sexta-feira, 11 de junho de 2010

Workshop para Crianças “Brinca com arte” - Porto

O Workshop “Brinca com arte” é uma iniciativa do OPO’Lab e destina-se a crianças dos 5 aos 12 anos de idade. Pretende proporcionar um convívio com artes performativas de forma lúdica, proporcionar a cada uma das crianças uma experiência, - se não de aprendizagem, - de apreensão, de contacto com a arte.
Este workshop consta de três áreas artísticas: artes de circo, pintura facial e guitarra. Será orientado por Pedro Correia, Catalina Chirila e Filipe França.

Pedro Correia trabalha à 12 anos como Clown, Malabarista e Performer. Recebeu formação de diferentes professores e companhias de teatro, circo e dança. Com o espectáculo de teatro-circo “Dulu & Tatu” conquistou o Prémio Jovens Criadores - A Juventude Eterna do Palhaço, no “Puck - International Festival of Puppet and Marionette Theatre”, na Roménia, em Novembro de 2007. É director artístico do espectáculo de teatro de rua “Queima do Judas”, em Vila do Conde, desde a edição de 2005.

Catalina Chirila conclui o curso superior de artes gráficas em 2007 e o mestrado na mesma área em 2009 na Universidade de Artes Plásticas e Design de Cluj-Napoca, Roménia. Realiza exposições individuais no norte de Portugal e assegura o trabalho gráfico da edição de 2009 e 2010 da “Queima do Judas” em Vila do Conde. Tem vindo a conceber cartazes para diferentes eventos ligados ao circo, teatro e música, na Roménia, em Portugal e Espanha.

Pedro Correia e Catalina Chirila são sócios fundadores da associação cultural “Nuvem Voadora”.

Filipe França é arquitecto e professor desde 2007 das disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Visual e Plástica desenvolvendo paralelamente a actividade de formador de guitarra de vários géneros musicais devidamente adaptados às faixas etárias. Teve formação de guitarra clássica na Escola de música do CCDTBPA, Aulas de guitarra na Escola Musicarte, no Porto e é instrumentista de guitarra na Orquestra Orff do Porto.

Actividades
Programa de Pinturas Faciais

O workshop de pinturas faciais pretende ensinar e colorir os rostos das crianças. Com as caras pintadas é mais fácil desenvolver momentos descontraídos de brincadeira e de partilha e, dessa forma, incentivar o espírito criativo e estético.
Programa de Oficina de Artes do Circo

O malabarismo, o monociclo, o equilibrismo, a acrobacia, a escultura de balões e o palhaço integram o programa desta iniciativa. São proporcionados os primeiros contactos com as artes do circo e realizados exercícios e jogos de expressão corporal e dramática, que estimulam o desenvolvimento das capacidades preceptivas, corporais e criativas dos participantes.

Programa de Guitarra

Nas três horas dedicadas ao workshop de guitarra propõe-se que as crianças contactem e aprendam mais sobre este instrumento musical: características e versatilidade, os ritmos e registos musicais, as posições do guitarrista, algumas técnicas e exemplos de músicas, culminando com a experimentação individual de tocar guitarra motivando para a aprendizagem musical.

Datas de Realização - 21 e 22 de JUNHO

21 de JUNHO
10.00 - 12.30
Workshop de Pinturas Faciais
14.00 - 17.00
Oficina de Artes do Circo

22 de JUNHO
10.00 - 12.30
Oficina de Artes do Circo
14.00 - 17.00
Workshop de Guitarras
(Nas datas deste workshop, em horário pós laboral, realizar-se-á um workshop de balões de S. João destinado a adultos)

Local
OPO’Lab - Rua do Bolhão, nº 153, 1º andar - Porto

Número mínimo de participantes
20

Preço
40 € (quarenta euros)

Inscrições e esclarecimentos
As inscrições devem ser efectuadas em education@opolab.com até dia 17 de Junho e confirmadas com o respectivo pagamento (comprovativo de transferência bancária).

A realização deste workshop está dependente do número mínimo de participantes. No caso de não se atingir o número mínimo de participantes, o valor das inscrições será reembolsado.

A informação completa encontra-se disponível em http://www.opolab.com ou através do contacto telefónico 916756828.