Espaço de partilha de informações sobre oportunidades, estágios, formações, castings e audições dirigido à comunidade das Artes do Espectáculo.
Recomendamos que contactem as entidades indicadas como responsáveis pelas acções que aqui são divulgadas, para obterem mais informações antes de se meterem em viagens.
NOVO SITE: http://www.coffeepaste.com
▼
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Workshop de toque, percepção e consciência do movimento
por Dora Vicente
Domingo, dia 17 de Julho
15-19 h
auditório da biblioteca orlando ribeiro- telheiras
antigo solar da Nora Estrada de Telheiras,146(metro telheiras),
Investimento :12 €.
Neste workshop, com base no Método Danis Bois, vamos acordar o corpo e tomar consciência dele, ligar as partes esquecidas, dar movimento ao que está imóvel.
Vamos trabalhar a percepção sensorial, estimular os sentidos e a sensibilidade corporal, escutando o que o corpo tem para dizer, deixá-lo mover-se livremente.
Será que há movimento na imobilidade?
Vamos trabalhar a presença a cada instante, procurando integrar corpo, mente, espírito, emoções, despertando o potencial de vida de cada um e assim alcançar um ser que se expressa na sua totalidade.
A Fasciaterapia – Método Danis Bois (MDB) é uma disciplina pedagógica e terapêutica, preventiva e curativa, que permite desenvolver as capacidades perceptivas, motoras e cognitivas, através do movimento. O MDB coloca em evidência o movimento interno que ocorre ao nível das fáscias (tecidos de vários tipos que envolvem os músculos, os ossos, todos os órgãos internos, o cérebro e a espinal medula), pondo em comunicação cada célula do corpo humano. Esta animação interna é portadora de uma força de auto-regulação do organismo, a qual conduz o indivíduo a um equilíbrio físico, emocional e psicológico.
O MDB envolve terapia manual, introspecções (auto-observação do movimento interno), esquemas de movimento codificado (realinhamento do corpo e do movimento visível) e movimento livre (expressão livre/criatividade do indivíduo).
Nota Biográfica
Dora Vicente nasceu em Lisboa em 1976. Iniciou-se na dança clássica (formação da R.A.D.), na Escola Norma Croner, onde mais tarde nasceu o grupo Coribantes, do qual fez parte. Licenciou-se em Pintura, pela FBAUL, frequentou o C.E.M e Fórum Dança, onde desenvolveu o movimento contemporâneo, contacto-improvisação, ballet, butôh, anatomia e voz com diversos professores, dos quais destaca Howard Sonenklar, Sofia Neuparth, Peter-Michael Dietz e Amélia Bentes. Fez o Curso de Dança na Comunidade no Fórum Dança, uma Pós-graduação em Fasciaterapia/Somatologia e o Curso “Touching Life Within”, em Nova Iorque, com Danis Bois, método que ensina a adultos. Fez a Formação em Composição em Tempo Real com Cláudia Dias, da qual resultou uma peça. Tem participado em várias criações da Associação Poesis e, mais recentemente, da Eclipse Arte e do Imprevisto Colectivo.
Leccionou no Ensino Básico e Secundário. Tem vindo a desenvolver trabalho criativo com crianças, tanto no contexto escolar, como em museus ou em projectos de intervenção artística e social, como “Pedras d’água na Baixa lisboeta”; Aprender em Parceria - A PAR e Projecto Étnico-Comunitário. É terapeuta de Fasciaterapia e trabalha nas artes visuais e dança, enquanto professora, criadora e intérprete.
Antonio M. Rodrigues telm.960140182
www.eclipse-arte.blogspot.com
eclipsearte@gmail.com