sexta-feira, 23 de março de 2007

Jam de contacto improvisação


Local: Forum Dança
Rua dos Caetanos, 26,1º dto, Bairro Alto (traseiras do edifício Interpress; tocar campaínha)

Dia: 25 Março, Domingo (regularidade semanal)
Hora: 17:30 ás 20:00
Preço: 3 Euros Doação (ou o que puderem)

SESSÃO COM CONVIDADOS:
Ru* Rom* (som), António Caramelo (interactividade-video-som)


O Contacto Improvisação LX Jam (CILXJam) é um espaço de encontro, partilha e aprendizagem mútua entre performers experientes ou iniciados nesta prática e em osmose com outras formas de improvisação performativa musical, teatral, audio-visual, plástica e tecnológica; um espaço para fortalecer a comunidade da dança e performance em Lisboa e no mundo; um espaço experimental despoletador de sinergias criativas colaborativas.

As responsaveis estão brutalmente gratas ao Forum Dança por acolher a iniciativa.
Iniciado em Outubro de 2006 no jardim Amália Rodrigues, por ocasião da visita do performer Michael Dobbie (Seattle), o LX Jam foi suspenso devido ao frio e procurava um local.

Surgindo num ambiente social revolucionário de protesto e reivindicação de direitos humanos, "The Human Rights Movement", esta práctica e forma de improvisação vem crescendo e enraizando-se desde 1972, iniciada por Steve Paxton, Nancy Stark Smith e outros performers/coreógrafos do movimento Nova Yorquino da nova dança (ou dança pósmoderna, Banes 1980), o Judson Dance Theatre, e o Grand Union. Em contínua expansão pelos EUA, Brasil, Europa e mundo fora, em metrópoles como Paris, Londres, São Francisco, Los Angeles, São Paulo, o CI Jam constitui uma comunidade de comunidades, uma atmosfera onde nos sentimos em casa em qualquer parte do globo.

http://www.contactimprov.com/worldjammap.html

O poder híbrido e catalizador do CI é o facto de recusar constituir-se como escola, e em vez disso evoluir em osmose com outras formas de improvisação em dança e movimento. Não deixa, no entanto, de ser legitimada na passagem de experiência entre praticantes e iniciados. Partindo de princípios do T'ai Chi Chuan, Aikido, e Ginástica, e da improvisação como performance, o CI vem sendo assimilado pela dança contemporânea, e mais recentemente mistura-se com as danças de salão, como o Tango. No entanto, mantem princípios de igualdade e o respeito pela diferença entre sujeitos, géneros, sexualidades e culturas. As responsáveis ocupar-se-ão pela abertura e fecho das sessões. O carácter que valorizamos no Jam é a sua abertura para o aqui e agora da experiência construída pelos participantes, em vez de uma prática dirigida / guiada ou facilitada. Esta abertura não invalida que, quando necessário, se introduzam os participantes inexperientes aos princípios básicos em experiência de dueto. Ao valor atribuído ao toque tangível junta-se a ideia de experimentar com sistemas interactivos audio-visuais e outros. Baseados em sensores espaciais e corporais, o toque entre sujeitos funciona aqui como modulador dos media e influenciando as interacções.

Solicitamos uma doação de 3 Euros para cobrir o montante de utilização do estúdio.

CONTAMOS COM A TUA PRESENÇA E MOVIMENTO!!!
ATÉ DOMINGO!

Isabel Valverde
Sofia Fitas
c/o divisão central

+ INFORMAÇÕES NO NOVO BLOG http://contactoimprovisacaolxjam.blogspot.com