Espaço de partilha de informações sobre oportunidades, estágios, formações, castings e audições dirigido à comunidade das Artes do Espectáculo.
Recomendamos que contactem as entidades indicadas como responsáveis pelas acções que aqui são divulgadas, para obterem mais informações antes de se meterem em viagens.
NOVO SITE: http://www.coffeepaste.com
▼
sexta-feira, 23 de março de 2007
Jam de contacto improvisação
Local: Forum Dança
Rua dos Caetanos, 26,1º dto, Bairro Alto (traseiras do edifício Interpress; tocar campaínha)
Dia: 25 Março, Domingo (regularidade semanal)
Hora: 17:30 ás 20:00
Preço: 3 Euros Doação (ou o que puderem)
SESSÃO COM CONVIDADOS:
Ru* Rom* (som), António Caramelo (interactividade-video-som)
O Contacto Improvisação LX Jam (CILXJam) é um espaço de encontro, partilha e aprendizagem mútua entre performers experientes ou iniciados nesta prática e em osmose com outras formas de improvisação performativa musical, teatral, audio-visual, plástica e tecnológica; um espaço para fortalecer a comunidade da dança e performance em Lisboa e no mundo; um espaço experimental despoletador de sinergias criativas colaborativas.
As responsaveis estão brutalmente gratas ao Forum Dança por acolher a iniciativa.
Iniciado em Outubro de 2006 no jardim Amália Rodrigues, por ocasião da visita do performer Michael Dobbie (Seattle), o LX Jam foi suspenso devido ao frio e procurava um local.
Surgindo num ambiente social revolucionário de protesto e reivindicação de direitos humanos, "The Human Rights Movement", esta práctica e forma de improvisação vem crescendo e enraizando-se desde 1972, iniciada por Steve Paxton, Nancy Stark Smith e outros performers/coreógrafos do movimento Nova Yorquino da nova dança (ou dança pósmoderna, Banes 1980), o Judson Dance Theatre, e o Grand Union. Em contínua expansão pelos EUA, Brasil, Europa e mundo fora, em metrópoles como Paris, Londres, São Francisco, Los Angeles, São Paulo, o CI Jam constitui uma comunidade de comunidades, uma atmosfera onde nos sentimos em casa em qualquer parte do globo.
http://www.contactimprov.com/worldjammap.html
O poder híbrido e catalizador do CI é o facto de recusar constituir-se como escola, e em vez disso evoluir em osmose com outras formas de improvisação em dança e movimento. Não deixa, no entanto, de ser legitimada na passagem de experiência entre praticantes e iniciados. Partindo de princípios do T'ai Chi Chuan, Aikido, e Ginástica, e da improvisação como performance, o CI vem sendo assimilado pela dança contemporânea, e mais recentemente mistura-se com as danças de salão, como o Tango. No entanto, mantem princípios de igualdade e o respeito pela diferença entre sujeitos, géneros, sexualidades e culturas. As responsáveis ocupar-se-ão pela abertura e fecho das sessões. O carácter que valorizamos no Jam é a sua abertura para o aqui e agora da experiência construída pelos participantes, em vez de uma prática dirigida / guiada ou facilitada. Esta abertura não invalida que, quando necessário, se introduzam os participantes inexperientes aos princípios básicos em experiência de dueto. Ao valor atribuído ao toque tangível junta-se a ideia de experimentar com sistemas interactivos audio-visuais e outros. Baseados em sensores espaciais e corporais, o toque entre sujeitos funciona aqui como modulador dos media e influenciando as interacções.
Solicitamos uma doação de 3 Euros para cobrir o montante de utilização do estúdio.
CONTAMOS COM A TUA PRESENÇA E MOVIMENTO!!!
ATÉ DOMINGO!
Isabel Valverde
Sofia Fitas
c/o divisão central
+ INFORMAÇÕES NO NOVO BLOG http://contactoimprovisacaolxjam.blogspot.com