quarta-feira, 20 de junho de 2012

Curso de Voz para Actores e Não-Actores

A Voz é uma ferramenta quase indispensável ao trabalho do actor e do cantor, mas também do professor, do formador, do vendedor e de todos aqueles que frequentemente têm de comunicar por via oral. Este curso destina-se a todos os que necessitam de usar a voz e que desejam melhorar o respectivo desempenho e eficácia.

Resumo do conteúdo: Fisiologia da voz falada e cantada / Emissão vocal na fala e no canto / Suporte e o apoio respiratórios / Relaxamento da máscara facial / Abertura de boca “bocejo” / Relaxamento corporal / Conforto vocal / Locais de ressonâncias no corpo / Relaxamento das extremidades: mãos e pés / Posicionamento e ressonância do corpo no palco / Apoio e projecção vocal / Ambiente acústico vs. quantidade de energia / Apoio e emissão do som / Caminho e direcção interna da voz no corpo / Caminho e direção externa da voz no espaço físico / Qualidades do som / Sonoridades possíveis da voz / Dicção / A voz amplificada / Uso de voz em palco, locuções e gravações

Preço para pagamento total: 160.00€
Preço para pagamento parcial: 2 x 95.00€
Duração:10 aulas – 1 aulas de 50 min.  por semana

Início do próximo Curso:
27 de Junho – Quartas das 19h30 às 20h20

Inscrição e pagamento até: 26 de Junho  2012

Ricardo Bargão
Nasceu em Lisboa (1969)  e Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, porque sempre foi apaixonado pela escrita e a leitura, em especial de poesia. Começou no teatro com Manuel Almeida e Sousa, passou por um curso de actores/marionetistas no Centro Cultural de Almada/IEFP e fez diversas outras formações na área do teatro, da música e do circo, com professores como João Mota, Maria Helena Serôdio, José Carlos Barros, Ildeberto Gama, José Ramalho, João de Mello Alvim, Jorge Sobral Pinto, Carlos Pimenta, Ana Borralho, João Galante, entre outros. Possui curso de gestão de PME pelos IEFP/Fordesq. Tem desenvolvido trabalho de investigação na área da Criação Teatral Cognitiva, Performance como instrumento pedagógico e a Nudez como terapia.

Estreou-se no teatro profissional em 1993, com Filipe Crawford no Grupo Meia Preta e foi fundador da Companhia de Teatro Projecto Quinto Império, Labirinto de Imagens e a Companhia de Teatro Alardiário, dividindo as suas intervenções entre a escrita, a encenação, a interpretação e a sonoplastia. Encenou autores com Bertolt Brecht, Ruzante, Gil Vicente, Carlos Correia, Antero de Quental, José Régio, Marquês de Sade, Franz Kafka, Georg Buchner, Goethe, Christopher Marlowe, Federico Garcia Lorca, A.Rimbaud, Baudelaire e Fernando Pessoa, dirigindo actores como Carlos Ramos, Alexandra Lencastre, Sofia Nicholson, Ana Paula Mota, Henrique Sanguinetti, Carlos Pisco, Elisabete Piecho, Andreia Serra, Márcio de Oliveira, Sofia Peixoto, Nuno Machado, Luís Ramos, Carmo Cristóvão, Sofia Mestre, Salmo Faria, Mónica Negro, Carla Barbisan, Natacha Paulino, David Mesquita, Joaquim Guerreiro, Sofia Saragoça, entre outros.

Em 1992 criou um espectáculo de teatro de rua para o encerramento das Festas do Barreiro. Em 1995 representou Portugal, a convite da Secret, Estado Juventude, com o espectáculo «Orpheu» nas jornadas culturais lusófonas em Cabo Verde na Assembleia Nacional. Interpretou e encenou inúmeros espectáculos destinados a um público escolar, utilizando textos de leitura obrigatória na disciplina de Português. Trabalho como actor quer em teatro, quer em cinema e televisão. Desenvolve um trabalho regular como performer desde 1989. Ministra formação de actores a diversos níveis. Aprendeu a dizer poesia com Mário Viegas e Natália Correia e desde 1992 que tem realizado espectáculos de divulgação de poesia por todo o país.

Actualmente tem dois espectáculos em cena no Teatro Estúdio Mário Viegas em lisboa.

Rua da Boavista, nº140 - 1º - Sala 2 - 1200-070 LISBOA
TELEF. 21 099 46 17- info@espectacologia.com
www.espectacologia.com