sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Workshop: Leituras Encenadas - Lisboa

Como organizar um grupo de teatro na escola quase sem recursos financeiros?

Como tornar os textos dramáticos e poéticos do programa mais atractivos para os alunos, dramatizando-os?

Como fomentar o gosto pelo teatro e pela palavra dita desde a mais tenra idade?

Este workshop ajuda a responder a essas perguntas e a muitas mais.

O texto dramático, enquanto objecto literário concebido para ser levado á cena e para ser apreendido em contexto de espectáculo, levanta sempre alguns problemas e dificuldades quando é foco de estudo e interpretação na sala de aula. Esta realidade agrava-se quando falamos de alunos de mais tenra idade ou de textos clássicos que levantam quase sempre algumas barreiras linguísticas.

A leitura encenada ou dramatizada é uma forma de tornar mais vivo e aliciante para os alunos este tipo de texto, sem necessidade de criar um espectáculo de teatro na sua verdadeira e total dimensão. Este tipo de leituras tem sido usadas, desde à muito tempo, pelos profissionais de teatro para apresentar ou divulgar textos que ainda não foram levados á cena ou que, por qualquer motivo, não é possível criar um espectáculo com eles. Este workshop destina-se a professores, educadores e animadores culturais que desejem aprender novas técnicas de abordagem dos textos dramáticos ou poéticos junto dos seus alunos de forma a, com um método simples, os tornem mais vivos, mais inteligíveis, aliciantes e vibrantes para um público muitas vezes pouco motivado para os mesmos.

Aprenderá ainda as base para a criação de uma pequena companhia de teatro de âmbito escolar quase sem necessidade de recursos.

Preço: 25,00€

Data:
Domingo, 29 de Novembro
das 14h00 às 18h00

Inscrições e pagamentos
até 27 de Novembro de 2009

+ info - telefone 21 099 41 42
HTTP://WWW.KABUKI.PT

Com o apoio da Associação de Professores de Português

Formador:
Ricardo Bargão estudou Línguas e Literaturas Modernas, porque sempre foi apaixonado pela escrita e a leitura, em especial de poesia. Começou no teatro com Manuel Almeida e Sousa, passou por um curso de actores/marionetistas no Centro Cultural de Almada/IEFP e fez diversas outras formações na área do teatro, da música e do circo, com professores como João Mota, Maria Helena Serôdio, José Carlos Barros, Ildeberto Gama, José Ramalho, João de Mello Alvim, Jorge Sobral Pinto, Carlos Pimenta, Ana Borralho, João Galante, entre outros.

Estreou-se no teatro profissional com Filipe Crawford no Grupo Meia Preta e foi fundador da Companhia de Teatro Projecto Quinto Império e Labirinto de Imagens, dividindo as suas intervenções entre a escrita, a encenação, a interpretação e a sonoplastia. Encenou autores com Bertolt Brecht, Ruzante, Gil Vicente, Carlos Correia, Antero de Quental, José Régio e Fernando Pessoa, dirigindo actores como Carlos Ramos, Alexandra Lencastre, Henrique Sanguinetti, Carlos Pisco, Nuno Machado, Luís Ramos, Carmo Cristóvão, Sofia Mestre, Salmo Faria, Mónica Negro, entre outros. Interpretou e encenou inúmeros espectáculos destinados a um público escolar, utilizando textos de leitura obrigatória na disciplina de Português.