quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Workshop Didgeridoo

Ciclo
Música e Sons
Workshop
Aprender a tocar Didgeridoo
Formador
Rodrigo Viterbo
Horário
15 Novembro - 15h/18h
22 Novembro - 15h/18h
29 Novembro - 15h/18h
Valor
65€

Sinopse
O didgeridoo é um instrumento usado tradicionalmente pelos aborígenes australianos há milhares de anos, com o seu conhecimento no resto do mundo apareceram novos estilos de execução e também de construção.A meu ver a melhor exploração deste instrumento e das sonoridades individuais de quem o toca passa por uma consciência clara e domínio de todas as técnicas básicas e da respiração circular e será precisamente este o foco do workshop: levar cada um à máxima exploração deste instrumento.

Conteúdos
Sessão 1.Primeira abordagem ao didgeridoo, sua história e uso tradicional e introdução à técnicas para tocar didgeridoo.Sessão 2.Aprofundamento e evolução das técnicas adquiridas na sessão anterior.Sessão 3.Aperfeiçoamento e integração de tudo o que foi aprendido em ritmos e pequenas composições.

Observações
Não é obrigatório ter conhecimentos de música nem didgeridoo para frequentar o workshop.

Formador
Conheci o didgeridoo em 2001 num espectáculo de teatro e desde então tenho estado relacionado com este instrumento de três formas: como músico, como construtor e como professor. Comecei como auto-didacta e assim que percebi que precisava de ir mais longe comecei a frequentar workshops com pessoas como Ansgar Manuel-Stein (Alemanha), Lies Beijerinck (Holanda), Michiel Teijeler (Holanda), Andrea Ferroni (Itália), Marc Miethe (Alemanha), Mark Atkins (Austrália), John Cope (Inglaterra), Rob Mantz (Nova Zelândia), Hugo Osga (Portugal) e Renato Oliveira (Portugal). Participei em algumas bandas sonoras de espectáculos de teatro, em concertos para bebés e gravei o CD "Aprender a Tocar Didgeridoo". Quando me deparei com a falta de instrumentos de qualidade em Portugal comecei por comprar didgeridoos vindos da Austrália, Estados Unidos e alguns países europeus, mas cedo me dei conta que queria aprender a construir os instrumentos que desejava e comecei então a fazer didgeridoos de tubos de PVC, em seguida de diversos tipos de madeira e também piteira e mais recentemente a partir de rolos de papel higiénico.

Tenho dado workshops de didgeridoo a crianças, famílias e adultos, músicos e curiosos, todo o tipo de interessados. Dedico-me também a dar workshops de construção de didgeridoos a partir de rolos de papel higiénico em festivais e outros eventos. Faço parte da fundação da Associação Portugesa de Didgeridoo, nascida em Fevereiro de 2008, que tem organizado a Residência de Didgeridoo e o FATT-Festival de Artes Tribais e Tradicionais

Informações e Inscrições
www.incrivelformacao.blogspot.com
kalpa.cc@gmail.com