de 2007

CDA procura actores

A Companhia de Actores (CDA) vai fazer, no âmbito da abertura da
Bibliofesta da Biblioteca Municipal de Oeiras, um espectáculo de
poesia performática ao ar-livre, denominado "Espírito da Poesia", a
decorrer no dia 21 de Março, das 21h às 24h, no Parque dos Poetas, em
Oeiras.

Para este evento a CDA está à procura de actores (homens), com idades
entre os 25 e os 50 anos . Para além da disponibilidade para o dia do
espectáculo (21 de Março), terão que contar com 7 dias de ensaios a
decorrem de dia 13 de Março a 20 de Março (horas e locais a combinar
com a produção).




A todos os interessados solicitamos o envio para este e-mail –
geral@companhiadeactores.com - até Domingo dia 11 de Março de uma
fotografia e o curriculum vitae.

Todos os pré-seleccionados serão contactados na 2ªfeira de manhã, dia
12 de Março, para um possível mini- casting a realizar-se no final do
dia.



COMPANHIA DE ACTORES

Marta Borges
Estrada de São Marçal, Parque de Ateliers da Quinta do Salles, nº 23
(Atelier A25)
2795-612 Portela de Carnaxide

Contactos: 919714919 (Marta Borges); 919779250 (António Terra)
www.companhiadeactores.com

sexta-feira, 9 de março de 2007

Teatro Azul Procura Jovens Talentos

O Teatro Azul - Companhia Profissional vai fazer um Casting para Actores, na próxima terça-feira, para novas personagens da peça teatral «História de Portugal Em Uma Hora» e para a peça histórica «SALAZAR, o Homem e a Vida».

Estas duas criações teatrais têm Autoria e Encenação de Nuno Miguel Henriques, sendo a Direcção de Actores de Rita Simões.

Os actores devem ter entre 21 e 35 anos, ser do sexo masculino, altos e com boa capacidade vocal.

A selecção será efectuada na terça-feira, dia 13 de Março, na Sala Estúdio do Teatro Azul, na Rua do Conde Redondo nº 8 - R/C, em Lisboa, entre as 15.00 e as 19.00 horas, com marcação prévia de hora pelo telefone 210 135 916.
Os interessados poderão, igualmente, enviar os dados curriculares e as suas fotos para o e-mail: geral@teatro-azul.com

quarta-feira, 7 de março de 2007

Casting - Precisa-se actor

Entre os 18 e os 30 anos para curta-metragem baseada em cena de 'Pulp Fiction'
(Filmagens - 16 e 17 de Março)

O Casting irá decorrer dia 8 de Março - entre as 16h e as 19h na Akademia_Escola de Audiovisuais (Cais do Sodré). Praça Duque da Terceira nº 4 – 2ºPiso.
Para comparecer ao casting é favor contactar:
Joana Rosa - 967940590 ou Paulo Miranda - 918629004 /
academia@mdv.pt

terça-feira, 6 de março de 2007

Audição bailarinos/as


Audição para Bailarinos (M/F) para a ópera “Maria de Buenos Aire”

Dia 9 de Março das 10H00 às 13H30, Teatro Camões

A selecção dos bailarinos será feita através de uma aula. Os bailarinos devem ter formação em dança contemporânea.
Os bailarinos seleccionados deverão ter disponibilidade a partir do dia 14 de Maio, dia em que se iniciam os ensaios.
Os espectáculos serão nos dias 29, 30 de Junho, 3, 4, de Julho às 20H00 e dia 1 de Julho às 16H00, no Teatro Nacional de São Carlos.

Os interessados deverão enviar fotografia actualizada e Curriculum Vitae até dia 8 de Março às 13H00.

Teatro Nacional de São Carlos
Rua Serpa Pinto N.º 9
1200 - 442 Lisboa

T. 213 253 017
F. 213 253 023
joana.camacho@saocarlos.pt

segunda-feira, 5 de março de 2007

Procura-se actriz

A produtora O som e a fúria está à procura de actrizes para a longa "A
Zona" de Sandro Aguilar.

Enviar curriculum para furia@netcabo.pt

domingo, 4 de março de 2007

Precisa-se de Animadores Socioculturais

Precisa-se de Animadores Socioculturais (m/f)
para a Grande Lisboa

Os candidatos devem ter o seguinte perfil:
- Idade superior a 18 anos;
- Formação na área de Animação Sociocultural;
- Experiência (preferencial);
- Residência na área da Grande Lisboa;
- Trabalho em regime de Part-Time.

Os interessados deverão enviar CV para
merchandisingluz@promoluz.pt

Companhia Rui Lopes Graça - Audição para Bailarinos Profissionais

O coreografo Rui Lopes Graça vai realizar audições nos dias 15 e 16 de Março para seleccionar bailarinos para a nova criação a decorrer entre 9 de Julho e 22 de Dezembro de 2007.
Solicita-se o envio de C.V. e fotografia para
info.crlg@mail.telepac.pt
até ao dia 9 de Março.

Para mais informações:
email - info.crlg@mail.telepac.pt
tlm - (00)351961938777

GDA - Fundo Cultural - Bolsas de Estudo de Formação Continuada e Valorização Profissional

Está aberto até 31 de Março, o concurso para Bolsas de Estudo de Formação Continuada e Valorização Profissional para o ano de 2007/2008.
Regulamento em www.gdaie.pt

Teatro Nacional D. Maria II - audição

CASTING

actor (m/40 anos)
Para representar a figura de Salazar
período de trabalho:
12 de março a 6 de junho
envie C.V.e foto até 5 de março para
cvidal@teatro-dmaria.pt

quinta-feira, 1 de março de 2007

Project and Company Administrator wanted


London Contemporary Dance school is looking for a Projects and Company Administrator.
The ideal candidate will: have worked within an arts/education administration environment for at least two years; have competent and effective IT skills; and will be a reliable, responsible and flexible self-motivated team player.

Salary £19,000 pro rata plus benefits.

Closing date for applications 8 March.
For an application pack contact Laura Naldrett on 020 7121 1002 or email jobs@theplace.org.uk