sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Workshop: Financiamento de Grupos de Teatro Universitário - Lisboa
“Como se torna cada vez mais evidente, o financiamento público é insuficiente para a realização dos mais diversos projectos culturais. Um dos princípios fundamentais da captação de recursos é a sua diversidade de fontes, de entre das quais salientamos os financiamentos públicos directos (apoios e subsídios) e indirectos (mecenato) ou o financiamento privado (apoios e patrocínios). A oportunidade actual para a participação neste workshop prende-se com a necessidade de encontrar formas estratégicas de financiamento complementares e diversas.”, Rui Matoso * (2011).
Conteúdos Programáticos:
• As diversas fontes de financiamento para a cultura;
• Os apoios financeiros para o Teatro;
• Patrocínio e Mecenato aplicados ao Teatro Universitário.
Materiais a disponibilizar: manual do workshop + documentos digitais sobre financiamento e marketing.
Preço: 30 euros por pessoa (máximo de 25 pessoas).
Inscrições no Núcleo Cultural, dias úteis, entre as 10h e as 18h, até ao próximo dia 21 de Outubro, sito na Reitoria da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, Cidade Universitária, Lisboa.
Mais informações: 210 113 406 ou nucleocultural@reitoria.ul.pt.
* Rui Matoso é gestor e programador cultural. É professor na Universidade Lusófona na licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura. Actualmente produz o projecto "Leituras Ultra-Sónicas" e o teatro participativo infanto-juvenil "O Bosque Mágico". Concebeu e coordenou em 2010 o ciclo Noites Utópicas no Teatro-Cine de Torres Vedras. Concebeu o portal de divulgação cultural www.tvedraszine.net . É membro da Academia de Produtores Culturais, onde promoveu dois seminários com Toni Puig (Barcelona), com o apoio da CML/EGEAC, em Maio de 2009. Obteve o grau de Mestre em Práticas Culturais para Municípios - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (2008), tendo anteriormente realizado uma Pós-Graduação em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias(2006). É formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP).