sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Coffeepaste recomenda (XXI)

Concerto: Black Dice
O experimentalismo dos Black Dice volta a fazer-se ouvir em Lisboa. Os norte-americanos estarão a mostrar o mais recente registo discográfico - "Mr. Impossible", editado em Abril deste ano - na digressão pela Europa que agora arranca.
A banda, que anda por estas lides desde 1997, tem as suas raízes na experimentação de novas sonoridades electrónicas (tempos em que nem estruturas de canção se encontravam por aqui), mas tem vindo reinventar o seu som desde então (fazendo face a questões tão pragmáticas quanto a saída do baterista do grupo).
A componente visual é também forte (todas as capas dos cinco álbuns já editados foram desenhadas por elementos da banda): arty, DIY, muitas colagens e cores berrantes.
Já deram concertos em caves e galerias de arte, mas em Lisboa podem ser vistos no MusicBox, quinta-feira, dia 20 de Setembro. Com algodão nos ouvidos e com a devida advertência a epilépticos, pelo sim pelo não.
Por Dinis Correia

Homenagem: Bernardo Sassetti – Fragmento. Movimento. Ascensão 
13 a 16 Setembro – Sala Principal e Jardim de Inverno - São Luiz Teatro Municipal; Galeria 3+1; Teatro do Bairro – Lisboa – vários horários
O São Luiz Teatro Municipal abre a temporada 2012/2013 a 13 de Setembro com um programa especial dedicado a Bernardo Sassetti. Durante quatro dias, o programa desdobrar-se-á por várias salas. No São Luiz, será reposto o concerto Music Around Circles - concerto apresentado em 2009, elaborado a partir da composição para o filme de Marco Martins “Como desenhar um círculo perfeito”; haverá uma apresentação especial do Trio Bernardo Sassetti, e ainda um concerto com a participação de cantores que colaboraram com Bernardo Sassetti Rui Veloso, Carlos do Carmo, Marta Hugon, Camané, Sérgio Godinho, Luís Represas, Cristina Branco e Old Jerusalém, além de outros músicos, como Mário Laginha e Filipe Melo. Será também apresentado um ciclo de conversas sobre Composição, Música para Cinema e Trabalho. Ainda no SLTM, haverá diversos postos de escuta onde serão apresentados diferentes documentários e entrevistas. Paralelamente, a Galeria 3+1 apresentará uma exposição de fotografia, comissariada por Daniel Blaufuks. Os filmes com composições de Bernardo Sassetti serão apresentados no Teatro do Bairro
http://www.teatrosaoluiz.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=300

Evento: Marco Alemão - Teatro Praga
Uma produção do Teatro Praga em colaboração com o Goethe-Institut
A convite do Goethe-Institut, o Teatro Praga pensou num dia inteiro de actividades para festejar a temporada "50 anos Goethe-Institut em Portugal". As portas do Instituto abrir-se-ão então a uma invasão hiperbólica que tem em vista encontros e relações que se querem improváveis, ou pelo menos surpreendentes. Desde as 11h30 até às 04h00 do dia seguinte, os diversos espaços do edifício do Instituto serão ocupados com acontecimentos e propostas artísticas de uma grande diversidade. Pode-se contar com um jacuzzi, concertos, exposições, cinema, jogos de confraternização, Discotheater Remix, Schlager, look-a-likes dos Tokio Hotel e muito mais. Todas as idades serão contempladas, todo minuto e todo o espaço do edifício ocupado, porque Marco Alemão junta dois países, mas não se fica pelo meio.
15/09/2012
a partir das 11h30 até às 04h00
Goethe-Institut
Mais informações: http://www.goethe.de/ins/pt/lis/ver/pt9802652v.htm

Festival: Queer Lisboa
21 a 29 Setembro 2012
O Queer Lisboa é o único Festival nacional com o propósito específico de exibir filmes de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, um género cunhado internacionalmente como Cinema Queer. É nosso objectivo programar o que de mais relevante, em termos estéticos e narrativos, se faz no panorama mundial, visando colmatar o facto de este Cinema ser de acesso restrito ao grande público. O Cinema Queer atravessa toda a história do cinema, apesar de corresponder a um rótulo recente: é o início da década de 1990 que vê surgir uma nova linguagem cinematográfica que aponta para novas negociações das subjectividades ligadas às identidades sexuais e de género.
O Queer Lisboa aposta na apresentação em Portugal deste Cinema e na vinda a Lisboa de um conjunto de individualidades a ele ligadas, bem como ao incentivo de pensamento teórico à volta das suas temáticas e conceitos. Os filmes programados são organizados nas Secções Competitivas para a Melhor Longa-Metragem, Documentário e Curta-Metragem. Organizamos, igualmente, secções fora de competição, sessões especiais e ciclos temáticos dedicados a um realizador, tema ou país, retrospectivas sobre representações da homossexualidade na história do cinema, secções dedicadas a subgéneros do Cinema Queer, bem como actividades paralelas de carácter mais pedagógico.
O Festival assume também o projecto de preservação, divulgação e distribuição do Cinema nacional, do qual regularmente apresentamos retrospectivas e organizamos programas em Festivais internacionais.
http://queerlisboa.pt