terça-feira, 19 de junho de 2012

Workshops de Artes Plásticas e Performativas na Casa Tait (junto ao Palácio de Cristal) - Porto

Informações e inscrições através de avarateatro@gmail.com ou 91 270 67 24

WORKSHOP DE VOZ
com Carla Gomes
30 de Junho e 1 de Julho das 10h às 14h e das 15h às 19h
Preço: 50 eur

Compreender a voz como instrumento fundamental à comunicação; Treino da respiração e da articulação;Tipos de ritmos vocais; Treino da vocalização e dicção; Consciência da sonoridade;Técnicas de conservação da voz; Desenvolver a capacidade de rentabilidade da voz; Localizar a projecção da voz no espaço e as velocidades; Experimentar diferentes sonoridades a partir da ressonância corporal

CARLA GOMES
Licenciada em Teatro, Ramo Actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Workshops com: Nuno Pino Custódio (Commedia dell’ arte), Jorge Estreia (Malaposta), Teatro Praga, a partir do “Avarento” de Moliére, estágio na Bélgica inserido na “Voyage du Geste”, (dança, canto, interpretação e marionetas), culminando com espectáculo no “Festival du Conte”. Durante a licenciatura trabalhou com os Professores/Encenadores: João Brites, Álvaro Correia, Francisco Salgado, Cucha Carvalheiro, Sílvia Real e Maria João Vicente. O último semestre do curso foi realizado na Bélgica, onde trabalhou com os Professores/Encenadores: Bernard Marbaix e Annette Broadkom. Desde 2007 que é membro da companhia A VARA Teatro. Actriz/cantora, pelo grupo “A Cabala”, com a peça “Sonho de Uma noite de Verão”, de William Shakespeare; actriz na peça, “Não és Beckett, Não és nada ” de Armando Nascimento Rosa, pelo Teatro do Azeite; assistente de encenação na peça “ O Pecado de João Agonia ” de Bernardo Santareno, pelo Teatro do Azeite; direcção de cena na peça “ Noite de Natal ”; produção da VARA Teatro; actriz na peça Robinson Crusoé ” de Patrícia Portela e com a Encenação de Álvaro Correia; actriz no evento “Pino de Verão” pelo Teatro o Bando; actriz no evento “República” Teatro o Bando; actriz/cantora na peça “Crónica”, a partir de António Lobo Antunes, pelo Teatro do Azeite; actriz em "Fim ou projecto frágil em estrutura suspensa", direcção de Margarida Bento, pela Vara Teatro.
Experiência em Voz: Jingles, locuções para Publicidade e Institucionais (televisão, rádio), Teatro e em várias bandas portuguesas e africanas.

Destinatários: Professores, formadores, actores, consultores, vendedores, oradores e profissionais que utilizem a voz na sua actividade profissional.

Inscrições até dia 28 de Junho.

WORKSHOP DE TEATRO (iniciação para jovens)
com Margarida Barata
dias 7 e 8 de Julho
das 10h às 14h e das 15h às 19h
Preço: 50 eur

Exercícios de iniciação à expressão dramática, mímica, expressão corporal, relaxamento e improvisação, estimulando a concentração, a criatividade e a desinibição. Apresentação informal no final da formação.

MARGARIDA BARATA
Nasceu em 1978, em Lisboa. É licenciada em Teatro, ramo Produção pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Tem o Curso de Formação de Actores do IAE - Instituto das Artes do Espectáculo, o Curso de Teatro na Companhia Os Satyros, para além de vários cursos e workshops no CEM - Centro em Movimento. Da sua formação em Teatro, Dança, Escrita e Performance, destaca o trabalho com João Cabral, Miguel Borges, Patrícia Portela, Ricardo Araújo Pereira, João Garcia Miguel, Rui Zink, Howard Sonenklar, João Mota, Miguel Pereira, Possidónio Cachapa, entre outros. Trabalhou como actriz em encenações de Carlos Avilez, Fernando Ary, Francisco Alves, Ricardo Gageiro, João Garcia Miguel, Rui Neto e André Guedes. Trabalha como formadora em teatro desde 2003. Recentemente foi assistente de encenação e actriz no espectáculo "In Situ- In Transit" do Teatro Plástico, dirigiu "Say Something!" e fez parte do elenco de "Fim ou projecto frágil em estrutura suspensa" de Margarida Bento, na Vara Teatro. Actualmente dá aulas de Teatro na EB1 São João de Deus, em Lisboa e é membro da direcção da Liberdade Provisória e d'A Vara Teatro, onde exerce funções de actriz, autora e direcção de produção.

Destinatários: Jovens entre os 12 e os 20 anos

Inscrições até dia 5 de Julho.

ATELIER DE VERÃO
Com Carla Gomes, Margarida Barata, Margarida Bento e outros convidados
de 16 a 27 de Julho
das 15h às 19h (total de 40 horas)
Preço: 120 eur por criança (100 eur por criança no caso de inscrição de irmãos ou primos)

As férias de Verão estão a chegar e A Vara Teatro vai proporcionar a todos os nossos meninos e meninas descobertas que vão refrescar e despertar as mentes e corpos mais exaustos, depois de um ano lectivo tão preenchido e exigente.
Aos pais, garantimos que os seus filhos estarão bem entregues e rodeados de actividades lúdicas e criativas, que vão desde o teatro, passando pelos jogos, a expressão plástica, o cinema, a música, a dança, as histórias e muitas actividades ao ar livre!
A Vara Teatro promete também deixar que a vossa imaginação voe ao sabor da aventura que vos espera!

Destinatários: Crianças dos 6 aos 12 anos

Inscrições até dia 11 de Julho.