segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Curso de Formação de Actores - Lisboa

CASA DO ARTISTA 2012/2013

Este curso contempla o domínio das artes de palco, numa prática de educação artística generalizada: corpo, movimento, voz, processos criativos e interpretativos. Não se pretende formar um simples actor, mas sim um elemento criativo capaz de responder às exigências do mercado e que tenha uma cultura teatral sólida e capaz de enfrentar as diversas correntes artísticas na sua carreira profissional.

Público Alvo: Com experiência ou sem, simples curiosos, amantes do teatro, em suma, qualquer pessoa que tenha mais de  17 anos e coragem para embarcar numa aventura teatral.

Inicio do curso a 17 de Setembro de 2012
Duração: Setembro 2012 a Junho 2013
Horário: Segundas e Quarta das 20 às 23 horas

Conteúdo programático

Introdução ao teatro: O corpo é o meio de trabalho do actor, descobrindo e conhecendo o seu próprio “eu”, a um nível psico-físico (sensorial e emocional). Como tal, vamos desenvolver a construção do corpo, tanto a nível da postura, como da personagem, do espaço interior, do ambiente que o envolve assim como da relação consigo e com o outro. Com esta disponibilidade física e psicológica, a expressão do corpo, a presença e os ritmos em palco envolvem noções básicas de movimentos em cena, com perspectivas diversas em relação ao “eu”, ao outro e ao espaço.

Pré-expressividade de Eugénio Barba - O corpo todo, pensa e age com outra qualidade de energia, e ter essa energia significa saber modelá-la. A utilização extra-quotidiana do corpo e mente é aquilo que Eugénio Barba chama de “técnica”, uma ruptura dos automatismos do quotidiano. Princípios aplicados ao peso, ao equilíbrio, ao uso da coluna vertebral e dos olhos e que produzem tensões físicas pré-expressivas, uma qualidade extra-quotidiana de energia que vai tornar o corpo teatralmente decidido, credível e vivo. Desse modo, a presença do actor, e a sua energia, conseguirá manter a atenção do espectador antes de transmitir qualquer mensagem.

Movimento: Explora-se o movimento do corpo através de exercícios que visam aumentar a consciência corporal e postural. Desenvolve-se a utilização do corpo no espaço, fazendo uso de técnicas de próprio-percepção ao serviço de um trabalho criativo, interpretativo e sensorial. O objectivo principal das aulas é solicitar ao corpo actividade, versatilidade e espontaneidade. Pôr o corpo em movimento trabalhando-o de uma forma construída, organizada para que possa usufruir da sua liberdade em consciência. As aulas alternam entre trabalho de pesquisa individual lidada pelas minhas instruções e trabalho de intérprete dentro do meu material coreográfico. Toda pedagogia está baseada sobre um diálogo contínuo entre o corpo e o seu contexto físico, o mais simples: a gravidade. A partir desta fonte complexa e permanente encontram-se ferramentas para tornar ficcional o movimento, dinamizar o corpo e encontrar caminhos conexos sejam espaciais, orgânicos ou emocionais.

Estudo da voz e dicção: Experimentar diferentes sonoridades a partir da ressonância corporal, aprender os ritmos e as articulações vocais, localizar a projecção da voz no espaço e as velocidades e desenvolver a capacidade de rentabilizar a voz. Linhas de trabalho: a) aprendizagem e repetição de um “alfabeto” de acções físicas precisas(acções que mobilizam todo o corpo e que activam os impulsos vocais). b)“abertura” vibratória da voz através de “viagens vocais” colectivas e individuais. c) Exploraração de canções e textos de diferentes repertórios.

Direcção e concepção cénica: Conceitos e técnicas com base na prática teatral, empregando um conjunto de exercícios previamente identificados. Estes exercícios tendem confrontar o aluno com o trabalho de concepção e estimular o amadurecimento de um discurso artístico próprio. Consolidação dos conhecimentos adquiridos ao nível da interpretação de um texto e da construção de personagens. Criação de um tema teatral e respectiva apresentação pública.

Técnicas do actor: Partindo da noção do corpo como instrumento de trabalho, desenvolve-se um trabalho técnico e sensorial permitindo a procura da verdade nos movimentos que caracterizam acções, explorando sentimentos e a sua transversalidade. Estudos práticos e intensivos do movimento, daquilo que queremos transmitir utilizando tudo o que está ao nível do corpo, mente e espírito.

Dramaturgia: Análise do texto dramático em estudo, reflexão autor/encenador/publico sobre a forma experimental que o texto pode assumir. Trabalhar uma componente prática constituída na elaboração do projecto dramatúrgico elaborado ou escolhido para uma encenação (exercício final).

Corpo docente:

João Rosa – Concepção cénica direcção e dramaturgia. Encenou peças de cariz profissional de nomes como:  Bernardo Santareno “O Crime de Aldeia Velha”, Federico Garcia Lorca “A Casa de Bernarda Alba”, Carlo Goldoni com a peça “O Café” e Almada Negreiros com o texto “Antes de Começar”. Peças de sua autoria, “Os Miúdos” uma reflexão sobre o sem abrigo, “Desassossego” uma comédia sobre as relações amorosas, “E sexo? Não se fala de sexo?” comédia para o sexo masculino, “Zé das Couves” uma personificação do Zé-povinho. Trabalhos encenados de cariz experimental, “A varanda de Frangipani” Mia Couto adaptação teatral de sua autoria, “Peer Gynt” Henrik Ibsen, “A vida é sonho” de Calderon de La Barca adaptação teatral de sua autoria. Dirigiu o Fórum Cultural de Alverca nos anos de 2001 a 2005 onde realizou somente peças de cariz experimental, programou e produziu mais de 60 espectáculos em sala e ao ar livre entre música, dança e teatro. Entre 2006 e 2009 trabalhou no Teatro Nacional São Carlos onde participou na Opera “Salomé”, “Die Walkure” de Richard Wagner e “Maria de Buenos Aires” opereta de Astor Piazzolla temporada 2006/07. “Siegfried”conjunto da tetralogia de Wagner temporada 2008/2009.

Catarina Gonçalves – Técnicas e direcção do actor. Inicia em 2001 a sua formação de actriz e em 2002 prossegue-a na escola de formação de actores  Oficinactores da NBP. A sua estreia como actriz profissional dá-se em 2003 na série “Ana e os 7”. Na sua formação teve como professores ; Maria João Serrão em voz, dicção e canto, Luca Aprea e Howard Sonenklar no movimento, António Feio, Paulo Ferreira, Paulo Filipe, Helena Flor, Rui Mendes e Paulo Matos na interpretação, António Macedo na história da narrativa, José Fonseca e Costa no trabalho do actor e a câmara (cinema), Aloysio Filho técnicas de TV, Ermelinda Duarte em leitura interpretativa. Desde a sua estreia em televisão participou em muitas outras produções, “Morangos com Açúcar”, “Mistura Fina”, “Serranos”, “Bandos dos 4”, “Tu e Eu”, “Floribella”, “Chiquititas” e “Feitiço de Amor”. No teatro “A Casa de Bernarda Alba” texto de federico Garcia Lorca e encenação de João Rosa no Palácio da Independência em Lisboa; “O Professor de Darwin” texto e encenação de Helder Costa – No Teatrocinerte A BARRACA, “Antes de Começar” de Almada Negreiros, “Desassossego” de João Rosa e Catarina Gonçalves e “E sexo?! Não se fala de sexo?” de Isabel Stilwell no Teatro da TRINDADE. Como locutora dá voz a inúmeros spots publicitários para rádio televisão cinema e internet e foi também voz da Rádio Europa.  Lecciona várias oficinas e workshops de teatro a crianças, jovens e adultos. Ultimamente tem a seu cargo a direcção de actores do curso de formação de actores das oficinas de teatro na casa do artista.

Jorge Parente – Trabalha em teatro há mais de 20 anos. Pisou vários palcos enquanto actor em numerosas peças, utilizando as mais variadas metodologias teatrais clássicas e contemporâneas. Após várias experiências escolheu dedicar-se ao trabalho de corpo e voz no actor trabalhando directamente com Zygmunt Molik (co-fundador do teatro laboratório de Grotowski) com quem desenvolveu a sua missão pedagógica. Esta vertente do seu trabalho foi ainda complementada pelo estudo com Iseult Welsch do método de Marie Louise Aucher. Actualmente, paralelamente ao trabalho de actor, encenação e direcção de actores, dedica-se à formação para profissionais do teatro, voz e movimento em workshops em várias cidades europeias e regularmente na universidade parisience SciencePo e no estúdio de nova-iorquino ENACT.

Klaas Kleber – Estudo do comportamento cénico pré-expressivo que se encontra na base dos diversos géneros, estilos e papéis das tradições pessoais e colectivas das artes cénicas -  à luz das teorias de Eugenio Barba. Licenciado em Artes Cénicaspela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP/MG/BRASIL e Mestre em Artes Performativas – Teatro do Movimento – pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa – ESTC.

Marina Nabais – Movimento/dança contemporânea. Na sua formação destaca: Bacharelato na Escola Superior de Dança (ramo de espectáculo)  em 1992/1995; pós graduação na School For New Dance Development (Amsterdão)em 1995/97; Curso de Dança na Comunidade do Fórum Dança em 2006;vários workshops de movimento, voz e teatro. Frequenta desde Fevereiro de 2011, o Mestrado de Artes Perfomativas –Teatro do Movimento, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Desenvolve um trabalho independente como coreógrafa e intérprete desde 1997, salientando as seguintes colaborações: Aldara Bizarro, Eléonore Didier, Hiekyoung Blanz, Lúcia Sigalho, Luís Castro, Manuela Pedroso, Nigel Charnock, Paula Varanda, Peter Michael Dietz,  Rogério Nuno Costa, Susana Gaspar, Teatro O Bando. Colabora,  como formadora de aulas e oficinas, com o  Fórum Dança (Lisboa), Museu do Douro (Peso da Régua), Lugar Presente (Viseu), AMDA (Mértola), Teatro Maria Matos (Lisboa), entre outros. Em 2003 nasce “a menina dos meus olhos Associação cultural”, da qual é directora artística. No seu percurso artístico, a dança tem sido o motor e elo de ligação do seu trabalho, quer como intérprete, coreógrafa, formadora, directora artística e produtora.

Tiago da Cruz – Luta cénica (esgrima artística) Nascido no seio de uma família de artistas desde sempre conviveu com os mundos do teatro e da música. Teve a sua estreia profissional em 1997 numa grande campanha nacional contra a droga ao lado de Beatriz Batarda, Joaquim de Almeida, Luís Lucas e Luísa Cruz. Em 2004 termina o curso de Teatro – opção Formação de Actores, da Escola Superior de Teatro e Cinema. Desde então já participou em mais de quarenta produções que vão desde o cinema até teatro de ópera passando pelo teatro e televisão, tanto para o mercado nacional como para o internacional, em peças, animações de rua, séries, telenovelas, filmes e publicidades. Pôde ser visto pontualmente em Cidade Despida, Podia Acabar o Mundo, Deixa-me Amar,Inspector Max e mais regularmente como Professor Paulo no elenco das segunda e terceira séries de Diário de Sofia entre muitas outras telenovelas e séries. Já trabalhou com realizadores que vão desde os jovens Tiago de Carvalho e Jaime Adão até aos veteranos José Nascimento e Olivier Megaton. No seu trabalho em teatro e televisão inclui também a vertente de esgrima artística e combate cénico na qual se especializou; o que o leva a estar na selecção que representará Portugal no Campeonato do Mundo de Esgrima Artística em Agosto do presente ano. Dos muitos projectos de teatro em que esteve envolvido salientam-se a tetralogia de O Anel do Nibelungo de Wagner, encenada por Graham Vick e La Bella Dormente nel Bosco encenada por André Heller-Lopes no Teatro Nacional de São Carlos, O Projector Avariado em Uma Desgraça Nunca Vem Só,espectáculo a partir de textos de Karl Valentin com encenação de Paulo Cruz para o Centro Dramático Bernardo Santareno, no Teatro Municipal Sá da Bandeira e O Natal do Sr. Scrooge, adapatção para teatro de A Christmas Carol de Charles Dickens, encenação e adaptação de Marco Esteves para a companhia de teatro Os Bobos e a Corte.

Local de Formação: Casa do Artista, morada: Estrada da Pontinha nº7.  1600-582 Lisboa

Projectos do curso e apresentações: Serão desenvolvidos vários projectos onde são aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. São projectos de investigação/criação que culminarão com um exercício/espectáculo final.

Apresentação Final: Junho de 2013

Preço do curso:
€950,00
O pagamento do curso (€ 950,00) pode ainda ser efetuado em dez prestações mensais de € 95,00 cada.

Inscrição:
Para realizar a sua inscrição envie um e-mail para a nossa produção.

Contacto: producoesteatrais2@gmail.com | Contacto Telefónico: 93 823 85 65

Coordenação Geral: João Rosa