sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Coffeepaste no Twitter

Olá a todos!

Relembramos que o Coffeepaste tem agora uma página no Twitter, em
http://twitter.com/coffeepaste.

Twitter é uma rede social para microblogging que permite que os utilizadores enviem actualizações pessoais.

Podem inscrever-se no site e "seguir-nos", e passam a ver as nossas actualizações (ou tweets). Dêm uma vista de olhos. É uma forma de vos mantermos informados de assuntos relacionados com o Coffeepaste.

Se tiverem alguma dúvida, enviem-nos um email, e tentaremos ajudar.

Tenham um óptimo fim-de-semana!

Pedro (Café Cheio)
Carlos (Galão)
Rita (Bica Curta)

Workshop Voz/Dicção

Um estudo com 747 professoras constatou que 59,2% estavam com rouquidão. Pior: 25,6% tiveram perda temporária da voz, que, além do impacto sobre a saúde das profissionais, pode afectar o desempenho docente e prejudicar o processo de aprendizagem.
fonte: Agência Fapesp (07.07.2008)Thiago Romero

A voz é o som básico produzido pela laringe, por meio da vibração das cordas vocais. A voz expressa as condições individuais (físicas ou emocionais) e, se o indivíduo não estiver em condições saudáveis, a voz deixará transparecer algum problema, que pode vir a comprometer a fala e a comunicação.

A importância da utilização correcta do aparelho vocal

“Temos que utilizar sabiamente o instrumento vocal. O profissional tem a voz como ferramenta de trabalho, por esse motivo tem que saber utilizá-la e principalmente, conservá-la”.

A respiração é importante para diminuir as ansiedades que assolam o nosso quotidiano e interferem na nossa voz.

“A má utilização da voz provoca danos irreversíveis, e quem necessita dela para sobreviver, tem que saber como lidar com os problemas que a envolvem”.

WORKSHOP VOZ E DICÇÃO

De 19 a 23 de Janeiro


Horário: 19:00/21:00

Local:Casa do Artista

http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/workshop-vozdiccao/

Contacto João Rosa (93 823 85 65)

Inscrições abertas para Oficina de Cinema de Animação - Coimbra

Estão abertas as inscrições para a oficina de Cinema de Animação, orientada pela formadora Sara Seabra na Casa da Esquina. Durante 14 sessões vamos realizar um filme de animação, explorando em conjunto as suas diversas fases: escolher e trabalhar um tema, criar uma história, elaborar o story-board, construir cenários, filmar, sonorizar e editar.

Para além da aprendizagem decorrente da discussão em torno do tema seleccionado, as crianças poderão aprender a trabalhar em equipa, desenvolver a sua criatividade, apreender conceitos técnicos e teóricos ligados à arte cinematográfica e ao cinema de animação em particular.

Esta oficina tem como público alvo crianças dos 6 aos 10 anos e terá lugar todos os domingos no espaço da Casa da Esquina, Rua Aires de Campos nº 6.

Mais informações em http://nacasadaesquina.blogspot.com ou através do mail casadaesquina.associacao@gmail.com.

Workshop Casting

DESTINATÁRIOS:
-Este workshop destina-se a Actores, Modelos e principiantes que pretendam adquirir e/ou aperfeiçoar conhecimentos gerais e técnicas específicas a utilizar em diferentes tipos de Casting: Cinema, Publicidade e T.V.

PROGRAMA:
- Compreensão e aquisição de conhecimentos teóricos e prácticos dos diferentes tipos de Casting
- O Acting na Publicidade e as suas diferenças em relação ao Acting para Cinema
- Briefing e composição do Personagem com o Realizador e o Director de Casting
- Exercício práctico de Casting
- Todos os castings são comentados para que cada aluno possa observar a sua representação e a dos colegas para assim corrigir e progredir
- Reflexão e discussão sobre os resultados finais

DURAÇÃO: 6 Horas
DATA: Dependente de número mínimo de inscrições (data provável: 13 de Dezembro de 2008 )
HORÁRIO: Sábados - 14h00 às 20h00
PREÇO: 50 Euros
Este Workshop irá realizar-se nos Estúdios Nova Imagem, perto da Expo.
ORIENTADOR: Nuno Godinho - Director de Casting / Assistente de Realização
CONTACTOS: (+351 ) 96 64 32 542

widescreencasting@gmail.com

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Concurso Logotipo Tenda de Saias

A Tenda de Saias, uma das companhias residentes na Fábrica, na Rua da Alegria no Porto, gostaria de encontrar a imagem (logótipo) que identifique a companhia. Sendo assim está a promover um concurso aberto a todos os interessados com ou sem formação na área de Design de Comunicação. O prémio consiste na atribuição do título, Amigo Vitalício da Tenda de Saias. Este título confere ao vencedor o direito de assistir, gratuitamente, a todos os espectáculos e a participar em todos os workshops e formações promovidos pela companhia.

Temos recebido propostas demasiado coladas às ideias de saias e tenda, estamos interessadas em receber outro tipo de abordagens, outro tipo de representações do logótipo. Desta forma, concordámos em alargar o prazo de entrega dos trabalhos para o dia 1 de Dezembro.

Mais informações:
www.myspace.com/tendadesaias

Aulas de Contacto Improvisação

com David Santos

organização Tenda de Saias

David Santos
Nasceu em 1983, no Porto. Tem a licenciatura em Teatro, pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE). Participou em peças encenadas por Ricardo Pais, João Pedro Vaz, Cláudia Marisa Oliveira, Maria Clemência, Denis Bernard, John Britton, Afonso Guerreiro, José Leitão e Gonçalo Amorim. Acompanhou a preparação do espectáculo O Tio Vânia, de Anton Tchékhov, encenação de Nuno Carinhas, e das leituras encenadas …A Tua Mão na Minha, de Carol Rocamora, direcção cénica também da responsabilidade de Nuno Carinhas. Encenou a peça Deus, de Woody Allen, apresentada na sala preta da ESMAE, Festival de Teatro Universitário da Corunha e no evento Serralves em Festa. Participou na produção do Fazer a Festa – Festival Internacional de Teatro, de 2001 a 2003. Foi actor em Debaixo do Pano, filme de Tomás Baltazar. Desempenhou funções de assistente de encenação e apoio ao movimento em produções como a peça D. João, de Moliére, enc. Ricardo Pais, apoio ao movimento no espectáculo Teatro Escasso, enc. António Durães, e Maria de Buenos Aires, enc. João Henriques (TNSJ, 2006) e O Café de Goldonni enc. Giorgio Corsetti (TNSJ 2007/2008). Foi assistente de encenação e coreografia de A Little Madness in the Spring, enc. Giuseppi Frigenni (Produção Casa da Música). Dedicando-se ainda ao ensino, à performance e à dança, tendo já participado em coreografias de Dieter Heitkamp, Ronit Ziv, Nik Hafner, André Guedes, Susana Queiroz, Paola Moreno e Sérgio Cruz. Actualmente é encenador do grupo de Teatro “Cenatório” da Universidade Lusíada e professor de Expressão Dramática na Escola Ginasiano e movimento para actores no curso profissional de Teatro do Externato Delfim Ferreira. Já foi por duas vezes convidado a leccionar movimento para actores no curso de Teatro do C.I.T.A.C. – Coimbra e deu também seminários no Balleteatro sendo um deles de Contacto Improvisação. Desde 2006 até à data presente que lecciona Contacto Improvisação e movimento para o elenco do Teatro Nacional São João. Com Dieter Heitkamp, um dos actuais mestres Europeus do Contacto Improvisação, foi intérprete da sua Lecture-Performance “Hautsache Bewegung” (Movimento da pele) apresentado em Frankfurt am Main, Dusseldorf e Berlin. Realizou recentemente como coreógrafo/performer uma residência, que resultou no espectáculo Peak Leisure Park, com um colectivo de artistas inseridos no P.E.T._1 (Project ensemble Tanzlabor 21) no Teatro Mousonturm em Frankfurt am Main.

Aulas de Contacto Improvisação
O Workshop de introdução ao Contacto Improvisação serviu como uma primeira fase, introdutória a uma intenção de formação contínua (aulas regulares) de contacto improvisação divulgada pela Associação Cultural Tenda de Saias e leccionada por David Santos na Fábrica da Rua da Alegria.

Esta primeira fase foi um pequeno workshop ou uma primeira aula um pouco mais longa, em que vamos mergulhar nos princípios do contacto improvisação através de visionamento de vídeos e prática in loco com o corpo e mente como um todo. A pluridimensionalidade desta prática desenvolve-se através de uma abordagem esférica sensorial de trabalho sobre o corpo na relação com os conceitos da física, da fisiologia e da visualização.
O treino do corpo aborda desde um trabalho mais sensorial ao aeróbico passando por técnicas associadas ao movimento contemporâneo, moderno, body mind centering, técnica de Alexander, meditação entre outras abordagens holísticas ao serviço da prática do contacto improvisação.
Com uma perspectiva de continuidade podemos evoluir em conjunto com diferentes pares, lado a lado, num espaço de desenvolvimento de conhecimento técnico (know-how) de contacto improvisação até partilharmos um sentido de uma linguagem própria singular e comum. Desta forma, quando tivermos as conhecidas Jam´s de Contacto Improvisação poderemos sentir crescer de forma mais consciente, a técnica disponibilidade/consciência do nosso corpo performático no cenário já presente à nossa volta que é o espaço físico que todos habitamos e os corpos que nos rodeiam mas, potenciados a um novo nível de consciência.

O nosso subconsciente é muito mais rápido a percepcionar e reagir ao mundo que nos rodeia que o consciente. Mas é através da disciplina do consciente e do corpo que liberamos e damos autonomia ao subconsciente para intervir junto do consciente.

É essencial ter-se prazer pelo movimento e pelo contacto com outro para realizar esta prática.


Local: Esmae – Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo
Rua da Alegria nº 503 no Porto
(sala, ainda a definir)

Nota:
Durante os meses de Novembro e de Dezembro, os interessados podem frequentar uma, duas ou as três aulas, pagando apenas as aulas que usufruíram. A partir de Janeiro, a inscrição e o pagamento serão mensais. Sendo assim, os interessados farão a sua inscrição, se estiverem disponíveis em fazer todas as aulas do mês.

Quem frequentou o Workshop de Introdução ao Contacto e Improvisação nos dias 25 e 26 de Outubro, pode frequentar uma aula gratuitamente durante os meses de Novembro e Dezembro.

Datas:
Novembro: 3 de Novembro das 21.30 às 24h _ 10euros; para os Amigos da Tenda 7euros
10 de Novembro das 21.30 às 24h _ 10euros; para os Amigos da Tenda 7euros
17 de Novembro das 21.30 às 24.30 _ 10euros; para os Amigos da Tenda 7euros

Dezembro: 8 de Dezembro das 21.30 às 24h _ 10euros; para os Amigos da Tenda 7euros
15 de Dezembro das 21.30 às 24h _ 10euros; para os Amigos da Tenda 7euros
22 de Dezembro das 21.30 às 24.30 _ 10euros; para os Amigos da Tenda 7euros

Inscrição mensal: 30 euros
Inscrição mensal _ Amigos da Tenda: 21 euros

Limite de inscrições: limite mínimo de 10 pessoas
limite máximo de 16 pessoas

Nota: Durante os meses de Novembro e de Dezembro não existem prazos de inscrição, para fazer as aulas correspondentes a estes dois meses.
A partir do mês de Janeiro o sistema será diferente. O prazo de inscrição de um determinado mês, termina no último dia do mês anterior. Dando o exemplo: para fazer as aulas do mês de Janeiro, deverá inscrever-se até ao final do mês de Dezembro.
Para fazer a sua inscrição preencha a folha em anexo e envie para
tendadesaias@gmail.com. Posteriormente faremos a confirmação da sua inscrição via email para poder fazer transferência bancária.
Para cada mês deverá existir uma nova inscrição.
O pagamento das aulas deverá ser feito até ao dia 8 do mês em que vai usufruir das aulas.


Próximas actividades da Tenda:
» Jam Session de Contacto Improvisação
Datas: todos os últimos sábados de cada mês das 19h às 21h
Local: (ainda a definir)

Curso Intensivo de Iniciação Teatral/Seiva Trupe

Informações e Inscrições:
Teatro Municipal Constantino Nery
Avenida Serpa Pinto Matosinhos
18_30 Anos
Inscrições e frequência Gratuita

[Leve consigo o BI e uma foto (+/-) 10x15 ]

Inscrições:
3 a 30_Novembro
Curso Intensivo de Iniciação Teatral

Duração do Curso: cerca de 5 meses Janeiro a Maio 2009
Horários: Segunda a Sexta 18h3020h30 / 21h1523h00
Fins-de-semana com Actividades Paralelas OPTATIVAS.

Cadeiras:
MORFOPSICOLOGIA ACTORAL (conhece-te a ti próprio observa e vê / repara e analisa comunica e transforma
- Interpretação
- Expressão Corporal
- Jogo Dramático
- Improvisações

INTRODUÇÃO À ORTOFONIA (técnica vocal, dicção, etc)

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA GERAL DO TEATRO

SENSIBILIZAÇÃO À LUMINOTECNIA

PRÁTICA TEATRAL (encenação / montagem / exercício final)

http://jogodramatico.blogspot.com
Jogo, Jogo Dramático, Expressão Dramática e Teatro

14º Curso Internacional de Dança

A Associação Nós da Dança apresenta o 14º Curso Internacional de Dança.
Enriqueça o seu conhecimento e a sua performance nesta área.
Inscreva-se já!

Direcção do Curso: Odete Rios
Produção/ Edição: Nós da Dança
Morada: Av. Mouzinho de Alburque, Galerias Euracini 1, loja 5
4490 Póvoa de Varzim

Telefones: 252 624 137/252 684 441
Telemóvel: 93 843 80 62
e-mail:
nosdadanca@iol.pt
http://companhia-nosdadanca.blogspot.com/

Performances, workshop e festa de Puro/Pure


Casting

Projecto de Teatro Profissional procura

Actriz que preencha os seguintes requisitos:
Alguma experiência na área da representação em palco
Espirito de equipa
que saiba cantar (não precisa de ser uma Amália)
Com idades dos 18 aos 25 anos.
(zona de lisboa)
Com muito bom ar.

Entrar em contacto com Monica Lage Cunha e_mail: Monica_lage@live.com.pt para mais informações.

Workshop de Corpo e Performance - Lisboa

A nudez como instrumento artístico, didáctico e terapêutico na performance
Neste workshop abordar-se-á a utilização do corpo e da nudez como instrumento artístico, como veículo de desconstrução e critica e como elemento simultaneamente didáctico e terapêutico na história da performance e do espectáculo. Orientado pelo actor e encenador Ricardo Bargão, que tem realizado um estudo aprofundado sobre a utilização da exposição do corpo com funções didácticas e expressiva, este workshop eminentemente pratico aprofundará técnicas de desinibição dos performers e actores, assim como as questões éticas e estéticas relacionadas com a utilização da nudez pública em contexto de espectáculo.Será abordado e analisado o trabalho de performers/criadores famosos como Spencer Tunick, Zhang Huan, Marina Abramovic, Fuckhead, Godfried-Willem Raes, Vanessa Beecroft, Ana Borralho e João Galante, etc

Datas: 8 de Dezembro das 15h00 às 21h00
Entrada Livre sujeita a pré-inscrição
Todos os participantes deverão ser maiores de 18 anos e ter disponibilidade para nudez integral durante o workshop.

As inscrições deverão ser feitas para o e-mail corpoperformance@kabuki.pt até 2 de Dezembro, inclusive
Parte Teórica

1. História da nudez em público
2. A Nudez na arte do ocidente
3. O nu na performance
4.Ética e estética da exposição corporal
5. A nudez enquanto terapêutica: auto estima corporal /As várias facetas do nu / Nudez em terapia

Parte Pratica
1. Desinibição e relaxamento
2. Potencialidades expressivas
3. Construção de exercício/performance

Orientador: Ricardo Bargão
Sobre o orientador:
Ricardo Bargão (1969) – Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, porque sempre foi apaixonado pela escrita e a leitura, em especial de poesia. Começou no teatro com Manuel Almeida e Sousa, passou por um curso de actores no Centro Cultural de Almada e fez diversas outras formações e workshops na área do teatro, da música e do circo, com professores como João Mota, Maria Helena Serôdio, José Carlos Barros, Ildeberto Gama, José Ramalho, João de Mello Alvim, Jorge Sobral Pinto, Carlos Pimenta, Ana Borralho e João Galante, entre outros.
Estreou-se no teatro profissional com Filipe Crawford no Grupo Meia Preta e foi fundador da Companhia de Teatro Projecto Quinto Império e da Companhia Labirinto de Imagens, dividindo as suas intervenções entre a escrita, a encenação, a interpretação e a sonoplastia. Encenou autores com Bertolt Brecht, Ruzante, Gil Vicente, Carlos Correia, Antero de Quental, José Régio e Fernando Pessoa, dirigindo actores como Carlos Ramos, Alexandra Lencastre, Henrique Sanguinetti, Carlos Pisco, Nuno Machado, Luís Ramos, Carmo Cristóvão, Sofia Mestre, Salmo Faria, Mónica Negro, entre outros. Paralelamente tem desenvolvido um trabalho de investigação na área da performance e fotografia relacionada com a utilização do corpo e da nudez como elemento didáctico e expressivo

+ info - telefone 21 099 41 42 / www.kabuki.pt
Lisboa
Rua Newton, nº10-B 1170-276 Lisboa
Tle 21 099 41 42 Fx 21 093 61 90
lisboa@kabuki.pt
http://www.kabuki.pt

Casting para actores

Para uma curta-metragem de ficção, procuramos Actores com idade superior a 20 anos, de ambos os sexos, para casting, a realizar no Porto, nos dias 5 (sexta) e 6 (sábado) de Dezembro.

Confirmação e mais informações para o email: catarina_p_94@hotmail.com ou Catarina Pimentel 93 46 05 766

Workshop Teatro Férias Natal Crianças/Jovens - Viseu

26 – 27 – 28 – 29 de Dezembro 2008

Horário: Das 9:00 às 13:00

Local: Teatro Mirita Casimiro

Faixa Etária: Dos 6 aos 17 anos

Apresentação Final: Teatro Mirita Casemiro às 17:00

Objectivos

Dinamizar novas experiênciasPromover e encontrar apetências artísticas (arte de representar)Noções teóricas e práticas das artes de palcoApresentação/performance teatral

Formadores: Catarina Gonçalves e João Rosa

Precisamos Animador - Urgente

Sexo Masculino
Datas de trabalho: 29 Novembro a 1 Fevereiro (só fins de semana)
Horário: 11h às 19h (com pausa para almoço e lanche)

Enviar cv e foto para
f.expressao@gmail.com


Força d'Expressão

Assoc. de Produção e Difusão Cultural
Av. de Roma, 110 - 4º Dto
1700-353 Lisboa

Workshop de representação para crianças - Lisboa

WORKSHOP PARA CRIANÇAS
“Vamos Brincar ao Teatro?”
Este Workshop é destinado a crianças dos 6 aos 8 anos; dos 9 aos 11 anos e adolescentes dos 12 aos 14 anos

De 22 a 30 de Dezembro de 2008 *
Das 10h30 às 12h*
Total de 9h (6 sessões de 1h30 cada)*
Valor 100 €
Mínimo 15 inscritos.

Descrição:
"vamos brincar ao teatro?"
Workshop de expressão dramática através de animação e jogos, expressão corporal, expressão verbal e jogo dramático/Teatro;


ACT – ESCOLA DE ACTORES
Edifício das Artes – Universidade Moderna
Travessa da Saúde 2-A Belém
21 3010168 * 91 2233497 * 93 7420643 * 96 8704248

act-workshop@act-escolaactores.com
www.act-escolaactores.com

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Workshop Teatro "À descoberta do Teatro" - Viseu

WORKSHOP TEATRO EM VISEU
Caracterização do público-alvo: Qualquer pessoa que sinta uma enorme vontade de fazer algo diferente, viver uma nova aventura. Basta ter entre 18 a 60 anos, mais nada!

Objectivos:

Dinamizar novas experiências
Promover e encontrar apetências artísticas (arte de representar)
Desinibição e auto-estima
Conhecimento do corpo como instrumento de trabalho e as suas limitações
Apresentação/performance teatral entre grupo


Formador: João Rosa
Contactos:
www.joaorosaoficinasteatro.wordpress.com
Tel. 93 823 85 65
Emil: producoesteatrais@iol.pt

Masterclasse com Loïc Touzé - Porto

Release Training e Composição Instantânea

Datas

13 e 14 de Dezembro 2008
Horário

10h - 13h e 14h - 17h
Local

Atelier NEC, Fábrica Social - Fundação Escultor José Rodrigues
Rua da Fábrica Social s/n - Porto
http://maps.google.com/maps?f=q&view=text&q=oporto+porto&ie=UTF8&ll=41.155539,-8.606286&spn=0.003716,0.006909&z=17

Público-alvo

Bailarinos profissionais, nível avançado
Nº limite de inscrições

15
Idioma

Inglês

Inscrição

75 Euros
Amigos e associados NEC

52,50 Euros (desconto de 30%)

Nota: Inscrições até ao dia 8 de Dezembro.
Desistências a partir do dia 10 de Dezembro implicam a devolução de apenas 50% do valor pago.
Desistências no dia do workshop não implicam qualquer tipo de devolução.

Direitos reservados - Choreolab 2006

Loïc Touzé
Artista – coreógrafo, desenvolve a sua actividade no âmbito do quadro 391, em Rennes.
Iniciou inúmeros projectos em colaborações com artistas das áreas da música contemporânea e artes visuais.
Ensina regularmente em estruturas de formação profissional na Europa, bem como no CNDC de Angers, no Théâtre National de Bretagne, EXERCE Montpellier e nas Universidades (Rennes 2, Paris 8).
De 1997 a 2000 participou no Groupe des Signataires do 20 de Agosto e de 2001 a 2006 co-dirige os Laboratoires d’Aubervilliers.
As suas últimas produções são: Morceau, Love, Elucidation, 9.

+ info:
http://www.391.fr

Masterclasse
Release Training
Este treino é baseado numa compreensão sensitiva do movimento funcional, que é informado por diferentes técnicas de movimento, como o ioga, release-technique e contacto improvisação.
O trabalho tem como foco principal o peso, a orientação, a análise, a instabilidade e a robustez do corpo.

Composição instantânea
A complexidade dos sistemas de visão, audição, tacto determina o movimento do nosso corpo. Como podemos usar estes sistemas de “compreensão” do mundo para compor e dançar?
Como podemos reorganizá-los para nos libertarmos dos padrões habituais do nosso corpo e explorar a nossa imaginação.

Organização

NEC em colaboração com o Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica - PEPCC / Fórum Dança
NEC é uma estrutura financiada por Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes

CONVITE
A masterclasse, com Loïc Touzé, assinala um novo ciclo na actividade do Núcleo de Experimentação Coreográfica.
Aproveitamos para convidar todos os interessados em conhecer as nossas propostas de formação contínua para o próximo ano, a inscreverem-se nas aulas experimentais que temos previstas em Dezembro de 2008.
Contamos com a vossa presença!

DEZEMBRO

AULAS EXPERIMENTAIS GRATUITAS

Dia 15 :: 19h - 20h :: Aula de Yoga com José Carlos Gomes
Dia 16 :: 18h - 19h30 :: Aula de Dança Contemporânea com Isabel Ariel
Dias 16 e 18 :: 20h - 22h30 :: Aula de Teatro com Victor Hugo Pontes

+ Info
Núcleo de Experimentação Coreográfica
Rua Miguel Bombarda, n.º 124, r/ch sala A, 4050-377 Porto
Tel. 22 518 85 22 Telm. 96 142 46 68 Fax. 22 510 85 31
nec@nec.co.pt
www.nec.co.pt
www.necinfo.blogspot.com

Casting: Curta-Metragem de Ficção - Porto

CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO - ALUNOS FINALISTAS DE CINEMA

PRECISAM-SE DE HOMENS E MULHERES COM IDADE SUPERIOR A 20 ANOS

DIAS 5 E 6 DE DEZEMBRO NO PORTO

CONFIRMAR PRESENÇA PARA t.silvaribeiro@gmail.com OU 91 231 65 53

Introdução a Dynamic Theatre - Penafiel

O CORPO ESPONTÂNEO
INTRODUÇÃO A DYNAMIC THEATRE
Com Mariana Ferreira e Per Henriksson
Casa com Vida, Penafiel, 6 e 7 de Dezembro das 9:30 às 19:00

Dynamic Theatre é uma técnica da Psicologia Transpessoal que tem comobase a expressão dramática. Através de teatro aplicado descobrimos a verdadeira importância do ambiente que nos rodeia e os reflexos desteno nosso potencial interno e relacional.
Não é necessário ter experiência em teatro, basta participar, quer seja como actor, ou espectador. Um dos participantes propõe uma história ou um momento da sua vida, e escolhe pessoas para representarem os vários papéis. Espontaneamente a sua história será recriada e ganhará coerência e forma artística, revelando, assim, a sua verdadeira natureza.
Através de um indivíduo, o grupo reaprende pela força conjunta, a confiar na sua intuição e espontaneidade e a permitir-se experimentar emoções fortes e, acima de tudo, a alcançar a essência, o coração da história.
A diferença entre Dynamic Theatre e outras técnicas expressivas, seja Psicodrama, Constelações Familiares ou outras formas de psicoterapia está no facto dos actores não terem conhecimento de quem ou o quê estão a representar. É a energia pura e espontaneidade da história que os guia a expressarem sensações corporais, emoções e imagens mentais dramatizadas sob profunda confiança na sua intuição. A beleza e poder desta experiência de grupo reside na premissa de que uma personagem não consegue agir de uma certa forma sem que essa capacidade exista na sua experiência consciente ou inconsciente, assim, a história de uma pessoa permite o enriquecer de um grupo.
Neste workshop introdutório a Dynamic Theatre vamos descobrir o potencial espontâneo do nosso corpo. Vamos, através de técnicas de arteterapia, sentir e perceber como está o nosso corpo nesta fase da nossa vida. Vamos sentir, com Dynamic Theatre, como as várias partes do nosso corpo se relacionam entre si e como se interrelacionam com os corpos dos outros. No fundo, vamos resgatar o caminho para a integridade do nosso ser.

Mariana Ferreira
Estudou Literatura Inglesa e Comunicação Social nos E.U.A., entre 1994e 1998, e foi durante os anos universitários no Texas e Califórnia queteve oportunidade de se aproximar da dança, teatro e artes plásticas. No regresso a Portugal trabalhou como Editora da revista Magnolia eAssessora de Comunicação, mas foi no contacto com o trabalho da psicóloga e dançaterapeuta Silvana Pedrazzi que a linha Transpessoal da Psicologia a intrigou e interessou. Hoje desenvolve grupos terapêuticos com base em arteterapia, dançaterapia e medicina energética com Silvana Pedrazzi e, sem abandonar o amor pela literatura encontrou no Deep Memory Process, técnica do Dr. Roger Woolger, a união perfeita entre o clássico e o inovador, o que perdura e o que se transforma. Em 2007 foi apresentada a Dynamic Theatre, técnica elaborada por Mark Wentworth, e desde então dedica-se a aprofundar e pesquisar as infinitas possibilidades que este meio dispõe a qualquer indivíduo que se proponha conhecer a verdade dos seus actos e escolhas, tornando claro que o indivíduo é representativo do colectivo e que ao equilibrarmos connosco equilibramos com o mundo.

Per Henriksson
Para quem não conhece o Per, ele é um respeitável Psiquiatra de crianças e jovens e Psicodramaturgo em Estocolmo. O Per é a espontaneidade e alegria em pessoa! O seu sentido de humor facilita a aprendizagem, mesmo das lições mais duras.

Espontâneo
adj. 1 diz-se do que se realiza independentemente de uma causa externa, aparente; 2 que se faz voluntariamente, de moto-próprio; que não é forçado nem aconselhado; 3 BOTÂNICA designativo do vegetal que nasce e se desenvolve normalmente em determinado sítio, sem que o homem o tenha trazido para aí e lhe tenha dispensado cuidados. (in Dicionário da Língua Portuguesa 2006)

O Corpo Espontâneo, 6 e 7 de Dezembro, 135€ com almoço e tea-breaks

Inscrições deverão ser feitas até ao dia 3 de Dezembro e são limitadas a 15 participantes.
Os pagamentos podem ser feitos por transferência bancária
Nib: 0010 0000 3914 3610 0016 4

Para mais informações contactar: Rita Alves, 919872983
ritajsalves@gmail.com
www.casacomvida.blogspot.com

Bebés com Música - Águeda

Domingo 30 Novembro, 10h30
ÁGUEDA, Casa do Parque da Alta Vila

informações & formulário anexo
PRÉ-INSCRIÇÕES A DECORRER
lara@dorfeu.com
Tel. 234 603 164

Bebés com Música tem nova sessão no próximo domingo 30 de Novembro, para agrado dos pequenotes e das suas famílias, que chegam de todo o lado. A possibilidade de conhecer e desfrutar das músicas do mundo num agradável convívio entre bebés, pais e músicos, é um hábito que pegou de estaca em Águeda.

O último domingo de cada mês está instituído na agenda das famílias: Bebés com Música é sinónimo de experiências vibrantes num ambiente de criatividade e participação. Os músicos Artur Fernandes e Bitocas promovem memórias colectivas entre os bébés e os seus mais velhos, dando espaço a uma participação efectivamente familiar. A d’Orfeu Associação Cultural e a Câmara Municipal de Águeda promovem “Bebés com Música” no âmbito da cada vez mais reforçada oferta formativa da EMtrad’ - Escola de Música Tradicional.

O próximo Bebés com Música terá lugar na manhã do domingo 26 de Outubro pelas 10h30 da manhã, com uma duração mínima de 60 minutos. Funciona num sistema de pré-inscrições até quinta-feira anterior, cuja jóia inclui o bebé e toda a respectiva família directa que queira participar. Quem se inscrever no início da sessão no próprio local, não terá direito ao desconto de pré-inscrição. Todas as informações estão disponíveis em
www.dorfeu.com e na d’Orfeu Associação Cultural (telefones 234603164 ou 934623775).

http://www.dorfeu.com/
http://dorfeu.blogspot.com/

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Crianças em Férias de Natal - Programa de Actividades

Férias de Natal 2008
Natal com Arte

1º dia – 15 de Dezembro:
- 8h30 – 9h30: Recolha das crianças Porta-a-Porta.
- 10h – 10h30: Chegada à Escola; Lanche da manhã.
- 10h30 – 12h: Atelier de iniciação à pintura, usando as mãos vamos aprender a fazer as cores, uma cor numa mão… a outra cor na outra mão… juntam-se ambas num miminho e eis que há magia!!! Quando as mãos abrem uma nova cor aparece! "Estampam-se" as mãos numa cartolina colorida e o resultado é uma pintura.
- 12h – 13h: Almoço.
- 13h – 15h00: Continuação da actividade realizada de manhã.
- 15h00 – 16h00: Entrada na Carrinha e Entrega Porta-a-Porta.
- 15h00 – 18h00: Prolongamento.

2º dia – 16 de Dezembro:
- 8h30 – 9h30: Recolha das crianças Porta-a-Porta.
- 10h – 10h30: Chegada à Escola; Lanche da manhã.
- 10h30 – 12h: Atelier de Artes Plásticas "À espera do Natal", em que o grupo vai aprender a desenhar o Pai Natal e depois transformá-lo num porta-notas (com uma mensagem ou um calendário) para pendurar no quarto ou oferecer a alguém especial.
- 12h – 13h: Almoço.
- 13h – 15h00: Continuação da actividade realizada de manhã.
- 15h00 – 16h00: Entrada na Carrinha e Entrega Porta-a-Porta.
- 15h00 – 18h00: Prolongamento.

3º dia – 17 de Dezembro:
- 8h30 – 9h30: Recolha das crianças Porta-a-Porta.
- 10h – 10h30: Chegada à Escola; Lanche da manhã.
- 10h30 – 12h: Atelier de Artes Plásticas "O Boneco de Neve", em que faremos em conjunto um boneco gigante.
- 12h – 13h: Almoço.
- 13h – 15h00: Continuação do trabalho realizado da parte da manhã.
- 15h00 – 16h00: Entrada na Carrinha e Entrega Porta-a-Porta.
- 15h00 – 18h00: Prolongamento.

4º dia – 18 de Dezembro :
- 8h30 – 9h30: Recolha das crianças Porta-a-Porta.
- 10h – 10h30: Chegada ao Jardim da Gulbenkian; Lanche da manhã no jardim.
- 10h30 – 12h: Visita/ actividade realizada na Gulbenkian;
- 12h – 13h: Almoço.
- 13h – 15h00: Continuação da actividade realizada de manhã.
- 15h00 – 16h00: Entrada na Carrinha e Entrega Porta-a-Porta.
- 15h00 – 18h00: Prolongamento.

5º dia – 19 de Dezembro:
- 8h30 – 9h30: Recolha das crianças Porta-a-Porta.
- 10h – 10h30: Chegada à Escola; Lanche da manhã.
- 10h30 – 12h – Atelier de Artes Plásticas "O céu no quarto", em que faremos sóis de ouro e luas de prata para decorar os quartos dos participantes.
- 12h – 13h: Almoço.
- 13h – 15h00: Continuação da actividade realizada de manhã.
- 15h00 – 16h00: Entrada na Carrinha e Entrega Porta-a-Porta.
- 15h00 – 18h00: Prolongamento.

6º dia – 22 de Dezembro:
- 8h30 – 9h30: Recolha das crianças Porta-a-Porta.
- 10h – 10h30: Chegada à Escola; Lanche da manhã.
- 10h30 – 12h: Atelier de Artes Plásticas "Uma surpresa no armário", em que faremos uma partida para ser oferecida aos pais, mas em vez de um susto é uma surpresa cheia de carinho.
- 12h – 13h: Almoço.
- 13h – 15h00: Continuação da actividade realizada de manhã.
- 15h00 – 16h00: Entrada na Carrinha e Entrega Porta-a-Porta.
- 15h00 – 18h00: Prolongamento.


7º dia – 23 de Dezembro:
- 8h30 – 9h30: Recolha das crianças Porta-a-Porta.
- 10h – 10h30: Chegada à Escola; Lanche da manhã.
- 10h30 – 12h: Atelier de Artes Plásticas "Tenho 4 olhos!", em que se farão óculos de autênticas estrelas!
- 12h – 13h: Almoço.
- 13h – 15h00: Continuação da actividade realizada de manhã.
- 15h00 – 16h00: Entrada na Carrinha e Entrega Porta-a-Porta.
- 15h00 – 18h00: Prolongamento.

8º dia – 24 de Dezembro:
- 8h30 – 9h30: Recolha das crianças Porta-a-Porta.
- 10h – 10h30: Chegada à Escola; Lanche da manhã.
- 10h30 – 12h: Atelier de artes plásticas "O Pai Natal", em que faremos bonecos Pai Natal para os meninos levarem para casa e colocarem no topo da árvore.
- 12h – 13h: Almoço.
- 13h – 14h30: Festa de encerramento, com monitoras caracterizadas, música, pinturas faciais + cabeleireiro, modelagem de balões e lanche.
- 15h00 – 16h00: Entrada na Carrinha e Entrega Porta-a-Porta.
- 15h00 – 18h00: Prolongamento.

Condições
o 1ª semana: €180*
o 1ª e 2ª Semanas: €260*
Inclui:
o Transporte de casa para a escola e de escola para casa
o 2 a 3 monitoras / professoras
o Todos os materiais utilizados nos ateliers
o Visita e actividades na Gulbenkian

As crianças deverão trazer:
o Almoço e Lanche devidamente acondicionados ( nessa impossibilidade o serviço é assegurado e pago à parte)
o Roupas que possam sujar
o Vontade de divertir-se!
* Aos valores apresentados acresce o IVA à taxa legal em vigor
o Poderá efectuar a pré-inscrição, garantindo já a participação do seu filho
geral@avoleva-avocuida.com
962301098
escoladomusvarius@gmail.com
965546043
Sofia Burnay e Vera Silva

-- Escola de Artes Domus Varius
www.escoladeartesdomusvarius.blogspot.com

Actividades para crianças em tempos livres/ fins de semana/ férias

Aulas para crianças depois do horário escolar.
Funcionamos também ao fim de semana e durante as férias escolares.

Dispomos de serviço de transporte da Escola para o nosso atelier e posteriormente até casa.

Contacte-nos!!!
965546043
escoladomusvarius@gmail.com


P.S - Temos também serviço de animação de eventos e babbysitting.

-- Escola de Artes Domus Varius
http://www.escoladeartesdomusvarius.blogspot.com/

Oficinas: Teatro Circo - Povoa do Lanhoso

www.ccriatividade.com

Oficina de Escrita Criativa em Oeiras (IV edição) 2009

ESCRITA CRIATIVA na Biblioteca Operária Oeirense
4ª edição (mais um mês de inscrições)

Reencontrar o gosto pela escrita,
desbloquear a imaginção e escrever fluidamente!

Início: 10/01/09

7 sábados das 15h-18h
Preço: 40€

Destinatários: todos a partir dos 16 anos
Biblioteca Operária Oeirense Rua Cândido dos Reis, 119, r/ c

Abertas Inscrições 912081367
escriativar@gmail.com
Formador: Luís Silva Soares (argumentista)

Blog: http://escriativar.blogspot.com

Programa:
Sessão 1: Pensamento crítico: existirá criatividade onde existe tabu? A construção de Mitos.
Sessão 2: Natureza humana: uma boa história ignora partes da natureza humana politicamente incorrectas?
Sessão 3: Loucura: deve o escritor recear a marginalização? A sã loucura criativa.
Sessão 4: Pensar com o corpo: deve a pequena noz da razão dominar a escrita? O corpo, um todo pensante.
Sessão 5: O contador de histórias e a estrutura narrativa.
Sessão 6: Definição de premissas dramáticas e interacção entre personagens. Sessão 7: escrever a história; contar a história.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Workshop Teatro Adultos

À DESCOBERTA DO TEATRO

13 Sábado e 14 de Dez. Domingo

Horário

Das 9:00 às 13:00 (manhã) Das 14:30 às 18:30 (tarde)

Local: Casa do Artista

Caracterização do público-alvo: Qualquer pessoa que sinta uma enorme vontade de fazer algo diferente, viver uma nova aventura. Basta ter entre 18 a 60 anos, mais nada!

Objectivos: Dinamizar novas experiências;Promover e encontrar apetências artísticas (arte de representar);Desinibição e auto-estima;Conhecimento do corpo como instrumento de trabalho e as suas limitações;Apresentação/performance teatral entre grupo;

Formador:João Rosa

http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/workshop-teatro/
93 823 85 65 email: producoesteatrais@iol.pt

Workshop Teatro para Crianças/Jovens

De 19 a 22 de Dezembro 2008

Horário: dia 19 das 9:00 às 13:0020, 21 e 22 das 9:00 às 13:00 e das 15:00 às 18:00

Local: Ginásio do ATL Carnide Centro.Situado junto ao Espassus Bar . Morada Rua dos Táxis Palhinhas Carnide.

Faixa EtáriaDos 6 aos 17 anos

Apresentação Final

Apresentação do trabalho final dia 22 às 18:30 na Tenda de Circo (Associação Tenda), junto do Jardim da Luz

Objectivos

Dinamizar novas experiênciasPromover e encontrar apetências artísticas (arte de representar)Noções teóricas e práticas das artes de palcoApresentação/performance teatral

Formadores: Catarina Gonçalves e João Rosa

Inscrição
Para efectuar a sua inscrição envie um email para a nossa produção solicitando a ficha de inscrição. Deve de a preencher e reenvia-la para o mesmo contacto.

http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/workshop-teatro-criancasjovens-ferias-natal/


Contactos: 93 823 85 65, 91 526 72 46 (João Rosa)

email: producoesteatrais@iol.pt

Workshop Cabaret

Espaço Reflexo
Av. Heliodoro Salgado, 41, 1ºFundo - 2710 - 575 Sintra
Centro da Vila na rua pedonal paralela ao Olga Cadaval
Tlf: 214 213 188 / 210 510 837

http://www.espacoreflexo.blogspot.com/
http://www.myspace.com/espacoreflexo
teatroreflexo@gmail.com

Job opportunity at Visiting Arts: Head of Communications and Development

The following opportunity is available at Visiting Arts:

Head of Communications and Development
C £27,000-£35,000

The successful candidate will be responsible for developing platforms for communication between artists across the world. You will be self motivated, creative and very good at seeing the latest digital opportunities. You will be responsible for the overall development, implementation and evaluation of all communication and development needs of Visiting Arts’ objectives.

We are looking for someone to review our existing Information and Online Services and to develop new products and services.

For a downloadable application pack, please visit
www.visitingarts.org.uk/ or call 020 7960 9631.

Closing date for applications: Tuesday 2 December 2008, 5pmInterviews will take place 9/10/11 December 2008

Visiting Arts is an Equal Opportunities Employer

Workshop Mímica Corporal Dramática

Tornando Visível o Invisível
Curso Intensivo de Mímica Corporal Dramática
Técnica de Etienne Decroux

A mímica Corporal Dramática é a arte de dar forma física ao mundo invisível das ideias, dos pensamentos e emoções. Os participantes irão explorar uma visão teatral que coloca o actor no centro da criação cénica, trazendo para o corpo os elementos essenciais do drama, como o conflito, o desequilíbrio e a causalidade.

O objectivo do curso é o estudo aprofundado de uma gramática corporal precisa, a serviço da imaginação do actor. Serão aplicados os princípios do método de Decroux através de técnicas, improvisações e exercícios que proporcionarão ao aluno uma sólida introdução à arte da Mímica Corporal Dramática:

Dilatação da presença cénica; Articulação do corpo, espaço e acção; Geometria e tridimensionalidade do movimento; Estátua móvel; Tipos e formas de deslocamento no espaço; Dinâmica–ritmo e musicalidade; Precisão e estilização da acção física; Dramaturgia da mímica contemporânea; Criação de peças curtas.

24 a 28 Novembro
Carga Horária: 23 horas
Segunda - 10h às 15h
Terça - 11h às 13h
Quarta - 10h às 15h
Quinta - 11h às 15h
Sexta - 11h às 18h
Valor: 150€
Necessário envio de CV

André Guerreiro é actor, director teatral e professor. Especializou-se em Mímica Corporal Dramática na International School of Corporal Mime de Londres, em cinco anos de estudos com os últimos assistentes de Etienne Decroux, Steven Wasson e Corinne Soum. Com a companhia de teatral Theatre de l’Ange Fou, sediada em Londres, apresentou-se na Inglaterra, Alemanha, Israel, Itália, Espanha, França, Irlanda e Brasil –
www.angefou.co.uk. Actualmente reside em São Paulo, desenvolvendo projectos em teatro e cinema. É director artístico do estúdio lusco-fusco – www.luscofusco.com.br

Mais Informações
Sou - Movimento e Arte
info@sou.pt

Workshop com Johm Frey (Técnica de Sanford Meisner)

JOHN FREY
Formou-se no conservatório William Esper Studio for Actors (Meisner Technique) sob a supervisão do Professor William Esper. Tem trabalhado como actor em teatro, cinema e televisão nos últimos 15 anos. Leccionou em Lisboa, Copenhaga e Nova Iorque. Escreveu, actuou e venceu o prémio para melhor argumento com o filme “The Lovebirds” rodado em Lisboa no ano de 2007. Brevemente irá realizar “The Imperfectionists”, filme baseado num argumento da sua própria autoria.

Estão abertas as inscrições para os dois workshops Turma I (9 a 12 de Dezembro) e Turma II (3, 14 20 e 21 de Dezembro) no endereço
http://johnfreyworkshop.blogspot.com/. O workshop é aberto a todos os actores profissionais sejam ou não da Encena.

Nota importante: O Workshop será ministrado em inglês, no entanto os exercícios serão em português. John Frey far-se-á acompanhar por uma assistente de língua materna portuguesa. O conteúdo programático será igual nos dois workshops, apenas diferem as datas.

Espaço Azul (Ateliers de Arte para Crianças)

Programa de Férias: Natal 2008

Espelho Meu, do Outro Lado do Eu: Um Livro Criativo
3 - 7 anos

Desenhos no espelho e jogos de sombras são o ponto de partida para criar uma história e transformá-la em livro.

De 15 a 19 de Dezembro (2ª a 6ª feira)09:30-12:30Preço: €75Inscrições até 10 de Dezembro.
Sentidos em Acção
3 - 6 anos
Experimentar os 5 sentidos do corpo através do contacto com a arte, recorrendo a diferentes expressões e técnicas artísticas e com a ajuda de diversos materiais, recicláveis e reciclados.

De 15 a 19 de Dezembro (2ª a 6ª feira)14:30-17:30Preço: €75Inscrições até 10 de Dezembro.
Nem Tudo o Que Luz é Sombra: Oficina de Expressão Plástica e Corporal7 - 12 anos

Jogos de sombras e projecções de luz que se transformam em histórias: este será o ponto de partida para a experimentação de diversos materiais da expressão plástica.

20 de Dezembro (Sábado)14:30-18:30Preço: €25Inscrições até 17 de Dezembro.

Contactos:
Rua da Vitória, nº 73, 3º andar (metro: Baixa-Chiado)
21 342 1215
93 542 1215
nextart@sapo.pt
azul.espaco@gmail.com
www.next-art.net (página Crianças / Espaço Azul)

Fotografos

Novo projecto fotográfico em parceria com a agência Internacional.
Recruta-se para integrar em agência de fotografia, fotógrafos com experiência e curriculum relevante para publicidade, editoriais de moda e naturezas mortas.

Os interessados deverão enviar portfolio para hugo.i.goncalves@gmail.com, na impossibilidade de enviar portfolio via net ligue 916655445 para combinar envio de trabalhos em formato fisico.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ciclo Novas Tendências nas Artes Performativas

Com Ana Martins
6 e 7 Dezembro 2008
Sábado e Domingo, das 14h às 19h
30€

Neste workshop a intenção é acima de tudo experimentar criar, explorar os limites. O corpo é o foco principal da pesquisa; Vamos olhá-lo de fora, como se de algo novo se tratasse. Descobrir a textura, a espessura, a consistência, a densidade, a pele. Descobrir o espaço e o tempo através da relação com o corpo.

Forum Dança – Associação Cultural
Tel: (+351) 21 342 89 85
Tel/Fax: (+351) 21 342 89 86
Telm: (+351) 91 963 63 50 92 757 91 61
forumdanca@forumdanca.pt

Forum Dança
EDIFÍCIO
LXFactory
Rua Rodrigues Faria 103
1300-501 Lisboa
www.forumdanca.pt

Seminário de Gestão Financeira para Projectos Culturais - Lisboa

Com Rita Guerreiro
Dias 27, 28 de Novembro, 4, 5, 11, 12, 18 e 19 Dezembro 2008
5ª e 6ª feiras, das 18h30 às 22h
180€

Seminário dirigido a produtores e artistas interessados em aprofundar as noções de gestão financeira, orçamentação, angariação de fundos.

Forum Dança – Associação Cultural
Tel: (+351) 21 342 89 85
Tel/Fax: (+351) 21 342 89 86
Telm: (+351) 91 963 63 50 92 757 91 61
forumdanca@forumdanca.pt

Forum Dança
EDIFÍCIO
LXFactory
Rua Rodrigues Faria 103
1300-501 Lisboa
www.forumdanca.pt

Seminário: Dança e Comunicação, com Madalena Victorino

Seminários de Pedagogia e Artes na Comunidade
Dança e Comunicação Madalena Victorino
19 e 20 Dezembro 2008
Sexta-feira 18h – 22h
Sábado 11h15 – 13h30 e 14h30 – 17h30
60€


Tomando como pressuposto a importância da comunicação em Dança, este workshop debruça-se sobre técnicas de legibilidade no campo coreográfico que, sujeito a desconstruções várias, dá origem a matérias de ensino da Dança para todas as idades e contextos. Workshop para professores de Dança ou pessoas interessadas nos aspectos da comunicação em Dança.

Forum Dança – Associação Cultural
Tel: (+351) 21 342 89 85
Tel/Fax: (+351) 21 342 89 86
Telm: (+351) 91 963 63 50 92 757 91 61
forumdanca@forumdanca.pt

Forum Dança
EDIFÍCIO
LXFactory
Rua Rodrigues Faria 103
1300-501 Lisboa
www.forumdanca.pt

Seminário: Composição Coreográfica, com Joana Providência - Lisboa

Seminários de Pedagogia e Artes na Comunidade
Composição Coreográfica Joana Providência
28 e 29 Novembro 2008
Sexta-feira 18h – 22h
Sábado 9h30 – 13h30 e 14h30 – 17h30
60€

Na procura de uma abordagem do tempo como factor de movimento, trabalharemos questões de composição coreográfica tendo como ponto de partida o espectáculo Mecanismos. Neste sentido, serão levantados uma série de enunciados de composição que levarão cada um a experimentar e construir novas sequências coreográficas.

Forum Dança – Associação Cultural
Tel: (+351) 21 342 89 85
Tel/Fax: (+351) 21 342 89 86
Telm: (+351) 91 963 63 50 92 757 91 61
forumdanca@forumdanca.pt

Forum Dança
EDIFÍCIO
LXFactory
Rua Rodrigues Faria 103
1300-501 Lisboa
www.forumdanca.pt

Seminário: Expressionismo e Educação, com Madalena Victorino - Lisboa

Seminários de Pedagogia e Artes na Comunidade
Expressionismo e Educação Madalena Victorino
21 e 22 Novembro 2008
Sexta-feira 18h – 22h
Sábado 11h15 – 13h30 e 14h30 – 17h30
60€

Um fim-de-semana para conhecer e experimentar de forma prática, a ideologia e os alicerces do movimento do Expressionismo Alemão. Uma análise do impacto desta escola e pensamento na história da Dança, na Educação Europeia. Workshop para professores de Dança ou pessoas interessadas nos aspectos da comunicação em Dança.

Forum Dança – Associação Cultural
Tel: (+351) 21 342 89 85
Tel/Fax: (+351) 21 342 89 86
Telm: (+351) 91 963 63 50 92 757 91 61
forumdanca@forumdanca.pt

Forum Dança
EDIFÍCIO - LXFactory
Rua Rodrigues Faria 103
1300-501 Lisboa
www.forumdanca.pt

Workshop: Guionismo para Cinema - Lisboa

Ver programa aqui
Saber mais sobre Rodrigo Almeida e Sousa aqui

Mais informações:
http://www.ccpe.com.pt/

CCPE - Centro de Criatividade Pró-Ensino
Travessa das Mercês nº26 2º (Bairro Alto)
tel: 210967875 / 919516896
mail: contacto@ccpe.com.pt

Workshop: Ultrapassar Inibições - Lisboa


Ver programa aqui
Saber mais sobre Célia Ramos aquiMais

informações:
http://www.ccpe.com.pt/

CCPE - Centro de Criatividade Pró-Ensino
Travessa das Mercês nº26 2º (Bairro Alto)
tel: 210967875 / 919516896
mail: contacto@ccpe.com.pt

Workshop: Movimento e Criação - Porto


Workshop: Teatro do Gesto - Lisboa

Com Sofia Cabrita
Datas:
04, 11, 18 DEZ 5ª FEIRA e 22 DEZ 2ª FEIRA

Desde um corpo no seu estado fulcral de disponibilidade, sem expressão particular – MáscaraNeutra –, capaz de desenvolver um estado de presença em constante relação com o espaço; à traduçãode imagens em gestos, ao desenho no espaço de objectos – Pantomima, este workshop permitirá fazeruma primeira abordagem ao teatro do gesto e ao actor do teatro físico.

Preço:
70 euros e 50 euros para alunos do Evoé


ESPAÇO EVOÉ - O Corpo das Artes
Rua das Canastras n.º3640, 1100-112 Lisboa
tel/fax: (00351) 218880838
telm: 963816505 964462602
e-mail:
evoe@evoe.pt sítio: www.evoe.pt

Conferência "Quando a arte se torna Pública" na Casa da Esquina - Coimbra

Dia: 20 de Novembro, 21h
Local: Casa da Esquina
Participantes: Carla Cruz (Artista Plástica), Dolores Matos (FIAR), Carlos Alberto Augusto (Coimbra Vibra), Ricardo Correia (Casa da Esquina).
Moderador: Paulo Peixoto (CES)


Quando a Arte se torna Pública
No seguimento de "Chambres Rooms Zimmers" e integrada no projecto "Exercícios de Botânica", a Casa da Esquina apresenta a conferência "Quando a Arte se torna Pública"no dia 20 pelas 21h. Discute-se sobre a intervenção no espaço público com Carla Cruz (Artista Plástica), Dolores Matos (FIAR), Carlos Alberto Augusto (Coimbra Vibra!), Paulo Peixoto (CES). Esta conferência pretende reflectir não só sobre as várias formas de intervenção no espaço público como também fazer a interrogação do acto teatral. Ao mesmo tempo pretende-se cruzar as experiências dos vários projectos representados pelos intervenientes. Além da conferência, os espectadores podem ainda encontrar na Rua Aires de Campos nº 6 a exposição "Sete Olhares Sobre os Exercícios de Botânica" patente até dia 6 de Dezembro.

Carla Cruz
1977, Vila Real, formada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Nesse momento interessada nas questões de género na sociedade e na arte e numa forma de fazer arte mais inclusiva, procurando a participação do seu publico pela manipulação. Entre 2001 e 2003 frequento e concluo o Mestrado em Belas Artes pelo Piet Zwart Institute, Willem de Kooning Academy, Roterdão - Holanda /em colaboração com a/ Plymouth University - Reino Unido. Sendo estes anos os de viragem para projectos interactivos, em que crio eventos, situações ou plataformas em que o publico é convidado a tomar parte activa.

Tendo desde cedo colaborado e fundado diversos colectivos, entre eles: Caldeira 213, ZOiNA (Colectivo feminista de intervenção artística), Ateliers-Mentol, Identidades, Clanitica, GARBA (jovens artistas em residência, Itália), Room (Artists run Space, Roterdão); trabalho também em parceria com outros artistas: Isabel Carvalho, Pedro Nora, Catarina Carneiro de Sousa, Ângelo Ferreira de Sousa, Suzanne van Rossenberg, Nina Hoechlt, Jocelyn Cottencin, Karin de Jong, Sabine Funk, Francesco Ventrella, Cláudia Van Dick, Tina Sejberg, Mónica Faria. De momento organizo o projecto expositivo e blog All My Independent Women, dinamizo o Blog Porto Público, pertenço a um Affinity group do Forum Feminista Europeu, coordeno projectos para o Grupo de intercâmbio Artístico entre Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal – Identidades, organizo o espaço expositivo da Gesto Cooperativa Cultural no Porto e sou docente da Escola Superior de Educação de Viseu.

Dolores de Matos, 52 Anos
Nasce em Caldas da Rainha. Em 1978 conclui o Curso de Teatro no Centro Dramático de Évora - inicio da sua actividade artística. De 1984- 1999 é programadora cultural nas Câmaras Municipais de Setúbal e Palmela e coordena o Serviço Educativo (projectos artísticos) do Museu de Setúbal (1984-1994) Concebe e dirige o FIAR, Centro de Artes de Rua. Concebe com João Brites o Festival FIAR com a responsabilidade da direcção de programação e produção - 1999-2008 Coordenadora do Centro de Operações Artísticas na Expo98. Desde 2007 é consultora de programação portuguesa em Valladolid para a Fundacion Municipal de Cultura, Espanha. Responsável pelo trabalho de cooperação internacional na Plataforma Europeia INSITU, que o FIAR, Centro de Artes de Rua integra.

Carlos Alberto Augusto
Compositor português cuja actividade se centra na música parateatro e no teatro-música. Actividade também na área damultimédia, vídeo e comunicação intereactiva como músico e sounddesigner. Trabalhou nos domínios da investigação, legislação,normalização e controlo do ruído. Estudou comunicação. Ajudou a definir e a realizar o programa de música de Coimbra, Capital Nacional da Cultura 2003.

Paulo Peixoto
Paulo Peixoto é investigador do Centro de Estudos Sociais, integrando o Núcleo de Estudos Sobre Cidades e Culturas Urbanas, e professor de Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde lecciona na licenciatura em Sociologia e no Programa de Mestrado e Doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas. Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra, é licenciado e mestre em Sociologia pela mesma instituição.Integra a Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos, executa actualmente projectos de investigação sobre património e turismo, desenvolve actividades de extensão coordenando a avaliação de projectos de intervenção social e é Director da Ensino Superior – Revista do SNESup.É membro das Direcções do Centro de Estudos Sociais, da Associação para a Extensão Universitária e do Sindicato Nacional do Ensino Superior. Os interesses actuais de investigação centram-se nos domínios das cidades e culturas urbanas, património, turismo, e exclusão e violência urbanas.


Casa da Esquina
Rua Aires de Campos nº6
Coimbra

Animador

Somos a Quioto uma produtora de publicidade e precisamos de um animador que saiba cantar o tirolês (não tem de ser imitação perfeita, a ideia é fazer uma representação divertida) para uma animação na abertura da LX FACTORY.

Vai ser dia no dia 22 de Novembro, já este Sábado das 15h às 20h.

Quem estiver interessado por favor responda para o contacto 912 152 689.

Trabalho remunerado.

Workshop - Instrumentos Psicoterapêuticos para o Cidadão - Lisboa

Centro Clínico e Pedagógico Diversidades
R. Egas Moniz, 43-A - Bairro dos Actores
Alameda - Lisboa
Tel: 931674311
ccpdiversidades@gmail.com
http://www.centrodiversidades.com/
http://www.ccpdiversidades.blogspot.com/

Encontros "Derivas para que servem a arte e o conhecimento em geral?!" - Vila do Conde

23 Novembro
Domingo // 15h00 - 18h00
Duração: 3 horas
Local: ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Vila do Conde

Estes encontros resultam de uma crença profunda na possibilidade da arte e do conhecimento em geral poderem contribuir para a criação e afirmação de sentidos para a vida.São aqui propostos caminhos imprevisíveis na topografia da arte e do conhecimento – um livro que leva a um filme; um filme que se cruza com uma música; uma música que encontra um poema; um poema que indica um documentário...
Aqui é privilegiada a crença na capacidade transformadora da arte que se prende com a vontade de pensar/sentir o que nos rodeia, independentemente dos percursos de cada um. Partindo do princípio que as obras, sendo uma realidade em si, se referem simultaneamente ao mundo, deseja-se que esta actividade possa representar um meio de aproximação à experiência da arte e consequente atenção sobre o nosso tempo. A arte representa assim um instrumento privilegiado na “relação com outros 'eus', outros seres, outros domínios, outros sonhos, outras palavras, outros territórios.”

As sessões têm um carácter informal e a conversa é privilegiada.

Acesso gratuito mediante inscrição prévia

Próxima data:
14 Dezembro
Domingo // 15h00 - 18h00
Duração: 3 horas
Local: ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Nota: Estas actividades implicam ainda um programa de visitas a exposições, idas a espectáculos e conversas com personalidades de áreas variadas (arte, ciência, religião, filosofia…).

ESEIG - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Rua D. Sancho I, 981
4480-876 Vila do Conde
www.eseig.ipp.pt

Curso “Para uma história da Arte Contemporânea - do século XIX aos nossos dias” - Vila do Conde

“Pós-Modernismo e Identidades”
22 Novembro
Sábado // 10h00 - 13h00, 14h30 - 17h30
ESEIG - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Vila do Conde

"Pós-moderno: no mínimo, dir-se-á que, não se trata de uma noção clara, remetendo antes para níveis e esferas de análise que é por vezes difícil fazer coincidir", afirma Gilles Lipovetsky. Um dos traços definidores do Pós-Modernismo é a afirmação de identidades e a construção de narrativas variadas… os "centros de história" multiplicam-se e uma das palavras de ordem é: inclusão.
Numa sociedade dominada pelos meios de comunicação, onde a representação se toma frequentemente pela realidade, assiste-se, em simultâneo, à uniformização dos comportamentos e do consumo e à acentuação das singularidades e da pluralidade de visões do mundo.Arte, moda, publicidade, activismo político… confundem-se.

"A identidade de uma pessoa é constituída por uma multitude de elementos, que não se limitam evidentemente aos que figuram nos registos oficiais. (…) Porque é o nosso olhar que aprisiona muitas vezes os outros nas suas pertenças mais estreitas e é também o nosso olhar que tem o poder de os libertar."Maalouf, Amin, As identidades Assassinas, Difel, Viseu, 2002

Nesta terceira sessão concentramo-nos na afirmação de múltiplas identidades (ambientais, sexuais, nacionais, étnicas, classistas) e reflectimos sobre noções como: representação, simulacro, linguagem, alteridade, "para além de"…

Próxima data:
4º módulo
“Pós-Modernismo e Identidades”
13 Dezembro
Sábado, 10h00 - 13h00, 14h30 - 17h30
Duração total do módulo: 30 horas

ESEIG - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Rua D. Sancho I, 981
4480-876 Vila do Conde
www.eseig.ipp.pt

On Screen Fighting Workshop


“ON-SCREEN FIGTHING”
A nova Blackbox da ENCENA inaugura com um Workshop inédito em Portugal.
David Chan (Licenciado em Film and Electronic Arts pela California State University of Long Beach e Duplo de cinema com especialidade em coreografias de luta), preparou em exclusivo para a ENCENA o “On-Screen Fighting”. Um workshop destinado a actores profissionais onde irão aprender de forma imediata a luta corpo a corpo para televisão e cinema. Até onde pode ir o trabalho de actor e começa o de duplo. O estalo, o murro, a queda, o pontapé, etc. não devem ser feitos de improviso, existem técnicas para o fazer de forma segura e credível.

Estão abertas as inscrições para o próximo workshop nível I que é já nos próximos dias 6 e 7 de Dezembro no endereço:

http://osfworkshop.blogspot.com/.

O workshop é aberto a todos os actores profissionais sejam ou não da Encena.

Veja o vídeo Promo com imagens do último workshop:
http://www.youtube.com/watch?v=FFLZ_whoByY

e-mail: onscreenfighting@encena.pt

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Curso de Teatro para Pequenos

A Animateatro é uma associação de teatro e animação cultural nascida em 2001 e tem como espaço físico o Espaço Animateatro a funcionar desde 09 de Julho de 2005 na cidade de Amora, Concelho do Seixal.

Para além da programação regular no Espaço Animateatro sito na Praceta José Maria Vieira loja 4A Amora é neste local que damos formação na área da Expressão Dramática.

O novo Curso de Teatro para Pequenos vai iniciar em Janeiro de 2009 no Espaço Animateatro Sábados das 10h30 às 12h30m com a duração de um semestre podendo o trabalho realizado nas aulas dar origem a uma apresentação pública.

A faixa etária para a qual o curso está direccionado é dos 6 aos 12 anos.

Formador: Sérgio Prieto

Para proceder à inscrição no curso devem contactar os números mencionados abaixo.

Espaço Animateatro
Praceta José Maria Vieira Loja 4A
2845-478 Amora (perto das piscinas municipais de Amora)
Telef.-212254184 Fax: 212254172

Formação: Dança Criativa


Workshops Natal - À Descoberta do Teatro

13 Sábado e 14 de Dez. Domingo

Horário

Das 9:00 às 13:00 (manhã)Das 14:30 às 18:30 (tarde)

Local: Casa do Artista

Caracterização do público-alvo: Qualquer pessoa que sinta uma enorme vontade de fazer algo diferente, viver uma nova aventura. Basta ter entre 18 a 60 anos, mais nada!

Objectivos:

Dinamizar novas experiências;
Promover e encontrar apetências artísticas (arte de representar);
Desinibição e auto-estima;
Conhecimento do corpo como instrumento de trabalho e as suas limitações;
Apresentação/performance teatral entre grupo;

Formador: João Rosa

Solicitem a ficha de inscrição para ao mail producoesteatrais@iol.pt

http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/workshop-teatro/


WORKSHOP TEATRO FÉRIAS NATAL CRIANÇAS/JOVENS

De 19 a 23 de Dezembro 2008

Horário: dia 19 das 9:00 às 13:00dia 22 das 9:00 às 13:0020, 21 e 23 das 9:00 às 13:00 e das 15:00 às 18:00

Local: Ginásio do ATL Carnide Centro.Situado junto ao Espassus Bar . Morada Rua dos Táxis Palhinhas Carnide.

Faixa Etária

Dos 6 aos 17 anos

Apresentação Final
Apresentação do trabalho final dia 22 às 18:30 na Tenda de Circo (Associação Tenda), junto do Jardim da Luz

Objectivos

Dinamizar novas experiências
Promover e encontrar apetências artísticas (arte de representar)
Noções teóricas e práticas das artes de palco
Apresentação/performance teatral

Formadores: Catarina Gonçalves e João Rosa

Solicitem a ficha de inscrição para ao mail producoesteatrais@iol.pt

http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/workshop-teatro-criancasjovens-ferias-natal/

Contactos: 93 823 85 65, 91 526 72 46 (João Rosa) email:
producoesteatrais@iol.pt