Espaço de partilha de informações sobre oportunidades, estágios, formações, castings e audições dirigido à comunidade das Artes do Espectáculo.
Recomendamos que contactem as entidades indicadas como responsáveis pelas acções que aqui são divulgadas, para obterem mais informações antes de se meterem em viagens.
NOVO SITE: http://www.coffeepaste.com
▼
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Dança no B.Leza - Lisboa
Kizomba. Entre Angola e Cabo Verde, parte II
27 de Maio
21h30
workshop de dança - debate - prática assistida - espaço para dançar
Prof. convidado: Zé Barbosa (Cabo Verde)
Depois do interessante e controverso debate sobre a Kizomba em Angola, com muitas reminiscências à evolução do ritmo nas ilhas caboverdianas, chegou a vez de conhecer o percurso que esta música e dança tiveram em Cabo Verde.
Partindo da pergunta sobre o nome deste género musical, cantado em crioulo mas também em francês por músicos cabo-verdianos a viver fora do arquipélago (deve ser designado como kizomba? ou: cabo-zouk? cabo-love? colá-zouk? passada?), tentaremos reconstruir o percurso que este ritmo teve, por um lado em Cabo Verde e por outro lado na sua diáspora - tão importante para desenhar o quadro mais completo da actual música caboverdiana.
Será que realmente a Kizomba angolana influenciou a criação deste género em Cabo Verde? Ou foi a influência directa do zouk das Antilhas para a música caboverdiana que originou o novo estilo? Como diz o Carlos Filipe Gonçalves: "...na música de dança para a juventude, persiste o casamento da Coladeira com o Zouk, um casamento assumido que recebe os nomes como Cola-Dance, Cola-Zouk ou Zouk Love "(1).
E a dança? Qual é a origem dos passos e passadas que acompanham esta música quente e tão sensual? Será que foi importada da terra do semba? Ou foi uma transformação natural dos passos que acompanhavam outros géneros musicais em Cabo Verde?...
O Professor convidado, Zé Barbosa, é um dos pioneiros no ensino de danças africanas em Portugal. Chegou a Lisboa há mais de 10 anos e desde então trabalhou sempre como bailarino e professor. Um artista muito completo, que também dedica-se à pintura e ao teatro.
A seguir ao pequeno debate, haverá um workshop de dança em que terão a oportunidade de conhecer e experimentar os passos e maneiras de dançar este ritmo. E posteriormente uma prática “assistida” onde o professor estará disponível para esclarecer as dúvidas dos participantes, tanto práticas como teóricas.
Depois a noite continuará com os sons das melhores músicas africanas, com predominância de cabo-love/cabo-zouk/kizomba/passada, escolhidas pelo Calú.
Preço: 5€
** danças no b.leza **
uma noite em que a dança se entrelaça com a palavra, os passos com as histórias, as figuras com as estorias.
a dança é a rainha e tudo gira a volta dela. a palavra é importante mas aqui só ligada à dança.
cada dança tem passos, tem ritmo, tem estilo mas também tem uma historia e várias estorias.
aqui, no b.leza a beira tejo, vamos explorar tanto os passos como as historias.
vamos aprender a dançar e conhecer as culturas que deram origem a cada dança.
podes participar em todas as edições ou escolher só algumas. mas de certeza que a escolha vai ser difícil.
vai ser uma longa viagem porque para conhecer algo profundamente, temos de o sentir. e para sentir algo verdadeiramente temos que nos familiarizar com o que nos é desconhecido.
vem redescobrir ou descobrir as danças.
2º e 4º domingo de cada mês
a partir das 21h30
b.leza
r. cintura do porto de lisboa,
armazém b (cais do sodré)
+ info: 963612816 ou info@dancas.pt