segunda-feira, 31 de maio de 2010

Confência: A Indústria Musical e a Realidade Portuguesa - Lisboa

CONVITE
Conferência @ RESTART
A Indústria Musical e a Realidade Portuguesa
1 de JUNHO _ 19h
ENTRADA LIVRE

A Restart, Instituto de Criatividade Artes e Novas Tecnologias, têm o prazer de o(a) convidar a estar presente amanhã, 1 de Junho (Terça-feira), na conferência sobre a Indústria Musical e a sua Realidade em Portugal, no auditório do instituto pelas 19 horas.

Numa época em que o formato CD foi substituído pelo mp3, em que o acesso à música está à distância de um clique sem custos, deslocações ou demoras, o consumidor não pensa duas vezes na melhor forma de adquirir a música que pretende.

A indústria musical tem cada vez mais oferta, mais bandas e artistas independentes que trouxeram consigo um público mais exigente que procura e selecciona o que quer ouvir. Assiste-se assim a uma democratização da música.
As vendas de CDs estão por isso a cair vertiginosamente e o formato de editora tradicional encontra-se em mutação como forma de reagir a esta tendência.
Uma das formas de contrariar esta situação é a associação da música a grandes empresas de telecomunicações e marcas patrocinadoras que, gradualmente, vão se tornando cada vez mais indispensáveis à sobrevivência do mercado.

A música corre agora em videojogos e outras áreas de entretenimento e conteúdos web, para além das lojas online, netlabels e sites de streaming.
Afinal, o que mudou na indústria musical?

Quais os novos meios de promoção e venda;
Qual é a realidade Portuguesa em relação ao resto do mundo;
Quais as vantagens e desvantagens das netlabels e as plataformas de venda de música online: o Itunes, Emusic, Beatport….
Quais os processos de promoção online, as rádios on-line e os sites de streaming: Myway ,Last-fm e o Myspace;
Qual o lugar das Empresas de conteúdos e operadoras de telecomunicação.
Quais os diferentes modelos de negócio;
Qual o papel dos videojogos musicais: o Singstar;
Como funciona a protecção dos direitos de autor e a distribuição dos royalties de venda on-line;
Como reagem os músicos a estes novos modelos de negócio;
Qual o posicionamento dos músicos independentes e as novas ferramentas digitais

Como oradores para debater este tema estarão presentes, Artur Nunes (Lad Records), Luis Bento (Sony PlayStation), Paula Homem (Valentim de Carvalho / ArtHouse), Joaquim Paulo (MyWay), André Neto (Yellow Bop records). A moderação ficará a cargo de Davide Pinheiro (Disco Digital).

Mais uma conferência organizada pela Restart com o objectivo de colocar profissionais a debater temas actuais de modo a atingir eventuais soluções para os problemas com que este mercado se debate.

Agradecemos confirmação de presença até às 18:00 de Terça-Feira (1 de Junho) para o email: a.lopes@restart.pt

CONFERÊNCIAS RESTART | ENTRADA LIVRE

+ informações
Telefone| 21.3609450
e-mail | info@restart.pt
http://www.restart.pt

RESTART
Rua Quinta do Almargem, nº 10
Belém

Contar para Encantar - Porto

Workshop Artes Performativas crianças e Jovens - Lisboa

Nos próximos dois meses, os actores Catarina Gonçalves e João Rosa conduzem um workshop de artes performativas dirigido a crianças e jovens entre os seis e os 16 anos. O curso tem como objectivo ensinar as convenções e as regras da linguagem dramática e teatral, ao mesmo tempo que ajuda os participantes a construírem a sua visão do mundo através da articulação de ideias e experiências. Este workshop pretende ainda encorajar o desejo natural de cada um para o crescimento da sua personalidade, exercitando e desenvolvendo formas de pensamento crítico.

Objectivos:
Dinamizar novas experiências, Promover e encontrar apetências artísticas, Noções teóricas e práticas das artes performativas, Apresentação/performance teatral.

Metodologia: Sessões práticas.
Publico alvo: Dos 6 aos 16 anos.
Local de Formação: Palácio da Independência
Datas:
Junho a Julho 2010
1ª turma: De 21 a 25, 2ª turma: De 28 a 02 de Julho
Julho 2010
3ª turma: De 5 a 9, 4ª turma: De 12 a 16, 5ª turma: De 19 a 23, 6ª turma: De 26 a 30

Horário:
Das 9:00 às 18:00 de segunda a sexta-feira.

Para se inscrever basta solicitar ficha de inscrição preencher e reencaminhar para producoesteatrais@iol.com
Website: http://www.joaorosaoficinasteatro.wordpress.com

FUTUREPLACES digital media festival: Call for Entries - Porto

October 12 – 16, 2010
Porto, Portugal

Entry deadline: June 13, 2010

The FUTUREPLACES Festival is an international event fostering digital media work currently being produced around the world. We want to explore the impact of new technologies in life, communities, social well-being, cultural development and accessibility. futureplaces asks a fundamental question: how can new technology build local communities, create new identities, new narratives, new forms of public interaction? How can creative projects foster cultural development?

We want to answer this with the help of a generation of creators who are breaking conventions. We are addressing this call to those who are blurring the lines not only between disciplines, but between the real and the virtual and between the commercial, the artistic, and the academic arenas.

Rather than focusing on particular technologies, we want to focus on content. Therefore, the festival encourages submissions of work developed in the most varied media: web, digital video, installation, electronic music, 3D graphics, cell phone art and productions related to locative media, games and hybrid media.

All info available at http://www.futureplaces.org

Casting para Projecto Final - Lisboa

Curta-Metragem para Projecto Final
UM DIA DAQUELES

Procuramos
- homem com idades entre os 18 e 25 anos;
- mulher com idades entre os 18 e 25 anos;
- homem com idade entre 25 e 35 anos;

DIA 5 DE JUNHO DE 2010!
NÃO PERCA!

11H-17H (Instalações RESTART)

Rua Quinta do Almargem nº 10, Belém

Autocarro + Eléctrico
732 (à porta - R. Quinta do Almargem)
15E, 714, 727, 751, 56 (R. da Junqueira - 200m)
60, 742, 18E (R. Aliança Operária - 200m)
28 (Av. da Índia – 500m)

Para mais informações
Sandra Santos – 92 54 71 678
sandra.nicolau.santos@hotmail.com

Soraia Ferreira – 96 17 23 907
soraia7b23@hotmail.com

Cláudio Martinho – 96 40 90 863
claudiomartinho260886@hotmail.com

WASA – Workshop para Actores, Sonhadores e Artistas - Lisboa

com Margarida Bento e Pedro Vieira
Dias: 12 de Junho a 25 de Julho
Horário: todos os sábados das 10h ás 19h e domingo 25/07
Duração: 64 horas
Local: Casa do Artista (Carnide)

Este Workshop tem como objectivo desenvolver as competências e ferramentas da arte da representação aos alunos. Além de as apreenderem, os alunos serão autónomos na sua aplicação, conscientes da sua individualidade e aptidões e de como pô-las ao dispor do Realizador/Encenador.
Pretendemos sensibilizar o aluno para os instrumentos do trabalho do actor: Corpo, Voz, Imaginação, de modo a que o aluno obtenha maiores conhecimentos no plano físico, emocional e sensorial. A formação irá centrar-se essencialmente no trabalho do actor, i. e., representar cenas, trabalhar sobre “a Personagem” e saber comunicar(-se). Pretende-se também que desenvolvam a criatividade quer no individual quer no colectivo. Consideramos que o crescimento pessoal está co-relacionado com a performance artística.
Apesar de existir a passagem de alguma Teoria e de existirem momentos divergentes ao trabalho de cena, este curso pretende ser eminentemente Prático.

Programa:
Trabalho de Cenas de Teatro e de Cinema: Como desenvolver um personagem; como abordar uma cena e fazê-la crescer; a Contracena;
Jogos de Improvisação: de grupo e individuais; trabalhar a Imaginação;
Improvisação de Cenas: construção de cenas a partir de premissas e temas propostos pelo formador ou aluno.
A Voz: Como aquecer; dicção; como e quando usar os seus diferentes recursos.
O Corpo: Como aquecer; disponibilidade; impulsos; relaxamento ; os 5 sentidos; aumentar Consciência.
Teoria: Referencias a autores (Uta Hagen, Stanislavsky, S. Meisner...); referencias a métodos de trabalho; a dramaturgia da Cena.
Introdução ao Casting: CVs e Fotos/Book. Como estar preparado para uma audição/casting.

Destinatários: Estudantes de Teatro, Interessados em Teatro, Cépticos de Teatro, Actores em início de carreira, Sonhadores, Artistas( bailarinos, músicos, ...). Idade mínima 16 anos. Número máximo de participantes: 16

Preço Total do Curso: 150 euros até 7 de Junho (+ 50 euros de pré-inscrição)
170 euros até 12 de Junho (+ 50 euros de pré-inscrição)
enviar CV + foto + 3 motivos para participar, para: wasa.workshop@gmail.com

contactos: 926 940 831; 911 056 220; 933 795 335

Os Formadores
Margarida Bento – Concluiu em 2008 o Curso de Formação de Actores na Escola Superior de Teatro e Cinema e em 2004 formou-se pela ACT – Escola de Actores para Cinema e Televisão, em Lisboa. Tem participado em diversos Workshops com João Mota, Joana Craveiro e Teatro Praga. Como actriz trabalhou com João Brites, Francisco Salgado, Carlos Pessoa, Francisco Salgado, Álvaro Correia, António Pires e em inúmeros projectos independentes. Tem trabalhado como encenadora, produtora e actriz nas produções d’A VARA TEATRO que fundou em 2005. Paralelamente tem participado em séries e telenovelas e locuções. Tem leccionado ateliers de expressão dramática para crianças e adultos.
Pedro Vieira - Com experiência em teatro profissional desde 2004 e formado na Escola Superior de Teatro e Cinema, tem alargado também a sua experiência, como actor, ao cinema. Protagoniza o filme “Laudamus Vita” (2010), tal como diversas curtas metragens e filma ainda com António Pedro Vasconcelos. Estudou em NY no HB Studio e recebe também formação de William Esper, David Kaplan, Marcia Haufrecht e Robert Goodman. Trabalhou ainda com Ana Nave, Cristina Carvalhal, João Garcia Miguel, entre outros.

Casting "José" - Lisboa

Sexta, 04 de Junho de 2010
Das 18h às 20h

Local: Universidade Lusófona
Estúdio Q
(Campo Grande)

Actor dos 20 aos 30 anos
(papel principal)
e
Actriz dos 20 aos 35 anos
(figurante)

Exercício Curricular (Ficção) – Direcção de Actores
(não remunerado)

Para mais informações e inscrições pode contactar-nos através dos telefones 912798654 / 969224785 ou e-mail:

raquelcruz09@gmail.com
sara_csm@sapo.pt

Curso de Formação Inicial em Representação - Lisboa

Sinopse
O curso de Formação Inicial em Representação visa oferecer aos formandos um primeiro contacto com as técnicas da representação. Uma vez que se trata de uma abordagem geral das práticas de representar, esta formação inicial é indicada para os interessados nas áreas do teatro, do cinema ou da televisão. Orientado e coordenado por antigos alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema, a frequência neste curso é uma experiência incontornável para todos aqueles que pretendem adquirir as noções basilares da representação. Aliando a componente prática a um enquadramento teórico, esta formação é completa tanto a nível de exercícios de corpo e voz, quanto às teorias da arte de representar.

Todas as 3as e 5as feiras entre 15 de Junho e 29 de Julho (total: 42 horas / 14 dias úteis / 7 semanas)

Local: Casa do Artista

Preço: 290€ (valor com possibilidade de ser dividido em 3 pagamentos)

Seminário Financiamento Projectos Culturais - Matosinhos

1ª Edição

Formador: Rui Matoso
Coordenador: Ricardo Lobo
Datas: 12 e 13 de Junho de 2010
Horário: Sábado e Domingo: 09h30-12h30 // 14h00-18h30
Local: Audiência Zero (Rua Silva Brinco, 256) (S. Mamede Infesta, Matosinhos)
Preço: 80 euros
Estado: Abertas as Inscrições

+Info: Centro de Criatividade e Tecnologia

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Masterclass de Canto - Porto


O Voz & Nós vem informar a todos os eventuais interessados que irá realizar nos dias 2, 3 e 4 de Julho de 2010 uma Masteclass de Canto com a Prof. Ana Paula Russo, docente da Escola de Música do Conservatório Nacional. A acção decorrerá no Clube Literário do Porto e está aberta a inscrições de alunos Participantes e Ouvintes (não-participantes). As inscrições formalizadas até ao dia 18 de Junho terão condições especiais bem como as de estudantes.

Voz e Nós
Centro de Desenvolvimento de Competências de Comunicação e Voz
BRAGA - (CCD) Rua Professor Machado Vilela, 160 R/C
PORTO - Rua do Almada, 393, 2ºT
TLM: 962 101 182/3
Mail: vozenos@gmail.com
Site: http://www.vozenos.pt

Procuram-se musicos

A Porta ao Lado procura músicos ou projectos acústicos de Reggae para apresentação na inauguração de uma exposição.

Para mais informações: porta_ao_lado@hotmail.com

Casting para Ficção (projecto escolar) - Lisboa

Curta-Metragem "Uma América Tranquila".
Hoje, dia 28 de Maio de 2010, das 09:00 às 19:00.

Local: Restart | Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias.
R. Quinta do Almargem, nº10 (Belém)

Procura-se actor entre 25 e 30 anos.

Mais detalhes contactar
Maria João Dinis
telefone: 916 591 020
e-mail: mariajoaodinis@gmail.com

Concurso Fotográfico "Primavera em Betão"

Em 2010 com o tema "...cidades ardem dia e noite..." - de 20 de Março a 21 de Junho de 2010

O Concurso de Fotografia de Primavera é um concurso sazonal organizado pelo Núcleo de Arte Fotográfica do Instituto Superior Técnico (NAF) e pretende fomentar o gosto pela fotografia como forma de arte.

O Concurso consiste em apresentar um conjunto de 3 fotografias, a cores ou a preto e branco, captadas com câmara analógica ou digital, que dêem significado ao tema proposto e que constituam um conjunto equilibrado e estimulante do ponto de vista estético.

Regulamento, prémios e juri em http://www.nucleoartefotografica.com, inscrições, informações e dúvidas naf.ist@gmail.com

Workshop de Processos Fotográficos Alternativos - Lisboa

Pinhole (fotografia estenopeica) - a realizar-se no dia 26 de Junho

Programa:
10:00 - Chegada (café e bolinhos)
10:30 - Início do workshop
Exemplos de Pinhole
Demonstração do funcionamento de pinhole
Execução da câmara (previamente pintada pelo participante)
12:30 - Saída para o exterior (fotografar) e almoço
14:30 - Revelação do negativo pinhole
15:00 - Execução do positivo
16:00 - Carregamento da caixa para nova exposição

Material necessário:
Caixas (trazidas pelos participantes, pintadas de preto, com dimensões máximas de 50 cm, e formatos diferentes), fita-cola (fita-isoladora)

15 euros por pessoa, 8 vagas.

Para efectuar a inscrição, por favor, contacte o endereço naf.ist@gmail.com, fornecendo os seguintes dados: Nome completo, contacto telefónico e e-mail.

NOTA: O almoço não está incluído no preço do workshop e rondará os 10 euros

Workshop de iniciação à fotografia analógica - Lisboa

Vivências e Convivências - 19 e 20 de Junho

Em dois dias, do fotografar ao revelar o rolo e imprimir no papel, o processo é trabalhado com um objectivo comum, a utilização da fotografia como forma de expressão e encontro e a sua projecção para o exterior. Conceitos, técnicas e truques utilizados em fotografia analógica serão explorados enquanto mecanismo percursor do envolvimento dos indivíduos na arte fotográfica.

Resumidamente, as sessões consistem no seguinte:

Cada Oficina de Trabalho (OT) será constituída por duas sessões em dias diferentes. A 1ª sessão (sábado) terá início às 09:30h, terminando às 16:00h, com um intervalo para Almoço das 12:00h às 14:00h e contará com os 24 elementos do grupo.

Para a 2ª sessão (domingo), o grupo de 24 elementos será dividido em subgrupos de 8 elementos cada, permitindo escalar o tempo. Assim:

· S1 - 09:00h às 12:00h
· S2 - 13:00h às 16:00h
· S3 - 16:00h às 19:00h

Ambas as sessões terão lugar no IST.

Preço: 30 euros (normal)/20 euros (estudante)

Para efectuar a inscrição, por favor, contacte o endereço naf.ist@gmail.com ou os telefones 934458183 (Ana Caracol), 961178610 (Tiago), fornecendo os seguintes dados:

Nome completo, contacto telefónico, e-mail, e horário por ordem de preferência para os turnos da 2ª sessão.

NOTA:o valor de estudante cobrado mediante a apresentação do cartão de estudante.

O Almoço é custeado pelo participante e não está incluido no valor da OT. Está programado para um restaurante nas imediações do Instituto Superior Técnico e não deverá ultrapassar os 10euros/participante.

Poderá ver a descrição de cada uma das sessões em relação aos seus conteúdos pedagógicos em http://www.nucleoartefotografica.com.

Curso de Produção de Espectáculos e Eventos - Lisboa

O trabalho do produtor é indispensável para a boa prossecução do espectáculo e para muitos é considerada quase uma arte; na fronteira entre a gestão precisa e científica, o marketing e a gestão de meios, tudo isto associado à compreensão do universo artístico e estético do objecto artístico que é alvo de produção é parte integrante do trabalho do produtor. Este curso destina-se a todos aqueles que se querem iniciar nesta área, quer para produzir um espectáculo amador ou profissional, quer para levar a cabo a angariação dos meios necessários à realização de qualquer outro evento cultural

Resumo do conteúdo:
Introdução ao texto Dramático e técnicas de palco / Dramaturgia e Escolha do Texto / Pré-produção / Casting / Programação e técnica de ensaios / Técnicas de Produção e divulgação de Espectáculos / Sponsoring, apoios e mecenato / Scripts, storyboards e maquetes / Supervisão de Figurinos, Adereços e Cenografia

Horário:
2 horas de aula / 2 vezes por semana

Duração do Curso:
3 Meses

Preço:
95,00€/mês ou 230,00€
para o pagamento antecipado dos 3 meses de curso

Inscrições/Inicio próximo curso:
Segundas e Quartas das 21h00 às 23h00
Início a 31 de Maio de 2010

Inscrições e pagamentos
até 29 de Maio de 2010
+ info - telefone 21 800 16 22
HTTP://WWW.KABUKI.PT

Formador: Ricardo Bargão
Nasceu em Lisboa (1969) e estudou Línguas e Literaturas Modernas, porque sempre foi apaixonado pela escrita e a leitura, em especial de poesia. Começou no teatro com Manuel Almeida e Sousa, passou por um curso de actores/marionetistas no Centro Cultural de Almada/IEFP e fez diversas outras formações na área do teatro, da música e do circo, com professores como João Mota, Maria Helena Serôdio, José Carlos Barros, Ildeberto Gama, José Ramalho, João de Mello Alvim, Jorge Sobral Pinto, Carlos Pimenta, Ana Borralho, João Galante, entre outros.

Estreou-se no teatro profissional em 1993, com Filipe Crawford no Grupo Meia Preta e foi fundador da Companhia de Teatro Projecto Quinto Império e Labirinto de Imagens, dividindo as suas intervenções entre a escrita, a encenação, a interpretação e a sonoplastia. Encenou autores com Bertolt Brecht, Ruzante, Gil Vicente, Carlos Correia, Antero de Quental, José Régio, Marquês de Sade, Franz kafka e Fernando Pessoa, dirigindo actores como Carlos Ramos, Alexandra Lencastre, Henrique Sanguinetti, Carlos Pisco, Nuno Machado, Luís Ramos, Carmo Cristóvão, Sofia Mestre, Salmo Faria, Mónica Negro,Carla Barbisan, Natacha Paulino, David Mesquita, Joaquim Guerreiro, Sofia Saragoça, entre outros.

Interpretou e encenou inúmeros espectáculos destinados a um público escolar, utilizando textos de leitura obrigatória na disciplina de Português. Trabalho como actor quer em teatro, quer em televisão e cinema. Desenvolve um trabalho regular como performer desde 1989. É director do Kabuki – Centro d’Arte. Ministra formação de actores a diversos níveis.

Workshop: Let's Jazz - Lisboa

Workshop de Iniciação á Moda - Porto

O Standard Shoes Studio apresenta : Um workshop dedicado á Moda!!

Nos dias de hoje a imagem é o melhor cartão de visita e uma ferramenta essêncial para se vencer no mundo do trabalho , seja ele qual fôr! Aproveitem este atelier para aprender os melhores truques para criar uma imagem de sucesso!!!

Objectivos:
* Aprender os passos básicos de maquilhagem e boa conduta
* Técnicas de Desfile e Fotografia
* O essêncial da Moda

Data: 5 e 6 , 12 e 13 de Junho
Horario: 15h ás 18h
Preço: 30€ por pessoa ( pelos 4 dias )
Local: Standard Shoes Dance Studio , Rua St.Catarina nº581 Sala 4 Porto
Orientadora: Juliana Costa
* Desfiles em vários bares e discotecas incluíndo na Alfandêga do Porto
* Catálogos para marcas como : Leechee , Chocolada , SMK , entre outras
* Trabalhos de presença e promoção , entre eles uma trabalho de promoção para a TMN

Para te inscreveres basta enviares um email para: standardshoestudio@gmail.com com os teus dados!

As inscrições são limitadas!!!

STANDARD SHOES DANCE STUDIO
Rua St.Catarina nº581Porto
http://standardshoes.blogspot.com
Contacto: 916293625

Casting Workshop: Longa Metragem Musical - Lisboa

CASTING WORKSHOP - LONGA METRAGEM MUSICAL - LISBOA

Cursos Be On Stage - www.castingonstage.blogspot.com

CASTING
CINEMA: LONGA METRAGEM MUSICAL: (20 actores para os papeis principais)
Companhia Teatral À PROCURA DE SHAKESPEARE: 2 Musicais: (8 actores)
BE ON STAGE produções: 2 Espectáculos de digressão: (10 actores)

O WORKSHOP CASTING
1ª Semana: Exercícios de grupo
(Intuição, técnica, entrega, criatividade, viveiros, construção de personagens, trabalho de grupo...)
2ª Semana: Construção de Espectáculo
(Direcção, construção de espectáculo, dedicação, criatividade...)
ESPECTÁCULO – Último dia de Curso
O resultado final do curso será concluído com um espectáculo de teatro com apresentação ao público.

DATAS: 2010
TURMA 2: 19 a 31 de Julho
TURMA 3: 16 a 31 de Agosto

HORÁRIO:
20h00 às 0h00 (pós-laboral)
LOCAL:
CENTRO CULTURAL GALEGO
CANDIDATURAS:
Envia-nos Foto, Currículo, Contactos e Carta de Apresentação
(contendo o nome, idade e razões porque quer participar no curso)


Email: workshop.teatro@gmail.com
Telm: 919871256 – 914701322

Entraremos em contacto com os candidatos o mais brevemente possível.

Mais informações em: www.castingonstage.blogspot.com

BE ON STAGE produções
http://www.castingonstage.blogspot.com
http://www.cursoanual.blogspot.com
Email: workshop.teatro@gmail.com
Telm: 919871256
Telf: 217158187

Audição para Jovem Intérprete - Lisboa

AUDIÇÃO PARA JOVEM INTÉRPRETE: ACTOR OU BAILARINO COM EXPERIÊNCIA TEATRAL

O Colectivo 84 vai realizar uma audição no São Luiz Teatro Municipal para seleccionar um jovem intérprete para o espectáculo MORRO COMO PAÍS, com direcção de John Romão, a partir do texto do dramaturgo contemporâneo grego Dimítris Dimitriádis, que estreará no final de Julho de 2010, no Festival Citemor (Montemor-o-Velho).

A audição decorrerá no dia 12 de Junho (sábado), entre as 15h e as 20h, no São Luiz Teatro Municipal (Lisboa), para jovens intérpretes (sexo masculino): actores ou bailarinos com experiência teatral, com idades compreendidas entre os 18 e os 27 anos. O espectáculo terá uma forte componente física. Exigências: ter gosto pelo risco e não ter pudor.

Os períodos e locais de trabalho deste espectáculo são:
. LISBOA: ensaios de 18 de Junho a 18 de Julho de 2010;
. MONTEMOR-O-VELHO: residência artística de 19 a 30 de Julho de 2010;
. MONTEMOR-O-VELHO: estreia Festival Citemor, a 31 Julho e 1 Agosto 2010.
Há igualmente a possibilidade de apresentar o espectáculo em Lisboa, no final de Outubro de 2010.

Os interessados deverão enviar CV com fotografia e contactos (email e telefone), até dia 6 de Junho de 2010 para colectivo.84@gmail.com (Lara Silveira - 914879660).

+ infos de espectáculos anteriores: http://colectivo84.blogspot.com / http://ocobertor.blogspot.com

Workshop de Interpretação para Cinema com Sergio Penna - Lisboa

Público Alvo
atores, diretores, estudantes de cinema e teatro

Apresentação
Este workshop é uma oportunidade para atores, diretores, estudantes de cinema e artistas interessados, conhecerem o trabalho desenvolvido por Sergio Penna, um dos mais requisitados preparadores de elenco do cinema brasileiro.

Sergio Penna é professor convidado de Direção de Atores da Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba; do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; e da Academia Internacional de Cinema - SP.

Seus principais filmes como preparador de atores são “Bicho de Sete Cabeças”, “Chega de Saudade” e “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodanzky; “Carandiru” (filme e série para tv), de Hector Babenco; “Lula o Filho do Brasil”, de Fabio Barreto; “Contra Todos”, de Roberto Moreira; “Batismo de Sangue”, de Helvécio Ratton; “Antonia” (filme e série para tv), de Tata Amaral; e ”Não Por Acaso”, de Phillippe Barcinski. Os trabalhos mais recentes são: “Bróder”, de Jeferson De; “Bruna Surfistinha – O Doce Veneno do Escorpião”, de Marcos Baldini; e “Heleno”, de José Henrique Fonseca. Também preparou o ator Rodrigo Santoro para os filmes “Che” (competição oficial de Cannes 2008), de Steven Soderbergh; “La Leonera” (representante argentino do Oscar 2009), de Pablo Trapero; “I Love You Philip Morris” (inédito), de Glenn Ficarra e John Requa; “There Be Dragons” (inédito), de Roland Joffé.

O programa do curso terá como foco o naturalismo e a verdade do ator em cena, destacando-se a respiração e o movimento como reveladores de estados de emoção, a memória corporal, o ator-autor e suas contribuições para a mise en scène, disponibilidade, concentração e verticalidade.

Os participantes vão aprofundar-se no processo de Sergio Penna, através de investigações práticas e também de reflexões teóricas a partir de uma análise detalhada da interpretação dos atores nos filmes em que trabalhou e em material de arquivo pessoal do making of da preparação.

A proposta inclui ainda o conceito de cinema instantâneo com a criação work in progress de pequenas situações dramáticas baseadas nos exercícios realizados, para posterior gravação, exibição e estudo das experiências filmadas.

Programa
- a respiração como principio ativo para revelar estados de emoção
- disponibilidade física e sensorial do ator
- memória corporal
- naturalismo em cena
- verticalidade do processo para fugir de caricaturas
- o gráfico de emoções do ator: uma ferramenta para a não linearidade das filmagens
- decupagem dramática das seqüências: o foco da emoção
- descoberta da lógica interna da personagem
- o universo pessoal do ator na construção da personagem
- composição instantânea: pensar e agir como a personagem
- o imaginário de um lugar influenciando diretamente na pesquisa da personagem
- a rua como exercício para o naturalismo
- um pacto de confiança entre os atores para o enfrentamento de situações limite
- koans e hai-kais: delicados e profundos poemas orientais que revelam o essencial
- o roteiro subjetivo como complemento ao roteiro objetivo
- dinâmica de ensaios que seguem a cronologia do roteiro
- a dramaturgia colaborativa no cinema
- adequação do roteiro na definição da mise en scene
- a opção de entregar ou não o roteiro aos atores e seu desdobramento
- a importância de ensaios nas locações ou espaços próximos do real
- aquecimento do ator específico para cada personagem e cena: dos ensaios ao set
- importância da pré e do pós cena
- a relação direta entre o movimento do ator e o movimento da câmera
- a importância do trabalho com o elenco principal e com o elenco de apoio
- a singularidade do trabalho com atores não profissionais

http://www.sergiopenna.com

o workshops acontecerá entre os dias 25,26 e 27 de junho

As aulas acontecerão nas instalações do IPJ da Expo em Lisboa
contacto: karlamuga@hotmail.com

ELIA is looking for a Deputy Director

ELIA - the European League of Institutes of the Arts is looking for an inspiring and committed:

Deputy Director full time
A key management post with responsibility for communications and advising on future strategic planning.

Please send your application by 15 June 2010 to:

ELIA c/o Johan Deeder
Beulingstraat 8
1017 BA Amsterdam

and/or to elia@elia-artschools.org

Please be prepared to provide two references.

For more information: http://www.elia-artschools.org/jobs

Executive and Research Assistant for The Platform for Intercultural Europe - Brussels

The Platform for Intercultural Europe is recruiting an Executive and Research Assistant to work in Brussels starting between 5th July and 1st September.

The deadline for applications is 4th June. Candidates selected for interview will be notified by 14th June. Interviews will be held in Brussels on 16th and 17th June.

How to apply
Please send a letter of motivation (attached word or pdf document, in English, responding to each point of the person specification, and stating the possible start date) and CV (2 pages max.) by email to sabine.frank@intercultural-europe.org

Further Information and Queries
For more information on the Platform for Intercultural Europe, visit:
http://www.intercultural-europe.org

If you would like to have an informal conversation before submitting your application, please contact Sabine Frank on sabine.frank@intercultural-europe.org or
Tel +32 2 534 4002

Culture Jobs International

Culture Jobs International (CJI) is a website that keeps cultural operators informed about jobs in Europe and beyond, and enables cultural organisations to recruit from across Europe. This service allows you to:

- find about job adverts in the cultural sector;
- post a cultural job announcement;
- get job opportunities by email.

For the latest jobs in the culture sector go to http://www.culturejobsinternational.org.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Workshop: Producao de Eventos Desportivos - Lisboa

Formador | DIAMANTINO NUNES E CARLOS MOUTINHO
5, 6 de JUNHO

OBJECTIVOS
- Análise da Organização do Evento desportivo; O “World Bike Tour” como exemplo prático de um evento bem sucedido;

PÚBLICO ALVO
Estudantes e profissionais das áreas de gestão, marketing, eventos, sociologia e ainda outras áreas relacionadas com o fenómeno social de participação em eventos de massas..

CONTEÚDOS
Eventos de massa e eventos desportivos como fenómenos de massa;
•Noções sobre organização e gestão de eventos desportivos;
•Origem do Bike Tour;
•Modelo Organizativo;
•Processo de Internacionalização, adaptação para modelo “World Bike Tour”

FORMADOR
Diamantino Nunes
Presidente do Comité Organizador “World Bike Tour” e administrador do Grupo Sportis

Carlos Moutinho
Direcção de Comunicação e MKT do Grupo Sportis

http://www.sportis.pt
http://www.worldbiketour.net

HORÁRIO
10h‐13h
14h‐19h

VAGAS
16 Participantes
(mínimo 8)

PREÇO
Inscrições 50€
Geral +100€
comunidade restart:20% desconto
dois workshops:15% desconto no 2º workshop
(ofertas e descontos não acumuláveis e aplicáveis apenas ao valor “Geral”)
Pagamento integral até à primeira semana antes do início.

+ informações
Telefone| 21.3609450
e-mail | info@restart.pt
http://www.restart.pt

RESTART
Rua da Quinta do Almargem, nº 10
Belém

Aulas personalizadas ao domicilio

Aulas personalizadas ao domicilio de:
* Edição de vídeo com Adobe Premiere
* Criação (authoring) de DVDs com Adobe Encore
* Criação de filmes interactivos multiplataforma (internet, telemóveis, DVDs, consolas de jogos, etc.)
* Web design + CSS com Dreamweaver (criação de sites / portfolios )

Para mais informações contactar Diogo
tlm: 916685907
email: media@arte-digital.org
site: http://diogo-andrade.blogspot.com

Casting "José" - Lisboa

Sexta 04 de Junho de 2010-05-24 Das 18h ás 20h Local: Universidade Lusófona Estúdio Q (Campo Grande)

Actor/Actriz dos 20 aos 30 anos (papel principal)

Exercício curricular (Ficção) – Direcção de Actores

Para mais informações e inscrições pode contactar-nos através dos telefones 912798654 / 969224785 ou e-mail: raquelstar22@hotmail.com
sapo_sfanael@hotmail.com

Workshop: Valorização de Imagem Pessoal - Lisboa

OBJECTIVOS GERAIS
• Visa-se com este workshop, a valorização da imagem pessoal de cada participante.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
• No final deste workshop a/os participantes deverão ser capazes de encontrar as soluções mais adequadas em termos de vestuário, tendo em conta a morfologia do seu corpo, da sua personalidade, estilo de vida e orçamento.

DATA DE REALIZAÇÃO
• 08 de Junho de 2010

DURAÇÃO
• 4 Horas

HORÁRIO
• Pós Laboral: Terça-Feira (das 18H30 às 22H30)

LOCAL DE REALIZAÇÃO
• Av. João XXI, nº 64 -3º Dto. 1000 – 304 Lisboa
(Metro Campo Pequeno - linha Amarela / Autocarros / Parques de Estacionamento)

FORMA DE ORGANIZAÇÃO
• Formação Presencial

METODOLOGIAS
• Activa
• Demonstrativa
• Expositiva

PREÇO
• 50 Euros (Isentos de IVA)

FORMADORA
• Cila Lopes (Formadora/Consultora de Imagem)

ESTRUTURA PROGRAMÁTICA
1. Análise dos estilos actuais e desejados pelas participantes
2. Os vários tipos de morfologia e forma correcta de a valorizar
3. Regras de Base
4. Cortes de vestuário mais adequados a cada morfologia
5. Análise das peças de vestuário trazidas pelas participantes
6. Resposta a questões

valter.barros@mestrefc.com

Workshop de Representação frente a Câmaras - Lisboa

Data: 26 e 27 de Junho (Sábado e Domingo)
Horário: das 14h às 19h
Local: Rua Pau de Bandeira, nº 50B Lisboa
Formador: Nuno Bernardo
Destinatários: a partir dos 16 anos

Para mais informações:
Rua Pau de Bandeira, nº 50B
1200-758 Lisboa
Tel. 21315 78 15
Email: inimpetus@netcabo.pt
Web: http://www.inimpetus.org

Workshop: Da Energia à Acção - Lisboa

De 31/05 (segunda) até 03/06 (quinta):
Ministrante: Raquel Scotti Hirson
Carga horária: 16h, 4h/por dia
Horário: 13h às 17h
Valor: 100 euros (80euros, alunos do Evoé)

A arte de actor se concentra em dois elementos essenciais: presença e acção. A presença diz respeito a algo íntimo, uma pulsação que trespassa e percorre toda a acção cénica. A acção, como o trilho do trem, é a estrutura por onde a energia do actor se manifesta. Através da materialidade da acção é possível que a energia íntima do actor, sua presença, chegue ao espectador. Este curso terá como ponto de partida alguns dos elementos do treino energético e técnico dos actores do LUME como a transformação do peso em energia, a dinâmica das acções físicas no tempo e no espaço, a relação com o chão, a relação com o ar, o trabalho das articulações e a segmentação corporal, a relação entre actores, bem como a utilização de elementos externos como imagens, quadros, música, texto, objectos. A partir das diferentes qualidades corporais que cada um desses estímulos sugere, mergulharemos no corpo como agente central, seja ele corpo concreto, cuja musculatura necessita alongamento, força, segmentação, enraizamento ou o corpo imagético, capaz de materializar diferentes qualidades de vibração na busca de uma expressividade pessoal.

ESPAÇO EVOÉ - O Corpo das Artes
Rua das Canastras n.º36|40, 1100-112 Lisboa
tel/fax: (00351) 218880838
telm: 963816505 | 964462602
e-mail: evoe@evoe.pt
sítio: http://www.evoe.pt

Workshop: Leitura e Movimento - Actividade para Mover Bibliotecas - Lisboa

De 15 à 16 de Junho das 14 às 17h na Casa da Achada - Centro Cultural Mário Dionísio

Quando nos entregamos ao acto da leitura, cada informação que nos chega é assimilada por nosso corpo através de uma espécie de simulação sensório-motora de nosso aparato biológico que ocorre internamente, de modo a tornar possível que aquela experiência que chega a nós através da leitura seja cognitivamente apreciada. Assim, quando estamos a ler estamos também a nos mover. A proposta desta actividade é então, relacionar o corpo todo no acto da leitura e da recepção de informações. Propor maneiras de integrar o conhecimento de maneira dinâmica e activa é o propósito deste workshop que focará, sobretudo, como é que através do movimento o corpo se torna mais ou menos disponível para a alteração de nossos estados de atenção de modo a propiciar maior acuidade na interacção com as informações que contactamos.

Público-alvo: interessados em dinamizar sua relação com a leitura e/ou com o movimento do corpo.
Orientação: Paula Petreca - bailarina, coreógrafa e mestre em Comunicação e Semiótica.

Paula Petreca
912621151
http://paulapetreca.wordpress.com
skype: paulapetreca

NOwBODY: Workshop com João Fiadeiro

Aulas de New Style - Porto

Aproveita esta oportunidade para vires aprender o lado mais feminino do hip hop!!!

Local: Standard Shoes Studio ( Rua St.Catarina 581 )

Dia: Segunda-feira

Horario: 20h30 ás 22h

Mensalidade: 20€

Inscrição: 25€ + oferta surpresa

STANDARD SHOES DANCE STUDIO
Rua St.Catarina nº581Porto
http://standardshoes.blogspot.com
Contacto: 916293625

Larry Smith no FEST - Espinho

LARRY SMITH, DIRECTOR DE FOTOGRAFIA DE STANLEY KUBRIK NO FEST - TG2010

Acabamos De confirmar mais um expert de nível mundial no FEST – Training Ground 2010

Não fizemos por menos, e conseguimos confirmar Larry Smith, o ultimo Director de Fotografia a trabalhar com Stanley Kubrik, mais concretamente no fabuloso “Eyes Wide Shut” um trabalho que foi largamente elogiado. A carreira de Larry Smith ficou marcada no seu inicio pela grande proximidade a Stanley Kubrik, trabalhando no departamento de imagem de filmes como Barry Lyndon ou The Shinning. Actualmente Larry acabou de filmar o “The Guard” com Don Cheadle e Brendan Gleeson. Larry é membro da prestigiada British Society of Cinematographers.
Larry Smith será o formador da Master Class – Light on my set, Cinematography.

O FEST – Training Ground 2010 decorrerá em Espinho de 21 a 26 de Junho, e é um dos maiores e mais relevantes eventos de formação no audiovisual a nível mundial, com experts de luxo e varias oportunidades de networking.
O preço da sua formação torna-o acessível a todos com o passe para a semana a custar apenas 59 euros.

Para se registar no FEST - Training Ground visite a nossa página em www.trainingground.fest.pt


As surpresas vão continuar nesta sexta edição e ainda pode inscrever-se no Training Ground 2010, a decorrer de 21 a 26 de Junho, na cidade de Espinho.

Em que consiste o FEST - Training Ground?

FEST Training Ground é um espaço onde jovens entusiastas e realizadores de cinema de todo o mundo se juntam durante uma semana para participar numa instrução de luxo desde workshops até master classes, leccionada por especialistas de topo da indústria cinematográfica reconhecidos pelo seu sucesso.

O programa aborda os aspectos essenciais na produção de filmes, desde a escrita do argumento, análise de um estilo específico ou disciplinas técnicas como a edição de som, direcção de fotografia. O TG2010 é amplo em actividades para que cada um dos participantes consiga preparar a experiência à sua medida de acordo com as suas preferências.

Outros experts de nível mundial estão também confirmados, como Hervé Schneid, Etgar Keret, David Macmillan, entre muitos outros.

Espero o encontrar em Espinho no mês de Junho
http://www.trainingground.fest.pt

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Projecto independente procura Produtor(a)

Realizador/Produtor procura Produtor(a) para colaboração em filme independente, não-remunerado.

Contactar filmeindependente@hotmail.com

Aulas Abertas: Estúdio 8 - Odivelas

Aula aberta de Hip-Hop com o professor Paulo Lopes, dos Ritmos Urbanos, no Estúdio 8
3ªfeira, dia 1 de Junho, das 20:00 às 21:00
Na 3ª feira, dia 1 de Junho, o Estúdio 8 vai lançar uma aula aberta de Hip-Hop de iniciação com o professor Paulo Lopes, dos Ritmos Urbanos. Pedimos que, mesmo sendo uma aula aberta, confirmem a vossa presença por email ou telemóvel. As aulas abertas têm um número mínimo de inscrições para se realizar.
Este será o horário regular das aulas de Hip-Hop de iniciação, que irão começar na semana seguinte à aula aberta, caso haja um número mínimo de interessados.

Aula aberta de Capoeira com o professor Bola no Estúdio 8
6ªfeira, dia 4 de Junho, das 19:30 às 20:30
Na 6ª feira, dia 1 de Junho, o Estúdio 8 vai lançar uma aula aberta de Capoeira de iniciação com o professor Bola. Pedimos que, mesmo sendo uma aula aberta, confirmem a vossa presença por email ou telemóvel. As aulas abertas têm um número mínimo de inscrições para se realizar.
Este será o horário regular das aulas de Capoeira de iniciação, que irão começar na semana seguinte à aula aberta, caso haja um número mínimo de interessados. Há também outro horário possível, às 3ªs feiras das 19:00 às 20:00.

Aula aberta de Dança Contemporânea com a Professora Alena Dittrichová, no Estúdio 8
Dia 7 de Junho, 2ª feira
20:00 às 21:30
Esta será uma aula aberta, experimental, com vista a lançar a nova aula de Dança Contemporânea.
Este será o horário regular da nova aula de Dança Contemporânea de iniciação, que irá começar na semana seguinte à aula aberta, caso haja um número mínimo de interessados.

Email
estudio8escola@gmail.com
geral@estudio8escola.com


Quinta da Cabaça, Edifício 1, 1º Andar, na Estrada da Paiã, perto do Odivelas Parque, Odivelas.

Workshop TO e Oficina de Teatro das Oprimidas - Porto

WORKSHOP aberto de Sensibilização ao TO
28 de Maio // 21h30
Introdução à metodologia do Teatro do Oprimido – experimentação de jogos.
Introdução aos princípios e contextos de intervenção do Teatro-fórum.
Local ESMAE – Café concerto. Rua da Alegria, 503. Porto
Duração 1h30
Destinatários Público em geral, jovens e adultos.
Gratuito

Oficina de Teatro das Oprimidas
3, 4, 5, 6 de Junho
Sob a orientação de Alessandra Vanucci e Bárbara Santos (CTO-Rio), a decorrer no Brasil e outros países da África Lusófona desde Dezembro de 2009, o Laboratório Madalena é uma experiência teatral voltada para as Mulheres empenhadas em investigar as especificidades das opressões enfrentadas pelas Mulheres e em criar medidas efectivas de superação dessas opressões, assim como, de promoção de igualdade de género.

PELE_Espaço de Contacto Social e Cultural
http://www.apele.org
http://www.associacaopele.blogspot.com

Cenógrafo (M/F) procura-se

Procura-se cenógrafo (M/F) recém licenciado ou em vias de se licenciar.

Remunerado

Projecto desafiante.

Contacto: cenografiaprocurase@gmail.com

Cursos de Verão no Ar.Co - Lisboa

Oficina: O Corpo Criativo - Póvoa de Varzim

D'Mente em Movimento - Oficinas de Fim de Tarde
O corpo e a postura | Movimento no espaço | O eu e o outro | O contacto e o desenvolvimento
por Edite Amorim

Dia 30 de Maio_18:30h-21:30h
Espaço d'Mente do Varazim Teatro_Rua da Fortaleza, nº20 - Póvoa de Varzim

Este é um workshop orientado de forma gradual, em que passo a passo se guiam os participantes pelas potencialidades do Corpo (espaço, movimento, deslocamento, contacto). Usam-se técnicas de dança, teatro e da psicologia.

Mas sobretudo, usa-se o grupo como principal ferramenta. Aprende com o outro e através do outro. Criando mo(vi)mentos.

A formadora: Edite Amorim- Psicóloga, com master em Análise e Condução de Grupos e formação em Trabalho Corporal Integrativo em Barcelona. Professora de trabalho sobre o Corpo no Curso de Música nos Hospitais e co-coordenadora do Projecto Jogos de Corpo e Voz.

Ama as viagens, a dança, o chocolate, as conversas até tarde, o "cortado" pela manhã, a fotografia, o cheiro das praias do Atlântico e o azul das do Mediterrâneo.

Destinatários: Todas as pessoas M/16 anos interessadas em conhecer o corpo criativamente

Preço: 5 euros (com desconto para sócios do Varazim Teatro)

Máximo 16 participantes.

Inscrição prévia Obrigatória

VARAZIM TEATRO
Associação Cultural
Espaço d'Mente
Rua da Fortaleza, nº20
4490-511 Póvoa de Varzim

vt@varazimteatro.org
http://www.varazimteatro.org
http://blog.varazimteatro.org
T:252622192 ou 916439009

Procura-se Actor/Actriz

PROCURA-SE ACTOR/ACTRIZ 25 A 35 ANOS
QUE GOSTE DE TRABALHAR COM CRIANÇAS

NOVOS PROJECTOS ANO LECTIVO 2010/2011
DA COMPANHIA DO TEATRO BOCAGE
PARA ESCOLAS E PÚBLICO EM GERAL

DISPONIBILIDADE TOTAL
A PARTIR DE 16 DE AGOSTO
POSSIBILIDADE DE INTEGRAR ELENCO
DE PROJECTOS PARA ADULTOS

ENVIA O TEU CV PARA:
TEATROBOCAGE@GMAIL.COM

RESPOSTA ATÉ 28.MAIO.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Formação Forum Dança - Lisboa

Seminário Corpo com Voz
Ciclo Dança na Comunidade
Com Margarida Mestre
5 e 6 Junho 2010
Trabalharemos a voz e o movimento numa perspectiva de descoberta de potencialidades próprias de cada um dos participantes e também da possibilidade de aplicação destas estratégias, e sua influência, na prática pedagógica.

Wokshop At Once, com Ana Mira
Ciclo Novas Tendências nas Artes Performativas
19 e 20 Junho 2010
Em Set.09 participei no Solo Performance Commissioning Project, na Escócia, em que coreógrafa Deborah Hay transmite o solo e guia os participantes na sua performance durante um período de 11 dias num contexto de residência.

Arte Jovem - ateliers artísticos
Para crianças dos 7 aos 13 anos
De 28 Junho a 16 Julho 2010
Arte Jovem é uma alternativa para a ocupação dos tempos livres das crianças e jovens, iniciando-as nas artes performativas através do contacto com artistas.

Seminário de Marketing e Comunicação
das Artes Performativas e Visuais
com Nelson Guerreiro
De 1 a 23 de Julho 2010
Serão abordadas temas como a caracterização da especificidade do sector artístico-cultural, noções de marketing e comunicação culturais, valorização das artes performativas e visuais, acções de desenvolvimento de públicos...

Workshop de Butoh - Body Resonance
com Yumiko Yoshioka
26 a 30 Julho 2010
O corpo é um receptáculo de tempo (...) Body Resonance é a chave para abrir o mundo em constante mudança dentro e fora de nós. Um passo para a metamorphose. Vamos desfrutar o caos!
Parceria com A Menina dos meus Olhos

CURSO DE DANÇA NA COMUNIDADE
Outubro 2010 / Junho 2011
Candidaturas abertas até 4 Out.2010
Este programa de formação de 310 horas pretende contribuir para que as práticas artísticas estejam presentes na vida de um número cada vez mais alargado de pessoas. Baseia-se na acessibilidade da experiência artística enquanto um direito e um valor.

Forum Dança - Associação Cultural
EDFÍCIO | LX Factory Rua Rodrigues Faria 103
1300-501 Lisboa
T.21 342 89 85 | 91 963 63 50 | 92 757 91 61
F. 21 342 89 86
E. forumdanca@forumdanca.pt
http://www.forumdanca.pt

Oficina de Escrita Criativa - Lisboa

Dia 1 de Junho começa a nova oficina de escrita criativa:

Palavras chave para fechaduras de papel

escrevi a palavra ovo e o céu ficou estrelado,
escrevi a palavra casa para o botão desalojado.

escrevi a palavra poeira e deu-me vontade de sacudir,
escrevi a palavra regresso antes mesmo de partir.

escrevi a palavra tristeza e mandei-a passear,
escrevi a palavra eu na esperança de me encontrar.

escrevi a palavra vida para encher mais o meu dia,
escrevi a palavra amor porque sei que é magia.

escrevi a palavra liberdade sem saber se tinha escolha,
surgiu a palavra chave e abri mais uma folha...

Oficina de escrita criativa

Data: 1 de Junho a 22 de Junho (4 sessões à terça-feira)
Horário: 19.30h - 22.00h
Local: Largo de Santos, nº5 - 2º
1200 - 808 Lisboa

Mais informações:
Marta Fresco
http://martafresco.home.sapo.pt/

Contra a chuva...escrever escrever! - Lisboa

Escrita do Eu | intensivo | de 25 a 28 de Maio (começa hoje!)

Escrita criativa à volta do corpo | Sábado | 29 de Maio
Um curso para ir à procura das histórias escondidas por dentro e por trás de uma mão, uma ruga, uma pequena cicatriz. Para desvendar os segredos dos joelhos, os pensamentos da garganta ao contacto com a sopa quente, os mistérios de um movimento. Dor, prazer, borboletas na barriga, olhos colados da manhã: tudo pode servir para desencadear a criatividade e começar a narrar. A partir de imagens, objectos, textos e música, usaremos o corpo como fonte de inspiração para escrever, e a escrita como instrumento para observar e interrogar o corpo. Por uma vez, em vez de sermos nós a dizer ao corpo como tem de ser, deixaremos que seja ele a falar e contar as suas histórias.

Escrita de Humor | Terça-feira | 1 de Junho
Quatro sessões para: perceber os vários tipos de mecanismos que causam o riso no ser humano; saber reconhecer as especificidades dos vários tipos de humor; identificar e reproduzir as técnicas estruturais do humor e desenvolver ferramentas para criar situações humorísticas a partir de situações do quotidiano e da actualidade.

Escrever um livro: por onde começar? | Terça-feira | 1 de Junho
Um mergulho no processo de escrita de um livro. Procurar e partilhar ideias, conhecer o processo criativo de alguns autores, sentir as personagens, escolher nomes, enredo, voz, espaço. Começar os primeiros capítulos, fixar horários e definir métodos de trabalho. Estruturar a base, o esqueleto do livro. O empurrão para começar e continuar a escrever!

Desformatar através da escrita | Segunda-feira | 7 de Junho

Revistas: da ideia à venda do artigo | Segunda-feira | 7 de Junho

http://www.escreverescrever.com
Praça Luís de Camões, n.º36 - 3.ºDto
Tel. 91 119 77 97 | 21 096 21 58

Alberg.Circus 4 - Albergaria-a-Velha

Ola
Faltam cerca de 10 dias para o Alberg.Circus 4 .

Tudo se está a fazer para que este ano aconteça mais um grande encontro na já conhecida e característica Quinta do Torreão em Albergaria-a-Velha.

O Alberg.Circus - encontro de malabarismo, artes do circo e mais... irá acontecer nos próximos dias 4, 5 e 6 de Junho 2010, em Albergaria-a-Velha, numa organização da associação cultural AlbergAR-TE em parceria com a Camara Municipal de Albergaria-a-Velha

Do programa geral farão workshops de formação, gala de circo, desfile, olimpiadas, exposição fotográfica, openstage, festa... e outras surpresas.

Como novidades para este ano temos um concurso fotográfico. Poderás As fotos concorrentes podem ser vistas aqui: http://picasaweb.google.com/fotoscircus2010/ConcursoFotograficoAlbergCircus4#

Visita o site da AlbergAR-TE / Alberg.Circus para ires sabendo das novidades: http://www.albergar-te.com

Acompanha o Alberg.Circus no Facebook e faz-te amigo:
http://www.facebook.com/alberg.circus

Ou desde já inscreve-te em http://albergar-te.com/wordpress/?page_id=75/

Um beijo, um abraço e um nariz de palhaço
Vemo-nos no Alberg.Circus4
4 anos consecutivos, é obra!

A direcção da AlbergAR-TE

Curso de Voz: Iniciação - Lisboa

A Voz é uma ferramenta quase indispensável ao trabalho do actor e do cantor, mas também do professor, do formador, do vendedor e de todos aqueles que frequentemente têm de comunicar por via oral. Este curso destina-se a todos os que necessitam de usar a voz e que desejam melhorar o respectivo desempenho e eficácia.

Resumo do conteúdo:
Fisiologia da voz falada / Emissão vocal na fala / Suporte e o apoio respiratórios / Avaliação fonoaudiológica / Distúrbios vocais neurológicos / Relaxamento da máscara facial / Abertura de boca “bocejo” / Relaxamento corporal / Conforto vocal / Locais de ressonâncias no corpo / Direcção interna do som / Posicionamento e ressonância do corpo no palco / Apoio e projecção vocal / Ambiente acústico vs. Quantidade de energia / Apoio e emissão do som / Caminho e direcção interna da voz no corpo / Caminho e direcção externa da voz no espaço físico / Vazio musical / Audição e retenção sonora / Qualidades do som / Sonoridades possíveis da voz / Dicção / A voz amplificada / Uso de voz em palco, locuções e gravações

Horário:
50 mn de aula / 1 vez por semana

Duração do Curso:
12 aulas

Preço:
85,00€/mês ou 150,00€
para o pagamento antecipado dos 2meses de curso

Inscrições/Inicio próximo curso:
Quartas das 19h00 às 20h00
Início a 26 de Maio de 2010

Inscrições e pagamentos
até 25 de Maio de 2010

+ info
telefone 21 800 16 22
HTTP://WWW.KABUKI.PT

Workshop dança Butoh - Coimbra

Calendarização:
4, 5, 6 JUNHO '10

Dia 4 JunHO, 6ª feira
19h15-21h00
Músculo de Ideias
Músculo de Ideias
[Algumas noções sobre a história do Butoh, principais artistas e criadores, visionamento de vídeos de diversos artistas e conversa sobre esta forma de dança. Visionamento de vídeos com trabalhos coreográficos da autora ]

Dia 5 de JUNHO, Sábado
10h00-12h00
Aula Técnica (Butoh)
13h00-17h00
Butoh composição

Dia 6 de JUNHO , Domingo
10h00-12h00
Aula Técnica (Butoh)
13h00-17h00
Butoh composição

Formadora
Yuko Kaseki
Yuko Kaseki nascida no Japão desenvolve trabalho como bailarina e coreógrafa em Berlim desde 1995. Estudou dança Butoh e artes performativas na HBK em Braunschweig com Anzu Furukawa e fez parte do seu enseemble Dance Butter Tokyo e Verwandlungsamt.
De 1989 a 2001 kaseki foi bailarina principal da companhia da coreógrafa Anzu Furukawa (Furusawa foi solista na companhia de Butoh Gairakudakan) e cofundadora do Dance Love Machine enssemble. Sob orientação de Kurusawa Kaseki desenvolveu um vocabulário rico em ritmo e elegante, combinando elementos de técnica de dança moderna com as práticas de música para criar o seu estilo de dança butoh.
Em 1995 formará a companhia cokaseki.Os seus trabalhos foram apresentados na Alemanha, Reino Unido, Japão, Canada, México e EUA tendo recebido as seguintes distinções: "Outstanding Production", The Dora Mavor Moore Awards 2007 in Toronto, Canada, "no-ballet, International Dance Competition 2007", Ludwigshafen, Alemanha, "the Best Ensemble Performance" Isadora Duncan Dance Award 2004 in San Francisco, USA, "Toyota Choreography Award 2004" in Tokyo, Japão e "Outstanding Achievement in Performance - Company", Isadora Duncan Dance Award 2009 in San Francisco, USA.
Lecciona regularmente nos EUA (San Francisco, Nova Iorque), Alemanha, Reino Unido, Canada e Japão

Butoh
O workshop oferece técnicas de sensibilização para aprimorar a sensibilidade interna e expressão física.
Trabalharemos imagens para redesenhar o mapa do corpo usando métodos Butoh e Teatro físico desenvolvendo relaxamento, sensibilização e dinamismo físico.
Exploraremos os nossos próprios movimentos no formato solo, dueto e em improvisações de grupo. Diferentes intensidades possibilitam experimentar novas capacidades de movimento e diferentes possibilidades individuais. É importante que cada bailarino encontre a realidade do corpo da existência pessoal - modo de vida.
Iniciaremos cada sessão com um aquecimento basedo na ginástica Noguchi. Permitindo o relaxamento e permeabilidade do corpo e sua sensibilização. Trabalharemos o centro através de consciencialização no Taden (centro). Aprender a escutar o corpo e desenvolver relação entre tempo espaço e conceito. Re-experenciar a vida. O corpo como um armário com infinitas gavetas. Sentir a memória do corpo e encontrar novas memórias. Esvaziar estas e encontrar ainda mais possibilidades.

Público-alvo Jovens (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral que manifestem interesse nesta área.

Preçário: Valor da inscrição 40€ Inscrições abertas no TAGV

Teatro Académico de Gil Vicente _ Praça da República _ 3000-343 Coimbra
E-mail: teatro@tagv.uc.pt

Sítio: http://www.uc.pt/tagv
Blog: http://blogtagv.blogspot.com
Telefone: 239 855 630
Fax: 239 855 637
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636

Produção Gala-me
Apoios Teatro da Cerca de S. Bernardo e TAGV- Teatro Académico Gil Vicente