quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Workshop "Achas que sabes dançar como a Pina Bausch?" - Lisboa

Workshop
Achas que sabes dançar como a Pina Bausch? com Catarina Campino
15 Set  [ Sábado ] 11h30-13h30
Auditório do Goethe-Institut [ Campo dos Mártires da Pátria, 37
1169-016 Lisboa ]
 

Frequência gratuita mediante pré-inscrição para catarinacampino@gmail.com

Philippina "Pina" Bausch (Solingen, Alemanha, 1940 - Wuppertal,
Alemanha, 2009) foi uma  das mais reputadas intérpretes e coreógrafas
de Dança Moderna. O seu estilo único, que combinava movimentos, sons e
elaboradas cenografias, bem como o seu complexo processo de cooperação
com os seus intérpretes durante a criação das suas obras (um estilo de
composição denominado Tanztheater), fizeram dela a mais influente
personagem da dança desde os anos 70. Em 1972, Bausch tornou-se
directora artística da Wuppertal Opera Ballet, que mais tarde
receberia a denominação de Tanztheater Wuppertal Pina Bausch. Em Achas
que sabes dançar como a Pina Bausch?, Catarina Campino propõe
transformar temporariamente o auditório do Goethe-Institut no estúdio
de ensaios do Wuppertal Opera Ballet, assumindo por algumas horas o
papel da coreógrafa Pina Bausch e trabalhando com os participantes
inscritos como se fossem bailarinos da sua companhia num derradeiro
reenactment de um dia de co-criação no Tanztheater Wuppertal Pina
Bausch. Durante o processo de trabalho o estúdio estará em regime de
“ensaio aberto”, podendo ser visitado por não participantes.

Catarina Campino (Lisboa, Portugal, 1972 - ? ) completou, em 1997, o
Curso Avançado de Artes Plásticas do Ar.Co. – Centro de Arte e
Comunicação Visual. Expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro
desde 1995, fazendo desde então uso de um amplo espectro de formatos e
suportes entre os quais se contam o vídeo, a escultura, a instalação,
a fotografia e a performance. Desde 1998, trabalha regularmente com e
para outros criadores oriundos de áreas tão diversas como a Dança, a
Música, a Literatura, o Teatro ou o Cinema. Em 2003, e na sequência de
várias colaborações esporádicas por afinidade electiva comum, é
convidada a integrar oficialmente o colectivo Teatro Praga, com o qual
passa a colaborar com regularidade como co-criadora e intérprete de
vários espectáculos e eventos. Em 2007, interrompe voluntariamente a
sua actividade como artista plástica para um período sabático no qual
se dedica intensamente à aprendizagem da Dança, tendo desde então e
até ao presente dia uma média 36 horas semanais ocupadas com a prática
da Dança. Muito recentemente viu recusada a sua candidatura para uma
licenciatura na área pela Escola Superior de Dança, tendo a recusa por
base os seus “pouco conhecimento de técnicas de Dança”, “insuficiente
resposta criativa” e “reduzida organização e realização coreográfica”.

Integrado no evento Marco Alemão [ 15-16 Set 11h30-04h ], comissariado
pelo Teatro Praga a convite do Goethe-Institut.