com Helder Seabra
A Companhia Instável (CI) é um projecto cujos objectivos se centram na criação de oportunidades profissionais a bailarinos. Ao longo de dez anos, a CI já trabalhou com diversos coreógrafos de renome internacional, destacando-se, nos últimos anos, Wim Vandekeybus, Rui Horta e Madalena Victorino (este último trabalho foi considerado pela crítica como o melhor espectáculo de 2007).
Helder Seabra é o coreógrafo convidado para 2009. Após uma formação no Ginasiano, tendo em paralelo sido intérprete de três projectos da CI, ingressou na Companhia de Wim Vandekeybus, onde permaneceu durante 5 anos. Com um excelente percurso como intérprete, Helder Seabra tem desenvolvido os seus primeiros trabalhos como criador, onde está sempre presente uma forte fisicalidade e uma elevada componente de risco.
Helder Seabra
(1982, Porto)
Helder começou a dançar em 2000. Estudou dança no Ginasiano Escola de Dança/Portugal e na P.A.R.T.S./Bruxelas. Para além da educação formal, participou em vários workshops, sobretudo na Bélgica e Portugal. Enquanto aluno da Escola de Dança Ginasiano, fez parte de projectos (entre outros) de Marcelo Ferreira, Ana Figueira e Cristina Moura. Entre 2000 e 2003 esteve envolvido em projectos com Pedro Carvalho, Ronit Ziv/Companhia Instável e Javier de Frutos/Companhia Instável.
Helder Seabra ingressou na Ultima Vez em 2004 com a reposição da segunda peça de Wim Vandekeybus/Ultima Vez para a Companhia Instável, Les Porteuses de Mauvaises Nouvelles e ficou como membro da companhia até 2008. Durante o período na Ultima Vez fez parte das criações PUUR (2005), Spiegel (2006), MENSKE (2007) e Du Feu dans Le Sang (2007) e do vídeo-dança Here After (2007). Em 2008 assistiu Wim Vandekeybus na sua criação Black Biist, para o GoBallet, criou e interpretou com Cláudio Stellato o duo Fica Aqui e colaborou com Inês Cerqueira e Joaquim Carvalho no vídeo-dança Macla. Em paralelo deu aulas de movimento/ritmo à equipa feminina de Basquetebol do F.C.Porto.
Em 2009 está envolvido, como criador e intérprete, em diferentes produções e dá regularmente aulas e workshops. Dirigiu o solo In.Tent, solo de graduação de Spela Tovornik na escola SEAD/Salzburgo. Em Novembro estará no projecto de Bruno Caverna para o DWA Theater/Amesterdão.
A partir de Janeiro de 2010 será membro da companhia Eastman/Sidi Larbi Cherkaoui.
Datas: 26 e 27 de Setembro, das 10 às 18.
Local: NEC . Fundação José Rodrigues . Rua da Fábrica Social, s/n . Porto
Público-alvo . intérpretes / performers / ... (haverá uma pré-selecção por CV)
Número limite de inscrições . 30
Para mais informações, contacte
Hugo Veludo
Produção
Tlm: (+351) 918283346
c.instavel@mail.telepac.pt
Companhia Instável
R. S. Roque da Lameira, 2129
4350-317 Porto