quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Teatro do Gesto: Acção física, imagem e palavra

método de JACQUES LECOQ em portugal

Orientação
Norman Taylor
{assistente directo do mestre durante os últimos 18 anos}


TEATRO DO GESTO
Acção física, imagem e palavra


projecto de formação e criação teatral
6 módulos - Outubro de 2009 a Junho de 2010


Enquadramento e pressuposto do projecto
« Não faças como eu. Faz como tu. » Jacques Lecoq
Jacques Lecoq é um dos mais importantes pedagogos de teatro do século XX. A sua praxis e o seu “olhar” tem como epicentro a arte do movimento. A sua escola Internacional que fundou em
Paris (1956 - ) é mundialmente conhecida. A “visão” e metodologia que desenvolveu difundiu-se pelo resto do mundo (escolas em Bruxelas, Londres, Madrid, Génova, entre outras cidades).
Entre nós a lacuna existe.
A relação estreita e longa de Norman Taylor com Jacques Lecoq garante, à partida, a este curso de especialização, fidelidade e qualidade. Esta mesma relação de fidelidade ao pensamento
pedagógico do mestre está expresso no desenho do curso: uma proposta que articula aprendizagens técnicas com processos autónomos de criação.
O regime de residência amplia a partilha e a troca de experiências entre os formandos, ao mesmo tempo que proporciona o contacto com os projectos artísticos das diferentes entidades parceiras.
As estruturas de acolhimento, todas elas com credibilidade confirmada, acrescentam a este projecto uma mais valia considerável.
O método de Jacques Lecoq interroga e desenvolve as bases de um teatro físico. A sua pedagogia privilegia a tomada de consciência das tendências pessoais do actor, de forma a proporcionar a descoberta de uma linguagem artística própria.


Formação
1 > identificar, explorar e desenvolver referenciais específicos para o jogo do actor: observação do comportamento humano, a máscara neutra, elementos e matérias, a animalidade, obras de artes, outras;
2 > aplicar estas aprendizagens em exercícios de composição teatral;

Criação
1 > ao longo dos 6 módulos de formação, os participantes desenvolverão um projecto autónomo de criação (individual ou em grupo), onde terão oportunidade de aplicar, de forma directa ou indirecta, os conteúdos abordados. (sob orientação do formador e coordenador científico da formação).
2 > construção de um exercício/espectáculo a partir dos diferentes trabalhos de criação autónomos;
3 > apresentação pública do exercício/espectáculo.

Plano de formação
21 a 26 Outubro > Baal 17 (Serpa)
MÓDULO 1 – Análise do movimento ao serviço do actor. Descobrir a importância da análise do movimento; definição dos parâmetros dessa análise (verbos de acção; a acção-reacção; estruturas espaciais e estruturas temporais; dimensão física e psicológica do gesto);

23 a 26 de Janeiro > Teatrão (Coimbra)
MÓDULO 2 – Noções fundamentais do jogo com máscara. Máscara neutra: parâmetros técnicos de base e exploração dramática do jogo; os seus dramas e as suas poesias.

5 a 10 de Março > (em fase de negociação)
MÓDULO 3 – Elementos e matérias, referências para o jogo. Descobrir os diferentes “elementos” e as diferentes “matérias” como referenciais; processo técnico dessa identificação e processos de criação.

5 a 10 de Abril > Teatro Viriato (Viseu)
MÓDULO 4 – Animais, referência para a construção de personagens. Descobrir a diversidade do mundo animal a partir de um olhar específico; processo técnico dessa identificação e processos de criação.

7 a 11 de Maio > ACERT (Tondela)
MÓDULO 5 – Música, pintura e poesia. Analisar e seleccionar obras destas linguagens artísticas; processo técnico dessa identificação e processos de criação.

4 a 9 de Junho* > Grupo de Teatro “O Bando” (Palmela)
(*datas a confirmar)
MÓDULO 6 – Construção do exercício/espectáculo.
Módulo integralmente consagrado ao trabalho de articulação dos diferentes projectos de criação (individuais ou de grupo).

A esta formação está associado um projecto de pesquisa que contempla ainda outras valências, como sendo a organização de um seminário (data a anunciar) com ex-alunos (residentes em
Portugal) de escolas internacionais que se definem como pertencentes à pedagogia de Jacques Lecoq - Parceiro: Teatro Meridional (Lisboa) – assim como tradução para Português do livro “Le corps Poétique” de Jacques Lecoq (em processo de negociação).

curso de ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL
{ DIPLOMA
Organização e coordenação científica
> Prof. Doutor Tiago Porteiro
Universidade de Évora > Departamento de Artes Cénicas

Destinatários

Profissionais e alunos em Artes do Espectáculo
e outros artistas (selecção a partir da análise do CV).


Creditação
15 ECTS (182 horas de formação (30 horas módulo)
+ 208 horas de trabalho autónomo do aluno)
Para validar estes créditos o aluno terá de elaborar um dossier de acompanhamento de todo o processo de formação e criação. Os participantes poderão depois pedir creditação destes créditos numa formação que, eventualmente, possam estar a frequentar ou que venham a frequentar num qualquer estabelecimento de ensino superior.


Modos de participação
Participação integral nos diferentes módulos.
Número de inscrições limitada.
Selecção feita através da análise do CV.

Informações > http://www.nufor.pt ou www.uevora.pt
Inscrições > NUFOR on-line (http://www.nufor.pt)
Telefone > 266 760 350
Propina > 1050 euros (formação + alojamento)
Formas de pagamento > integral ou em três vezes
(400 euros no acto da matricula mais dois cheque pré-datados)
Data limite de inscrição > 30 de Setembro

Norman Taylor

Formador de actores e criadores.
Encenador e criador.
Actor.

Nasceu na Inglaterra 1947.
Depois dos estudos em Psicologia e de uma experiência enquanto professor do ensino básico na Inglaterra, descobre o jogo teatral com Jacques Lecoq, na sua escola em Paris.
Investindo na análise do movimento, disciplina estruturante deste método, ensinou junto do mestre durante 18 anos.

Intitula-se como sendo professor, encenador, provocador, conselheiro, criador.
Colabora com diferentes estruturas, na área do ensino e criação, em seis países Europeus, para além da Argentina, Estados Unidos e Canada.