quinta-feira, 31 de março de 2011

"Do Conceito à Obra" - Ciclo de Conferências - Matosinhos, Lisboa

"Estratégia Urbana - Laboratório de Inovação", em parceria com a Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, promove um ciclo de conferências de arquitectura subordinado ao tema "Do Conceito à Obra", que conta com a participação de 20 arquitectos que apresentam a sua obra em 40 conferências a realizar em Matosinhos e em Lisboa.

Entre o final de Março e Dezembro de 2012, será organizada mensalmente uma conferência para a qual será convidado a participar e a expor a sua obra um arquitecto, revelando, ao público em geral, o processo criativo, as fases da construção e a obra finalizada. João Luís Carrilho da Graça, João Pedro Serôdio, Eduardo Souto de Moura, Alexandre Alves Costa, Inês Lobo e Manuel Graça Dias serão alguns dos arquitectos convidados.

As conferências e exposição de cada projecto vão ser apresentadas em Matosinhos, no auditório da Estratégia Urbana, Rua Conselheiro Costa Braga 318, e em Lisboa, no auditório da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, Praça das Amoreiras 56.

Mais informações:
Estratégia Urbana
T. 220 93 72 66
E. info@estrategiaurbana.pt

Curso de Escrita de Imagens Animadas - Lisboa

CIEAM/FBAUL

Estão abertas até 31de Abril as inscrições para o Curso de Escrita de Imagens Animadas do CIEAM/FBAUL (Centro de Investigação e Estudos Arte e Multimédia/ Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), com Cátia Salgueiro. Este curso prático de criação narrativa e escrita de argumento para cinema de animação destina-se a estudantes de cinema, cinema de animação, ilustração, banda desenhada e arte multimédia; argumentistas, realizadores, animadores, professores e outros interessados pela criação narrativa e pelas imagens em movimento em geral.

O curso visa uma formação prática e intensiva na criação de narrativas para imagem animada. O programa desenvolve-se ao longo de dezassete sessões, ao longo das quais os participantes terão acesso aos conhecimentos teóricos e técnicos essenciais na criação e planificação de narrativas visuais (gráficas e cinematográficas), apoiados numa série de exercícios graduais.
Promove-se a experimentação e o reconhecimento das potencialidades formais e expressivas do cinema de animação e das imagens animadas em geral – através da exploração da escrita de e para imagens, da criação de narrativas sequenciais que relacionam palavra e imagem, e do desenvolvimento de argumentos pensados especificamente para universos simultaneamente plásticos e cinematográficos.

Iminentemente práticas, as sessões de trabalho serão também acompanhadas de exposições orais e debates a propósito de obras (poéticas, literárias, gráficas e cinematográficas) convocadas e programadas na especificidade de cada módulo. Os exercícios propostos para cada sessão serão resolvidos individualmente ou em grupo, conforme os objectivos pretendidos.

A última parte do curso é dedicada ao desenvolvimento de um projecto individual que será acompanhado, apresentado e discutido ao longo das suas diferentes fases. No fim do curso, sugere-se a criação de um portfolio a partir dos exercícios desenvolvidos.

As inscrições deverão ser efectuadas após selecção dos candidatos, com base numa entrevista com o formador e na avaliação do portfolio. Na entrevista, os candidatos deverão apresentar o seu portfolio em formato digital (imagens e textos em formato jpeg, ficheiros quicktime ou pdf) ou em papel. O envio de candidaturas e marcação de entrevistas deverão ser realizados através do e-mail inscricoes.cieam@fba.ul.pt ou do número de telefone 21 325 21 66.

Mais informações:
salgueirocatia@gmail.com (para esclarecimento de dúvidas sobre os conteúdos programáticos do curso
incricoes.cieam@fba.ul.pt (para envio de candidaturas ou outras questões relacionadas com a inscrição)
http://www.fba.ul.pt

Contactos:
Maria Teresa Sabido
CIEAM – Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa
T. + 351 21 325 21 66

O Canadian Centre for Architecture Lança novas Oportunidades Curatoriais

O Canadian Centre for Architecture (CCA) - Centro Canadense de Arquitectura anuncia o início de dois programas destinados a promover uma nova geração de curadores: o Programa Jovens Curadores, Young Curators Program, e o Programa de Estágios Curatoriais "Power Corporation of Canada Curatorial Internships Program".

Tendo como objectivo ir ao encontro das novas tendências emergentes no campo da arquitectura, estes programas do CCA proporcionam a estudantes, recém-licenciados e jovens profissionais a oportunidade de colaborarem com o pessoal do CCA e de beneficiarem, em primeira mão, da Colecção, da experiência de programação e curatorial do Centro.

O Young Curators Program oferece a jovens profissionais a oportunidade de realizarem os seus próprios projectos curatoriais no CCA. Os candidatos nascidos em ou depois de 1 de Janeiro de 1976 e provenientes de contextos diferentes - arquitectos, jornalistas, designers, críticos, historiadores e outros — são chamados a propor um projecto que implique o debate contemporâneo sobre arquitectura, urbanismo e design de paisagem. Em cada ano, será seleccionado um candidato, a quem caberá elaborar uma proposta de projecto durante o período de residência (até três meses).

O Programa de Estágios Curatoriais “Power Corporation of Canada Curatorial Internships Program” encoraja os estudantes e recém-licenciados nascidos em ou depois de 1 de Janeiro de 1981 a participar nas actividades curatoriais do CCA através de um estágio com uma duração de seis a doze meses. Serão escolhidos um ou dois candidatos de diferentes domínios, que terão a oportunidade de se familiarizarem com a Colecção, os programas de conservação, educacionais, expositivos, editoriais e de investigação do CCA.

As candidaturas aos referidos programas deverão ser apresentadas até 15 de Abril de 2011.

Mais informações:
Para mais informações e processo de candidatura, consulte o website do CCA: http://www.cca.qc.ca

Estão Abertas as Candidaturas às Bolsas em Artes Plásticas da Funcación Botín

A Fundación Botín lança um convite à apresentação de candidaturas para a 19ª edição de Bolsas de Artes Plásticas 2011-2012. As bolsas destinam-se a contribuir para a formação, investigação ou projectos pessoais, culminando na realização da exposição “Itinerarios” e na edição de um Catálogo.

Podem candidatar-se pessoas de todas as nacionalidades com idades compreendidas entre os 23 e os 40 anos, devendo as candidaturas ser apresentadas até 6 de Maio de 201. Os requisitos relativos à apresentação das candidaturas às Bolsas de Artes Plásticas estão disponíveis em Inglês e em Castelhano em www.fundacionbotin.org.

Mais informações:
Fundacion Botín. Pedrueca 1. 39003
Santander, Espanha
T. +34 942 226 072
F. +34 942 226 045
E-mail: fmabotin@fundacionbotin.org

Novo Prazo para as Candidaturas à 3ª Edição do INOV-ART

A Direcção-Geral das Artes informa que o prazo para as candidaturas à 3.ª Edição do INOV-Art foi prolongado até dia 26 de Abril de 2011. Os interessados devem submeter as suas candidaturas e as entidades de acolhimento validar as mesmas até às 17h59m59s (hora local em Portugal Continental) de 26 de Abril de 2011. As candidaturas submetidas e/ou validadas depois desta data/hora não serão consideradas.

O INOV-Art é um Programa de Estágios Internacionais destinado a jovens entre os 18 e os 30 anos, que possuam qualificação e/ou experiência comprovada nos domínios culturais e artísticos a concurso:

- Arquitectura e Urbanismo
- Artes Performativas
- Artes Visuais
- Cinema e Audiovisual
- Design
- Escrita e Edição
- Gestão, Indústrias Criativas e Marketing
- Novos Media
- Património
- Serviços Educativos

Só serão aceites candidaturas resultantes de acordo prévio entre candidatos e entidades de acolhimento.

Os estágios no estrangeiro poderão ter a duração mínima de 3 meses e máxima de 6 e têm realização prevista entre Julho e Dezembro de 2011.

Os interessados podem solicitar esclarecimentos, através de pedido formulado por escrito para o correio electrónico inov-art@dgartes.pt ou através do telefone n.º 211 507 129 (linha de dúvidas, todos os dias úteis, disponível das 10h00 às 13h00, hora legal em Portugal continental).

O INOV-ART é uma iniciativa do Ministério da Cultura, promovida, gerida e executada pela DGArtes e financiada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.

Mais informações:
http://www.dgartes.pt/inov-art/index3.htm

Oficina das Férias da Páscoa: Teatro Maria Matos - Lisboa

a partir dos 14 anos | Férias da Páscoa
oficina de performance
Rita Natálio
Pensar em voz alta
segunda 11 a quinta 21 Abril (excepto sábado 16 e domingo 17) 15h00 às 18h00
Duração 27h | Preço 27€
Inscrições até 5 de Abril
projectoeducativomm@egeac.pt

Nesta oficina em torno da temática da Abundância aplicada à comunicação, Faremos concertos de iPhones, textos falados a 20 línguas, poemas e canções telecomunicados, debates em chat roullete, sessões de ginástica mental em streaming e podcasts sobre a vontade súbita de ficar em silêncio. São bem vindos monolingues, bilingues, trilingues, aprendizes de linguagem gestual e amantes de gadgets e outras geringonças electrónicas.

Rita Natálio nasceu em Lisboa em 1983. A sua actividade principal tem-se centrado na área da dramaturgia, na escrita de ficção e na criação de peças em torno das temáticas da biografia, identidade e do retrato inspiradas por processos documentais. Colaborou com vários artistas, entre eles João Fiadeiro, Vera Mantero, Cláudia Dias, Pertence à rede internacional de artistas Sweet and Tender Collaborations.

Férias da Páscoa na Act - Escola de Actores!

Para crianças dos 7 aos 11 anos
Curso “Teatro e Movimento para Crianças” – com Rita Lello e Sofia Silva
DATAS: 11,12,13,14,18,19,20 e 21 de Abril de 2011
HORÁRIO: 10h às 12h e das 13h30 às 17h30
DURAÇÃO: 48 horas
VALOR: 165€*
VAGAS: 20
OBJECTIVOS: Através da improvisação e exploração criativa do movimento, da música e da voz, o presente curso tem como principal objectivo o desenvolvimento da expressividade e imaginação de cada indivíduo. Baseado num intenso trabalho prático, será um espaço de experiências e reflexão, onde serão abordados aspectos como a condição física e intelectual, a concentração, a auto-disciplina, o empenho e a persistência.
*não inclui almoço. A Act dispõe de micro-ondas e frigorífico e aconselha os alunos a trazer almoço de casa.

Para jovens dos 12 aos 15 anos
Workshop de Teatro – com Marta Fernandes
DATAS: 18,19,20 e 21 de Abril
DURAÇÃO: 16 horas
HORÁRIO: 14h00 às 18h00
VALOR: 120€
O Jogo Dramático: Corpo / Voz / Imaginação
O prazer e o carácter lúdico do JOGO, são aspectos fundamentais no desenvolvimento do actor, da sua autoconfiança, e da sua formação ampla. A expressão dramática é um JOGO visual ou/e auditivo onde o indivíduo, durante a improvisação, actua com o corpo e/ou com a palavra, com a sua timidez, com a sua sensibilidade, com as suas recordações e os seus sonhos. É um jogo em que, de uma forma dinâmica, o actor confere expressão dramática àquilo que imagina, e que serve para encorajar o envolvimento e cooperação em grupo. Sendo um meio através do qual pode, de uma forma criativa, dar livre curso às suas ideias. Este curso visa estimular a imaginação e a criatividade dos participantes, bem como privilegiar a descoberta e experimentação de situações improvisadas e/ou adaptadas de textos ou cenas. Serão abordadas noções básicas da técnica teatral, através de jogos e de exercícios de expressão corporal e vocal.

Marta Fernandes
Licenciada em Estudos Teatrais pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) do Porto, Marta Fernandes ficou conhecida do grande público pela sua participação, como protagonista, na novela “Chiquititas” (SIC). Do seu vasto currículo, destaca-se ainda a passagem pelo Teatro e pelo Cinema e a participação na novela “Floribela”.

Act - Escola de Actores
Complexo LxFactory
Rua Rodrigues Faria, 103
Edificio I - 0.2
1300-501 Lisboa
Tel: 21 301 03 24 / 21 301 01 68
Telm: 93 785 25 55 / 96 870 42 48
workshop@act-escoladeactores.com
http://www.act-escoladeactores.com

Aula Aberta - Luís Serpa - Pós-Graduação: Fotografia, Projecto e Arte Contemporânea - Lisboa

[IN]CONFIDÊNCIAS
Fotografia & Literatura: Um Olhar Sobre o Feminino

Aula Aberta de Luís Serpa, sexta-feira, dia 08 de Abril, às 21h00

A partir de uma narrativa de Filipe Martins, um autor desconhecido de grande público
que escreveu La donna è mobilie, Luís Serpa constrói um discurso baseado
na estrutura ficcional do livro, invocando o seu protagonista principal,
um reputado fotógrafo contemporâneo e o seu alter ego, Parsifal o "inocente tolo".
Percorrendo obras de referência, tais como o Retrato de uma Senhora
de Henry James ou Madame Bovary de Flaubert, Serpa debruça-se sobre a encenação
de Robert Wilson sobre a obra de Richard Wagner e percorre a sua carreira
como galerista e comissário de exposições, analisando o trabalho (fotográfico)
de artistas-mulheres com quem trabalhou ao longo dos últimos trinta anos de actividade.
De Cindy Sherman a Lorna Simpson, de Michèle Sylvander a Claudia Fisher,
sem esquecer a cumplicidade geracional com as portuguesas Graça Pereira Coutinho,
Graça Sarsfield ou Cristina Ataíde (entre outras). Um olhar sobre o feminino, pelo fascínio
que não desmente e que inclui a visão de um homem-que-gosta-das-mulheres e as inclui,
também, no seu universo de criação e relação do seu Eu (Self) face ao Outro (Other).

Esta sessão aberta ao público e de entrada livre faz parte da
Pós-Graduação: Fotografia, Projecto e Arte Contemporânea
Organizada pelo Atelier de Lisboa e pelo IPA - Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos

Data e Local:
Sexta-feira, dia 8 de Abril, às 21h00
IPA - Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos
Rua da Boavista, 67, Lisboa (Santos/Cais do Sodré)

Biografia:
Luís Serpa é Galerista, Curador e Gestor Cultural, tendo um papel determinante na mudança
de perspectiva para as artes visuais em Portugal.
Em 1983, foi Comissário Coordenador da iniciativa Depois do Modernismo e, desde então,
desenvolveu projectos para diversos Museus e Espaços Culturais.
Implementou um modelo original de Galeria de Arte (Galeria Cómicos/Luís Serpa Projectos)
considerado um case-study, pelo facto de conjugar sistematicamente as disciplinas de pintura,
escultura, desenho, instalação, fotografia, vídeo, design e arquitectura.
Criou ainda O Museu Temporário, um projecto de engenharia cultural, assumindo-se como um
Gestor de Projectos Culturais (Programador), exercendo as funções de Coaching Criativo,
Relações Públicas (Fund Raising) e Planeamento Estratégico para Instituições e Empresas
em programas de arte contemporânea, identidade corporativa e indústrias criativas.
Actualmente desempenha ainda a função de Presidente na Induscria,
uma Plataforma Para as Indústrias Criativas da qual foi fundador

I Concurso Internacional de Dança de Oeiras

Tendo por objectivo contribuir para a dinâmica cultural que, desde há muito, tem vindo a caracterizar o município de oeirense e inserido nas comemorações do 10º Aniversário do Centro de Dança de Oeiras (CDO), venho, por este meio convidar V. Exa, e a instituição que representa, a participar no
I CONCURSO INTERNACIONAL DE DANÇA de OEIRAS, destinado a bailarinos e estudantes de dança.

Numa organização conjunta do CDO e da REVISTA DA DANÇA, o mesmo, decorrerá nas instalações do CDO, no Palácio Ribamar, em Algés, e no Auditório Municipal Eunice Muñoz (AMEM) em Oeiras, durante a Semana da Dança (de 26 de Abril – terça feira - a 30 de Abril - sábado) e incluirá uma exposição/instalação e duas galas de dança no teatro acima referido.

O concurso que abrangerá estilos de dança muito diversificados, terá prémios aliciantes, um grupo de jurados de mérito e competência reconhecida e cursos ministrados por artistas do mais alto nível e de projecção nacional e internacional.

Para mais informações e inscrições por favor aceda ao Site do Centro de Dança de Oeiras
http://www.cdo.com.pt e clique no destaque Semana da Dança.

Centro de Dança de Oeiras
Rua João Chagas, nº 3 - 1495-071 ALGÉS
Tel.: + 21 411 7969 e + 96 80 30 222
E-mail: concursodancaoeiras@gmail.com
www.cdo.com.pt | www.revistadadanca.com

O Sexo e Língua Portuguesa: como vai a relação? - Lisboa

Este sábado, temos Escrever à Conversa.

Tema: O Sexo e Língua Portuguesa: como vai a relação?
Coordenação: Joana Almeida, sexóloga e formadora de Escrita Erótica na Escrever Escrever.
Convidadas: Raquel Freire, realizadora, e Susana Romana, autora e formadora de Escrita de Humor na nossa escola.

O tema fala-se no feminino, mas é um convite à presença de todos!

Marque na sua agenda: próximo sábado, dia 2 de Abril, das 19h00 às 20h30, na Escrever Escrever (Praça Luís de Camões).

A entrada é livre!

Deixamos-lhe alguns tópicos de conversa:
- A fronteira entre o erotismo e a pornografia;
- O sexo e o erotismo na arte portuguesa;
- O papel da mulher na arte e erotismo;
- A mulher e o sexo em Portugal;
- O sexo no cinema português;
- Leituras de textos eróticos em português.

Sendo o encontro de porta aberta, não é necessário confirmar presença. Não há lugares reservados, que são em número limitado.

http://www.escreverescrever.com
Praça Luís de Camões, n.º36 - 3.ºDto – Chiado - Lisboa
Tel. 91 119 77 97 | 21 096 21 58

Audição para Teatro - Intérpretes com ou sem Experiência - Lisboa

O Colectivo 84 vai realizar uma audição para seleccionar três jovens intérpretes para o espectáculo HORROR, uma criação com direcção de John Romão, que estreará a 9 de Junho de 2011, no Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa).

A audição decorrerá a 22 de Abril (sexta-feira), entre as 11h e as 17h30, no Teatro Nacional D. Maria II, para jovens intérpretes (sexo masculino e feminino): actores, bailarinos ou atletas, com ou sem experiência teatral, com idades compreendidas entre os 16 e os 23 anos. O espectáculo terá uma forte componente física. Exigências: ter gosto pelo risco e não ter pudor.

Os períodos e locais de trabalho do espectáculo são:
. LISBOA / TNDMII: ensaios de 25 de Abril a 8 de Junho de 2011 (6 semanas);
. LISBOA / TNDMII: apresentações de 9 a 26 de Junho de 2011 (3 semanas).
Existe a possibilidade de fazer digressão em 2011, a definir posteriormente consoante as disponibilidades da equipa.

Os candidatos deverão enviar até dia 17 de Abril de 2011, para o email colectivo.84@gmail.com:
- CV com os contactos (email e telefone);
- 2 ou 3 fotografias (cara e corpo);
- vídeo opcional (prover apenas o link do website onde o vídeo pode ser visto).
Haverá uma pré-selecção dos candidatos para a audição, que será anunciada a 19 de Abril.

+infos:
http://colectivo84.blogspot.com
http://ocobertor.blogspot.com

JOHN ROMÃO
Nasceu em 1984. Licenciatura em Teatro – Actores/Encenadores, Escola Superior de Teatro e Cinema. Curso internacional Nouvelle École des Maîtres, por Rodrigo García. Curso de Estéticas e Teorias da Arte Contemporânea, Sociedade Nacional de Belas Artes. A sua formação inclui o contacto com Jan Fabre, Wim Vandekeybus, Mónica Calle, João Fiadeiro, entre outros. Em teatro, trabalhou com Jorge Silva Melo (Artistas Unidos), Tiago Rodrigues (Mundo Perfeito), Jorge Andrade (Mala Voadora), Nilo Gallego, Francisco Salgado, Rodrigo García (La Carnicería Teatro), Maria João Machado, Marcos Barbosa, Jean-Paul Bucchieri e Harvey Grossman. É assistente de direcção artística de Rodrigo García (ES), destacando Gólgota picnic (Centro Dramático Nacional de Madrid 2011), Esto es así y a mi no me jodáis (Bonlieu Scène Nationale d'Annecy 2010), Cruda, Vuelta y vuelta, Al punto, Chamuscada (Festival d’Avignon 2007), Arrojad mis cenizas sobre Mickey (Théâtre National Bretagne 2006), entre outros. É assistente de encenação de Romeo Castellucci para uma criação na Bienal de Veneza 2011/12. Em cinema trabalhou com João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira (2010), João Pedro Rodrigues (2008), Sérgio Brás D’Almeida (2007) e Manoel de Oliveira (2004). Concebeu e dirigiu, entre outros, O arco da histeria (2010), Morro como país (2010), Só os idiotas querem ser radicais (2009), Velocidade Máxima (2009), Hipólito - monólogo masculino sobre a perplexidade (2009), A direcção do sangue (2008), Skaters (2008) e Why can i be me (2005-2006). Prémio Jovens Talentos - Almada, Terra das Artes e da Criatividade (2010). Professor convidado na Escola Superior de Dança, onde lecciona a disciplina de Teatro.

Curso de Desenho com Modelo Nu e Caras - Lisboa

Curso de Desenho com Modelo Nu, Lisboa 6€ / 7€
1 Sábado na rua / outro Sáb. na rua

CURSO DE DESENHO MODELO / CARAS / OBJECTOS

LOCAL quando há modelo: Rua de Santo António de Gloria, 38 (
http://maps.google.pt/maps?hl=pt-pt&xhr=t&q=Rua+Antonio+de+gloria,+lisboa&cp=27&wrapid=tljp1298058696137042&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl)
( 7ª Posição Esc. de Dança)
metro Restauradores –
a) começa souber o linha de ‘eléctrico’ (elevadora de Gloria),
b) 1ª Dto = R de Gloria depois,
c) á 20 metros soube-se escadas e vira dto.

DATA / HORA: Sábados – 14.30 – 16h

PREÇO:
a) 7€ com modelo nu/a (semanas alternativas) / 6€ pré pagamento
b) 6€ aula sem modelo / 5€ pré pagamento

OBJECTIVOS de CURSO:
1 Desenvolver o seu próprio estilo que seja a tua nível / experiência de arte
2 ‘fazer’ o ênfases é no prazer e convívio tanto faz o nível
3 Aprende técnicas básicas
4 Conviver

A FACILITOR: O facilitador já fez alguns cursos e já tem algum saber
mas não é nenhuma ‘mestre’!!!. SIM adoro conviver com arte!!! O curso
é baseado em cursos que já fiz, ideias trocadas com outros artistas,
livros / sites de arte / entres outras influências. Participantes
estão bem vindo oferecer os seus conhecimentos - que até pode ser
bastante mais de que o coordenador!!!

para receber convites / info. etc adiciona ao facebook de chilloutart
> chilloutart99@gmail.com

PROGRAM de ABRIL:
2, 16, 30 com Modelo
9, 23 sem Modelo (na rua)

SEMRPE VERIFICAR HORA ETC PQ ÁS VEZES TEMOS MUDAR CONSOANTE
DISPONIBILIDADE DE LOCAL!!!!!

Info. : Dave 965277510 / meehan99@gmail.com / www.curtirarte.com.pt

Casting Curta-metragem - Porto

Curta-metragem - Porto
Gostas de desafios? És creativo? Gostas de cinema?
Entao esta é uma oportunidade para ti, apenas tens que me provar que sabes imitar um zombie...
Inscreve-te por email

Workshop de Escrita Criativa - Lisboa

Associação Académica Lusófona
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Campo Grande

WORKSHOP DE ESCRITA CRIATIVA
20 horas

2 (sábado), 3 (domingo)
9 (sábado), 10 (domingo)
Abril 2011

das 14h30 às 19h30

o número de inscrições é limitado

. 22 euros - Sócio da AAULHT
. 25 euros - Comunidade ULHT
. 35 euros - Estudantes
. 55 euros - Não estudantes

INSCRIÇÕES: geral.aaulht@gmail.com
(indicar nome e contacto telefónico)

..:: no final do workshop será emitido um certificado de participação ::..

Processo
Construção e utilização de um texto
Técnicas de desenvolvimento criativo
Técnicas de desbloqueamento (escrita furiosa/compulsiva)
Criação de ambientes
Definição dinâmica de personagens

Objectivos
Desenvolver o potencial artístico e criativo através da escrita
Desenvolver a capacidade de abstracção
Potenciar a disciplina e o rigor
Construir pequenos textos
Construção de um Conto

A. Branco - Mestrando em Artes Performativas, variante Escritas de Cena, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Formação artística com João Mota e António Torrado na Fundação Calouste Gulbenkian. Professor de escrita criativa e de escrita para teatro, dramaturgo, encenador, consultor de teatro. Colaborador de “Atrás da Máscara” – RDP África. Colaborador da Sercultur – Canal Cultura do Sapo. Desenvolve vários projectos com grupos de teatro universitário. Prémio Nacional das Artes do Espectáculo Maria João Fontaínhas 2010 com "Volley". Seleccionado na área Novíssima Dramaturgia Portuguesa nos Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas (2010) com "Isto não é um jogo". Grande Prémio INATEL/TEATRO - Novos Textos 2008 com "Chove sempre em Agosto” (texto integrante do curso de Literatura Dramática Portuguesa Contemporânea do Instituto Camões) e Grande Prémio INATEL/TEATRO - Novos Textos 2007 com “7 (sete)". Distinção João Osório de Castro, pelo Fórum Teatral Ibérico (2008) e Menção Honrosa INATEL/TEATRO - Novos Textos 2005 com “Até Amanhã!”. Menção Honrosa pela criativa e coerente adaptação do objecto original, expressa na adaptação do texto e na reinvenção do universo musical de “As portas de Mahagonny” (2008) e Menção Honrosa pela qualidade da adaptação do texto e composição geral do espectáculo “Terrorismo” (2006), FATAL – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa. Co-fundador e Director Artístico do grupo de teatro Corvo Manso.

Companhia Olga Roriz: Programação Abril 2011 - Lisboa

Aulas
Contemporâneo por Patricia Henriques
Para bailarinos profissionais e estudantes
De 4 a 8, de 11 a 15, de 18 a 22 e de 26 a 29
das 10h00 às 11h30

Contemporâneo por Elisa Ferreira
Para bailarinos e actores profissionais e estudantes
Dias 5, 6, 8, 12, 13, 15, 19, 20, 22, 27 e 29
das 19h00 às 20h30

Preços:
Aula avulso | 8€
1 Aula semanal | 30€
Caderneta de 5 aulas | 36€
Caderneta de 10 aulas | 70€


Residências Artistica

“Inverno de 2011”
com Flávio Rodrigues
De 11 a 15

“Mulheres que nos habitam”
com Ana Alberto
De 18 a 22 e de 25 a 29

Candidaturas abertas para futuras residências artísticas.

Envio dos projectos para Rua da Prata 108, 1100-413 Lisboa
ou companhiaolgaroriz@sapo.pt

Programa de formação
O programa de formação, que incluirá aulas de várias técnicas de dança contemporânea, seminários e workshops dirigidos tanto ao desenvolvimento técnico e artístico quanto à pesquisa criativa nas áreas de dança e teatro, tem como objectivos formar, desenvolver e incentivar bailarinos, actores e coreógrafos. Este programa é dirigido a profissionais de dança e teatro que queiram aperfeiçoar e desenvolver as suas capacidades técnicas e artísticas, a estudantes interessados em seguir a profissão de bailarinos ou actores e a coreógrafos e jovens criadores em busca de novas experiências, processos de trabalho e linguagens.

Professores do semestre de
Outubro de 2010 a Março de 2011
Jácome Filipe, Yonel Serrano, Guillermo Weickert, Teresa Ranieri, Patricia Henriques,
Sylvia Rijmer, Fabrizio Pazzaglia, Brunio Gonçalves, João Henriques, Catarina Câmara, Elisa Ferreira.

Contactos e Informações
Rua da Prata, 108, 1100-413 Lisboa/Portugal
Tel.: 21 848 23 18 | T.M.: 91 819 23 10
companhiaolgaroriz@sapo.pt
http://www.olgaroriz.com

Formação e conferência - 2 de Abril - Queima do Judas - Vila do Conde

Aula de Ballet Escola de Dança Movimento Presente - Odivelas

Centro de Dança Movimento Presente convida:

Aula Aberta de Ballet com Raquel Faria para Adultos no próximo sábado dia 2 de Abril ás 11h30.

A escola situa-se em Odivelas, para mais informações Como Chegar, consultar o nosso blog www.movimentopresente.blogspot.com .

Pedimos que confirme a sua presença na aula até dia 1 de Abril para o e-mail movimentopresente@gmail.com ou para os tlms 918429161 ou 963417347

Casting de Vozes - Matosinhos


Casting de vozes para série de animação da RTP2, casting aberto a todos os interessados, com ou sem experiência. Trabalho remunerado. Inspire-se nas personagens e apareça!


Candidaturas de jovens actores

Aceitamos candidatura de jovens actores com muito gosto em representar, com as seguintes características, para trabalhos artísticos remunerados:

1 - RAPAZ, caucasiano, 11/15 anos, muito gordo
2 - RAPARIGA, mulata, 5/8 anos, com muita energia
3 - RAPARIGA, caucasiana, 6/10 anos, com muita energia
4 - RAPAZ, sardento, 6/10 anos
5 - RAPAZ, caucasiano, 12-18 meses, com um sorriso lindo
6 - RAPARIGA, caucasiana, 12-18 meses, com um sorriso lindo

Candidaturas com envio de foto de cara e corpo inteiro, nome e data de nascimento do jovem actor e contacto telefónico do encarregado de educação para o e-mail castingtrue@gmail.com

Agência de jovens talentos TRUE SPARKLE - www.true-sparkle.com
914 566 987
info@true-sparkle.com

quarta-feira, 30 de março de 2011

Avaliação da Voz Gratuita na Academia Vozes em Conserto

Através da Avaliação da Voz, poderá conhecer melhor a condição do seu instrumento, como o utiliza e/ou gostaria de utilizar o seu aparelho vocal, de forma a ter uma melhor performance enquanto cantor, professor, actor, ou qualquer outro utilizador de voz falada ou cantada. Sem limite de idades, uma avaliação detalhada da condição vocal, realizada por um Terapeuta da Fala qualificado, poderá orientar o seu caminho e ajudar a obter uma voz mais funcional. Rouquidão, aspereza, falta de clareza, fraca sustentação ou cansaço, são sintomas que poderão diminuir ou desaparecer com um treino adequado.

Dias 11 e 12 de Abril/11 (mês da VOZ)
Informações e marcações: 218 400 213 ou 911 155 558
vozesemconserto@gmail.com
Vagas limitadas!

Workshop: Iniciação ao desenho - Lisboa

Workshop Restart
Iniciação ao desenho
16, 23 de Abril
Formador | Paulo Robalo

PÚBLICO ALVO
Todos os que querem aprender a desenhar.

OBJECTIVOS
- Reconhecer a articulação entre percepção e representação do mundo visível.
- Desenvolver o espírito de observação e modos próprios de expressão e comunicação visual.
- Utilizar processos e sistemas de estruturação formal, cromática, espacial e dinâmica.
- Dominar os recursos gráficos e construtivos explorando diferentes suportes e materiais.
- Desenvolver conceitos estruturais da comunicação visual e linguagem plástica.
- Desenvolver a cultura plástica e sensibilidade estética.
- Desenvolver capacidades de percepção visual e de representação gráfica através do Desenho.

CONTEÚDOS
O conceito deste workshop de Desenho assenta numa formação de atelier artístico onde a linguagem estruturante e a cultura do Desenho é fornecida pelo principio do fazer do pensar e da descoberta do registo gráfico pessoal.(criação de portfolio e diário gráfico).
Os conteúdos programáticos obedecem a uma metodologia estruturada na experimentação dos vários materiais e suportes do desenho e no registo gráfico de referentes físicos e imagéticos a duas e três dimensões (mecânicos, orgânicos, animais e na figura humana).
É um processo de aprendizagem activo, criativo disciplinado e suportado por referências de criadores, movimentos artísticos e linguagens contemporâneos.

HORÁRIO
10h às 13h e das 14h às 19h

HORAS
16h

VAGAS
14 Participantes
(mínimo 10)

ADMISSÃO
Todos os que pretendam aprender o princípio do desenho.

PREÇO
Inscrição - 50€
Geral + 100 €
| comunidade restart: 20% desconto
| dois workshops: 15% desconto no 2º workshop
| parceiros restart: 10% desconto
(descontos não acumuláveis e aplicáveis apenas ao valor “Geral”)
Pagamento integral até uma semana antes do início

FORMADOR | Paulo Robalo
Artista plástico/Cenógrafo. Coordenador da área de ofícios da Escola profissional de artes e ofícios do espectáculo (Chapitô). Professor na Academia contemporânea de espectáculo do Porto.

LINKS
subway-life.com
joaofazenda.com
www.jorgecolombo.com
urbansketchers-portugal.blogspot.com/
 www.lapin.org
www.vascocolombo.com
www.cristinasampaio.com
diario-grafico.blogspot.com
www.desenhosdodia.blogspot.com

INFORMAÇÕES
Telefone
21.3609450
e-mail
info@restart.pt

RESTART
Rua da Quinta do Almargem, nº 10
Belém
http://www.restart.pt

Elaboração de Projectos Culturais - Torres Vedras

Rui Matoso
2 e 9 de Abril, das 10h às 13h e das 14:30 às 18h
40€ sócios / 54 € não sócios
10 a 14 participantes
ALT - Sociedade de História Natural - Torres Vedras

Com este curso pretende-se fornecer aos participantes a metodologia e os processos necessários à elaboração de projectos culturais, bem como reflectir acerca da necessidade e dos usos de um projecto cultural bem fundamentado e documentado. Tendo como ponto de partida a estrutura do guião de projecto, abordaremos a prática da criação de projectos esquematizando as suas diversas componentes e a forma como as mesmas se devem redigir.

Destinatários: Organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações. Artistas, criadores, produtores, estudantes e todas as pessoas interessadas em desenvolver projectos culturais em diversas áreas/sectores, redigir.

Inscrições e informações em:
http://www.alt-shn.org/elaboraccedilatildeo-de-projectos-culturais.html

Para mais informações contactar educacao@alt-shn.org

Aula Aberta de Barra no Chão - Alcabideche

Workshops de Primavera

Aulas Abertas - Entrada Livre - Lisboa

08 Abr - Luís Serpa
[IN]CONFIDÊNCIAS
Fotografia & Literatura: Um Olhar Sobre o Feminino

A partir de uma narrativa de Filipe Martins, um autor desconhecido de grande público que escreveu La donna è mobilie, Luís Serpa constrói um discurso baseado na estrutura ficcional do livro, invocando o seu protagonista principal, um reputado fotógrafo contemporâneo e o seu alter ego, Parsifal o "inocente tolo". Percorrendo obras de referência, tais como o Retrato de uma Senhora de Henry James ou Madame Bovary de Flaubert, Serpa debruça-se sobre a encenação de Robert Wilson sobre a obra de Richard Wagner e percorre a sua carreira como galerista e comissário de exposições, analisando o trabalho (fotográfico) de artistas-mulheres com quem trabalhou ao longo dos últimos trinta anos de actividade. De Cindy Sherman a Lorna Simpson, de Michèle Sylvander a Claudia Fisher, sem esquecer a cumplicidade geracional com as portuguesas Graça Pereira Coutinho, Graça Sarsfield ou Cristina Ataíde (entre outras). Um olhar sobre o feminino, pelo fascínio que não desmente e que inclui a visão de um homem-que-gosta-das-mulheres e as inclui, também, no seu universo de criação e relação do seu Eu (Self) face ao Outro (Other).

Sexta-feira dia 08 de Abril, às 21h00

Esta sessão aberta ao público e de entrada livre faz parte da Pós-Graduação: Fotografia, Projecto e Arte Contemporânea; organizada pelo Atelier de Lisboa e pelo IPA - Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos

Local: IPA - Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos
Rua da Boavista, 67, Lisboa (Santos/Cais do Sodré)(ver abaixo link com localização)

Luís Serpa é Galerista, Curador e Gestor Cultural, tendo um papel determinante na mudança de perspectiva para as artes visuais em Portugal. Em 1983, foi Comissário Coordenador da iniciativa Depois do Modernismo e, desde então, desenvolveu projectos para diversos Museus e Espaços Culturais. Implementou um modelo original de Galeria de Arte (Galeria Cómicos/Luís Serpa Projectos) considerado um case-study, pelo facto de conjugar sistematicamente as disciplinas de pintura, escultura, desenho, instalação, fotografia, vídeo, design e arquitectura. Criou ainda O Museu Temporário, um projecto de engenharia cultural, assumindo-se como um Gestor de Projectos Culturais (Programador), exercendo as funções de Coaching Criativo, Relações Públicas (Fund Raising) e Planeamento Estratégico para Instituições e Empresas em programas de arte contemporânea, identidade corporativa e indústrias criativas. Actualmente desempenha ainda a função de Presidente na Induscria, uma Plataforma Para as Indústrias Criativas da qual foi fundador.

Atelier de Lisboa
Av. Ant. Augusto Aguiar, 80 - 3ºEsq
1150-018 LISBOA
http://www.atelierdelisboa.pt/

Teatro Musical com o Pátio dos Artistas

Teatro Musical com o Pátio dos Artistas

Vem fazer TEATRO MUSICAL em Inglês!

Pátio dos Artistas, Escola de Artes Performativas para jovens.

Inscrições abertas para o elenco do próximo MUSICAL!

Poderás contactar-nos através do email: margaridalberty@sapo.pt ou tel: 963589797

http://www.patiodosartistas.com

O Pátio dos Artistas é uma iniciativa da www.margaridaschool.com

Arte Move - Cascais

Zaat and I Park Art - Lisboa

No próximo dia 16 de Abril de 2011, o colectivo zaat associa-se a Iparkart e leva as ruas de Lisboa num evento europeu de divulgação artística contemporânea que junta cidades como Toulouse, Caen, Naples, Turin, Madrid, London, Sassari, Kazan..

I Park Art é um projecto de guerilla criativa urbana cujo intuito é a re-apropriação do espaço público pela acção artística. A ideia concentra-se na ocupação temporária dos lugares de estacionamento após o devido pagamento do bilhete. Através o acto do pagamento, estabelece-se um contrato de alojamento que prevê um acordo de ocupação temporária do espaço público.

A cidade contemporânea vê cada vez mais os seus espaços ocupados pelos carros de uma maneira obsessiva e compulsiva.

A alteridade do uso do lugar de estacionamento pretende assim desenvolver o fenómemo de sociologia urbana “serendity”, seja a capacidade de provocar espânto. O interesse é levar as artes no centro da cidade e no meio da população urbana através uma intervenção que apela a surpresa. Surpresa e espanto são sem duvida fontes de reflexão e de questionamento.

Procura-se artistas, criadores, coreógrafos, criativos, músicos... cujo montagem dos projectos e trabalhos artísticos é rapido e facil a transportar para participar no I park art no dia 16 de abril a partir das 15 horas nas ruas de Lisboa.

A zona de intervenção será divulgada no último momento.

Sff enviar os seus dados (nome do artista, titulo e formato do projecto, pesquisa artistíca e curriculum) no email: ipalisbon@gmail.com.

Uma ideia original de iparkart (www.iparkart.com) com a organização e a produção da zaat (www.zaat.net)

Técnica Vocal e Locução - Porto

Iniciação às Técnicas de Som - Porto

Direito da Comunicação - Porto

Casting: Rapazes para Desfile

Workshop Dança Contemporânea - Lisboa

Explora-se o movimento do corpo através de exercícios que visam aumentar a consciência corporal e postural. Desenvolve-se a utilização do corpo no espaço, fazendo uso da improvisação e do trabalho criativo, interpretativo e sensorial. O objectivo principal da aula é solicitar ao corpo actividade, preparação e versatilidade. Pôr o corpo em movimento trabalhando-o de uma forma construída, organizada para que possa usufruir da sua liberdade em consciência. A aula tem início no chão fazendo-se uma progressão para a vertical estabelecendo-se assim diferentes relações do corpo com a gravidade. A prática inclui a improvisação e a composição, a pesquisa de movimento, individualmente ou em grupo, procurando potencialidades, qualidades coreográficas e, sobretudo, a presença dum corpo consciente e expressivo.

Local: Casa do Artista, Morada: Estrada da Pontinha nº 7 1600-584 Lisboa (metro: Carnide linha azul)
Horário: 4, 5, 6, 7 e 8 de Abril 2011, das 20:00 às 22:00
Total:10 horas
Destinatários: Para todos aqueles que pretendem realizar uma experiência performativa na dança Contemporânea.
Valor do Workshop: € 50,00
Formador: Yann Gibert
Página: http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/workshop-movimento-contemporaneo/
Tel: +351 93 823 85 65 E-mail: producoesteatrais2@gmail.com

Call for participation – e-misférica 8.1 – Manifestations

Call for participation – e-misférica 8.1 – Manifestations
e-misférica invites scholarly essays, artist/activist presentations,
and reviews for its Summer 2011 issue entitled Manifestations. This
issue seeks to explore the practice and poetics of performance art in
Latin America. Under the rubric of “Manifestations” it will examine
the different institutional, aesthetic, and political genealogies of
Latin American performance art, which has been defined as "arte
acción," “arte no-objetual,” or “body art,” among other terms. The
verb “to manifest” combines the many connotations of performance as
social practice: to reveal, to materialize, to make known to the
senses, and also—especially in Spanish—to protest and demonstrate.
This volume seeks to illuminate the dynamic “manifestations” of Latin
American performance art, asking how such work articulates the
different registers of aesthetic and political performance. What are
the referential fields—aesthetic, social, political—that performance
art has engaged and created? What different publics has performance
art conjured? How are these publics and these artistic practices
related to the interpellations of institutions (museums, publications,
schools), political projects, or the broader formations of nation and
state? What are the aesthetic geographies suggested by the
circulation, citations, and dialogues between performance art
practices? Is there a “Latin American” performance art, or an
aesthetic or political necessity for one?

e-misférica is the biannual, peer-reviewed, online journal of the
Hemispheric Institute of Performance and Politics, and is edited by
Jill Lane and Marcial Godoy-Anativia. Each issue is organized around a
theme that explores the relationship between performance and
politics in the Americas. The journal publishes scholarly essays and
multimedia presentations by artists, activists, and intellectuals, as
well as reviews of books, performances, and films.

All essays are peer reviewed, and should be 5000-7000 words. Reviews
are 800 words (up to 1500 for pieces covering more than one book,
performance, or film). Please submit completed essays by May 30, 2011.
To submit multimedia presentations and reviews, please contact the
editors with proposals by April 30, 2011. All final texts will be due
May 30, 2011. Proposals should include a brief description of the work
and the author's approach to it (150 words); a short author bio (100
words); and a link to a previously published writing sample, or an
unpublished writing sample as an attachment. Please see below for a
list of books open for review; we welcome additional suggestions. All
contributions, proposals, and consultations should be sent to the
editors to hemi.ejournal@nyu.edu. Contributions that do not follow the
editorial guidelines of the journal will not be considered for
publication. Our guidelines and style sheet can be found in our
website: http://hemisphericinstitute.org/hemi/en/participate. Advance
queries are most welcome.

Convocatoria para participación – e-misférica 8.1 – Manifestaciones
e-misférica invita a enviar ensayos académicos, presentaciones
artísticas/activistas y reseñas para su número de Verano del 2011
titulado Manifestaciones. Este número propone explorar la práctica y
la poética del arte de performance en América Latina. Bajo la rúbrica
de “Manifestaciones”, se examinarán las diferentes genealogías
institucionales, estéticas y políticas del arte de performance
latinoamericano, el cual ha sido definido como “arte acción”, arte
“no-objetual” o “arte corporal”, entre otros términos. El verbo
“manifestar” combina las múltiples connotaciones de la performance
como práctica social: la acción de revelar, materializar, transmitir a
los sentidos y también—especialmente en castellano—protestar y
demostrar. Este volumen se propone arrojar luz sobre las formas
dinámicas en las que se "manifiesta" el arte de performance
latinoamericano, preguntando de qué modos dicha práctica articula los
registros diferentes de la performance estética y política. ¿Cuáles
son los campos referenciales—estéticos, sociales y políticos—que ha
abordado y creado el arte de performance? ¿Qué diferentes públicos ha
conjurado el arte de performance? ¿Cómo se relacionan estos públicos y
estas prácticas artísticas a las interpelaciones de instituciones
(museos, publicaciones y escuelas), proyectos políticos o a las
formaciones más amplias de la nación y el estado? ¿Qué geografías
estéticas sugieren la circulación, las citaciones y los diálogos entre
prácticas del arte de performance? ¿Existe una arte de performance
“latinoamericano” o la necesidad estética o política para una?

e-misférica, la revista en línea del Instituto Hemisférico, es una
publicación bianual editada por Jill Lane y Marcial Godoy-Anativia.
Cada número se organiza alrededor de un tema que explora la relación
entre performance y política en las Américas. La revista incluye
ensayos académicos y presentaciones multimedia de artistas, activistas
e intelectuales, así como reseñas de libros, performances y filmes.

Todos los ensayos pasan por un proceso de arbitración y deben tener
una extensión entre 5000 a 7000 palabras. Las reseñas deben ajustarse
a un máximo de 800 palabras (1500 para reseñas de más de un libro,
performance o film). La fecha límite para el envío de ensayos es el 30
de mayo del 2011. Para las propuestas de presentaciones multimedios y
reseñas la fecha límite es el 30 de abril del 2011 y los textos
finales deben ser enviados en o antes del 30 de mayo. Las propuestas
deben incluir una descripción breve de la obra y el acercamiento del
autor a la misma (150 palabras); un corto resumen biográfico del autor
(100 palabras); y un enlace a una publicación previa o un texto
inédito como archivo adjunto. Véase abajo una lista de libros posibles
para reseñar; invitamos sugerencias adicionales. Todas las consultas,
propuestas y contribuciones pueden ser enviadas a los editores a
hemi.ejournal@nyu.edu. Aquellas contribuciones que no sigan los
lineamientos editoriales de la revista no serán considerados para
publicación. Nuestros lineamientos y manual de estilo pueden ser
encontrados en: http://hemisphericinstitute.org/hemi/es/participe. Se
agradecen mucho los envíos por adelantado.


Chamada para publicação – e-misférica 8.1 – Manifestações
e-misférica está aceitando ensaios acadêmicos, apresentações
artísticas/ativistas e resenhas para o seu número de Verão 2011,
Manifestações. Este número explora a prática e a poética da
performance arte na América Latina. Sob a rubrica “Manifestações”, ele
examina as diferentes genealogias institucionais, estéticas e
políticas da performance arte latino-americana, que já foi chamada de
“arte ação”, arte “não objetual”, ou “body art”, entre outros termos.
O verbo “manifestar” combina as múltiplas conotações da performance
como prática social: a ação de revelar, de materializar, de tornar
sensível, e também — especialmente em Espanhol e Português — de
promover protestos e demonstrações. Este volume procura iluminar as
“manifestações” dinâmicas da performance arte latino-americana,
questionando de que maneira essa prática articula os diferentes
registros da performance estética e política. Quais são os campos de
referencia — estéticos, sociais, políticos — com os quais a
performance arte tem se engajado e quais ela tem criado? Que
diferentes públicos a performance arte tem conjurado? Qual a relação
entre esses diversos públicos e práticas artísticas e as interpelações
das instituições (museus, publicações, escolas), dos projetos
políticos ou das formações de nação e estado num sentido mais amplo?
Quais geografias estéticas são sugeridas pela circulação, pelas
citações e pelos diálogos entre as práticas da performance arte?
Existe uma performance arte “latino-americana”, ou existe a
necessidade estética ou política de uma?

e-misférica, a revista online do Instituto Hemisférico, é uma
publicação semestral editada por Jill Lane e Marcial Godoy-Anativia.
Cada edição gira em torno de um tema, explorando a relação entre
performance e política nas Américas. A revista inclui ensaios
acadêmicos e apresentações multimídia de artistas, ativistas e
intelectuais, assim como resenhas de livros, performances e filmes.

Todos os ensaios passam por um processo de avaliação, e devem ter
entre 5000 e 7000 palavras. As resenhas devem ter no máximo 800
palavras (1500 para resenhas de mais de um livro, performance ou
filme). A data limite para o envio de ensaios é 30 de maio de 2011.
Para contribuir com apresentações multimídia e resenhas, favor enviar
uma proposta para os editores até 30 de abril de 2011, e a data limite
para a versão final dos trabalhos é 30 de maio de 2011. As propostas
devem incluir uma breve descrição do trabalho e a perspectiva do autor
sobre ele (150 palavras); uma curta biografia do autor (100 palavras);
e um link para um texto publicado do autor, ou um texto inédito como
anexo. Confira abaixo uma lista de possibilidades de livros para
resenhar, e nós estamos abertos a outras sugestões. Todas as
contribuições, propostas e perguntas devem ser enviadas para os
editores no endereço hemi.ejournal@nyu.edu. Contribuições que não se
adequem aos critérios editorias da revista não serão consideradas para
publicação. Os nossos critérios editoriais e a nossa folha de estilo
podem ser encontrados no nosso website:
http://hemisphericinstitute.org/hemi/pt/participate. O envio de
materiais antes da data limite é muito bem vindo.

terça-feira, 29 de março de 2011

Call for participation: IPAH Summercamp & Platform Young Performance Artists - Berlin

Dear Performance Artists, -teachers, -travellers and -Lovers,
Again, this year we are proud to announce another fantastic & unique

IPAH Summercamp 2011
&
Platform Young Performance Artists!

Make sure to be there. We have fantastic teachers, fantastic food, a fantastic Festival.
You will spend a fantastic time!
DON´T MISS IT!

Important: The Summercamp this year will not happen at Schloss Bröllin! One class will take place at the wonderful location Glogau Air and two classes at the Flutgraben e.V. The teachers this year will be He Chengyao from Beijing, Ray Langenbach from Kuala Lumpur and Jürgen Fritz

Dates:
* 17. July 2011: Arrival of participants in Berlin, first dinner and talk about the organization.
* 18. - 24.: workshops
* 25. - 27.: days off, preparing the Plaform
* 28. - 30.: Platform Young Performance Artists at the Flutgraben e.V.
* 31. July: Departure

Money:
Like in the years before, we hope, that we can offer the Camp for 200, - €. This would include:
* Fee for the teachers
* Simple accommodation on mattresses in a big room together with other participants or private accommodation during the workshop!
* One dinner per day together with all participants from all groups.
* We are not sure about our funding in the moment, so we don´t know exactly, whether the 200,- are sufficient. We will know soon about that.

Registration
* Like in the last year, we have limited places up to 40 participants. So if you would like to participate, please register as soon as possible!
* Please register via email to summercamp@i-pah.de. You will receive a confirmation email with the information, to which account you should transfer the participation fee.
* Registration is compulsory if the fee is credited to the account of the IPAH e.V..

Please be aware, that the Platform Festival is not part of the IPAH Summercamp!

* Within the 200,- fee there is no accommodation and no food included after July 24th! Of course we will help you to find cheap sleeping places & maybe we can use some of the places from the week before, but we don´t know about that now!
* Not everybody from the workshop will have the possibility to perform at the Platform Festival! We have to decide about that during the first week! But we are lucky, that we may use 2 floors in the Flutgraben e.V. this year, so the situation will be easier than last year!

Symposium
This year we will have a small symposium about "Teaching Performance Art" organized by Jörn Burmester from the Performer Stammtisch.
Partners

Our Partners for the events this summer are:
Performer Stammtisch, Berlin
Flutgraben e.V., Berlin
GlogauAir, Berlin

IMPORTANT: We started a new webpage (http://www.i-pah.de), you can find all information there, they will be updated regularly.
Please register to the page, than you may post to the IPAH Forum. All your problems - now or in future - will be solved there!

Hope to see you everybody soon!

Workshop de Commedia dell´Arte - Coimbra

2, 3 e 9 Abril, Coimbra, Teatro de Bolso do TEUC

Regressar hoje à Commedia dell´Arte significa sobretudo compreender na formação do actor o próprio fenómeno do Teatro.
O trabalho com máscara, que implica novas regras e comportamentos, recentrando a teatralidade no corpo do actor, promovendo a despersonalização, a síntese, a fé e uma relação mais interdependente com o público; o trabalho de improvisação e criação colectiva a partir de guiões, assim como a possibilidade de tornar a corporalidade e a verbalidade mais íntimos e integrados, são algumas das vertentes a explorar neste workshop.

Conteúdo programático do workshop:
• Regras básicas do uso de uma máscara;
• Contextualização da Commedia dell´Arte na história da formação do actor;
• A estilização-base das personagens (segundo a escola do Piccolo Teatro di Milano);
• Apresentação das 8 principais personagens (Zanni, Arlequim, Capitão, Doutor, Polichinello, Brighella e Pantalone e Apaixonados);
• Estrutura de uma improvisação;
• A arte da pantomima (aprender a comunicar a partir da linguagem das acções);
• Improvisações com as personagens “escolhidas” pelos alunos.

Nuno Pino Custódio dirige estágios em Máscara desde 1991, tendo já colaborado com algumas das mais importantes escolas, universidades e companhias portuguesas. A sua actividade como encenador também é profícua: Teatro O Bando, ESTE – Estação Teatral, Teatro do Montemuro, Teatro Meridional, FC – Produções Teatrais, Teatro das Beiras, Teatro Oficina são algumas das companhias que já dirigiu.

Datas: 2, 3 e 9 Abril (fins-de-semana)
Horário: 1º Fim-de-semana Sábado: 10h - 13h; 15h - 19h; Domingo: 10h - 13h; 15h - 18h; 2º Fim-de-semana Sábado: 10h - 13h; 15h - 19h. (um total de 20h)
Local: Teatro de Bolso do TEUC, Coimbra
Preço: 80€ / 60€ estudantes
Inscrições para o seguinte email: helder.wasterlain@gmail.com
Mais informações em: http://www.teuc.pt

Estágio de Commedia Dell'Arte e Máscara - Porto

Dirigido por: Fabio Gorgolini e Ciro Cesarano - 2 dos melhores intérpretes de Commedia dell'Arte da actualidade, que contam com mais de 5.000 horas de formação nesta área.

DATAS: De 11 a 15 de Abril 2011
DURAÇÃO: 15h (19h às 22h)
LOCAL: ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, PORTO
INSCRIÇÕES: até 6 de Abril mediante envio de currículo para geral@background.pt

+ INFO
http://www.background.pt/

Workshop: Construção de Marionetas em Esponja

Actriz - ESTC

Precisa-se de actriz, dos 35 aos 50 anos, morena, com algumas feições ciganas para curta metragem da ESTC. Pede-se às interessadas que enviem com urgência CV e fotos para:

vascantenas@hotmail.com
marta.mendes6@gmail.com

Agenda de Abril Escrever Escrever - Lisboa

Especial intensivos Páscoa
Escrita de humor | dias 22, 23 e 25 de Abril
Escrever um livro: por onde começar? - Nível I | dias 22, 23 e 25 de Abril
Escrita criativa para adolescentes dos 12 aos 15 anos - Programa de férias | 11, 12 e 13 de Abril ADOLESCENTES
Escrita criativa para crianças dos 7 aos 11 anos - Programa de férias | 11, 12 e 13 de Abril CRIANÇAS
Escrita criativa para adolescentes dos 12 aos 15 anos - Programa de férias | 18, 19 e 20 de Abril ADOLESCENTES
Escrita criativa para crianças dos 7 aos 11 anos - Programa de férias | 18, 19 e 20 de Abril CRIANÇAS

Cursos diurnos
Ensaboadela no Português | início a 1 de Abril | 10h30 - 13h
Jornalismo cultural | início a 1 de Abril | 10h30 - 13h
Revisão de textos - Nível II | início a 1 de Abril | 16h - 18h30
Revisão de textos - Nível I | início a 4 de Abril | 10h30 - 13h
Ensaboadela no Português | início a 4 de Abril | 16h45 - 19h15
Escrita criativa iniciação (trimestral / manhã) | início a 6 de Abril | 10h30 - 13h
Oficina do conto: Iniciação | início a 7 de Abril | 10h30 - 13h
Revisão de Textos - Nível III - O que é escrever bem? (Diurno) | início a 7 de Abril | 10h30 - 13h NOVO
Escrever histórias de família: memórias e biografias | início a 12 de Abril | 10h30 - 13h

Cursos pós-laborais
Ensaboadela no Português - Nível II | início a 1 de Abril | 19h30 - 22h
Escrever um livro infantil | início a 4 de Abril | 19h30 - 22h
Ensaboadela no Português | início a 4 de Abril | 19h30 - 22h
Escrever ficção | início a 4 de Abril | 19h30 - 22h
Escrita de humor - Nível II | início a 6 de Abril | 19h30 - 22h REGRESSO
Escrita na assessoria de imprensa | início a 6 de Abril | 19h30 - 22h
Escrever uma curta-metragem (trimestral) | início a 6 de Abril | 19h30 - 22h
Desformatar através da escrita | início a 7 de Abril | 19h30 - 22h
Revisão de Textos - Nível III - O que é escrever bem? (Pós-laboral) | início a 7 de Abril | 19h30 - 22h NOVO
Escrita criativa iniciação (trimestral / pós-laboral) | início a 8 de Abril | 19h30 - 22h
Revisão de textos - Nível I | início a 12 de Abril | 19h30 - 22h
Como escrever uma grande reportagem em televisão: da ideia à sala de montagem | início a 12 de Abril | 19h30 - 22h NOVO
Escrita policial | 21 e 28 de Abril | 19h30 - 22h

Fins-de-semana de Abril
Leitura expressiva
Oficina de BD - Entre a escrita e o desenho
Escrita criativa: um dia para descobrir
Escrita de viagens: uma viagem literária | 10 e 17 de Abril
Oficina de contadores de histórias - Nível I
Jornalismo essencial
Acordo ortográfico: o que muda?
Escrever crítica musical
Construir narrativas: da teoria à prática
Biografia
Escrever para teatro

http://www.escreverescrever.com
Praça Luís de Camões, n.º36 - 3.ºDto, Lisboa
Tel. 91 119 77 97 | 21 096 21 58