segunda-feira, 11 de junho de 2012

Conferência: As Artes e a Crise Econõmica

AS ARTES E A CRISE ECONÓMICA: UMA OPORTUNIDADE PARA O TERCEIRO SECTOR?

Nos dias 4 e 5 de julho realiza-se em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, a Conferência Johns Hopkins International Fellows in Philanthropy, dedicada ao tema "As Artes e a crise económica: uma oportunidade para o Terceiro Sector?". O objetivo é debater os desafios que enfrentam as organizações artísticas não lucrativas e procurar oportunidades para as salvaguardar e desenvolver no contexto da crise económica. A conferência é organizada pela Johns Hopkins University (Center for Civil Society Studies) e pelo Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, e conta com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação EDP.

"As artes são reconhecidas de forma relativamente consensual como importantes para o bem-estar social e económico das sociedades contemporâneas. Nesta perspetiva, a maior parte dos países europeus tem procurado promover as artes através de políticas públicas de apoio direto. Por causa da crise económica, contudo, a capacidade dos governos e autoridades locais para continuar o seu apoio às artes foi colocado sob uma enorme pressão. Numa situação em que as instituições privadas também tendem a reduzir os seus programas de apoio, as organizações artísticas enfrentam uma crise difícil e com ela a sua capacidade para contribuir para uma sociedade mais justa - o acesso às artes por todos os cidadãos é uma das formas de garantir a equidade social. Esse contributo é dado através das manifestações artísticas, dos programas educativos para as artes, das muitas oportunidades que, em termos económicos as artes hoje propiciam na criação e desenvolvimento de serviços. Como garantir uma presença relevante nos campos referidos, numa situação em que o apoio público às artes têm diminuído de forma evidente é o desafio que se coloca."

O programa completo da Conferência está disponível em
http://www.egeac.pt/application/uploads/files/programa.pdf

Os interessados em participar deverão inscrever-se até ao dia 28 de junho através dos contactos: gcp.cies@iscte.pt / 210 464 192 / http://www.cies.iscte-iul.pt.
O formulário de inscrições está disponível em
http://www.cies.iscte-iul.pt/np4/?newsId=510&fileName=FI_RF_JHC2012_Lisbon.doc

CONTACTOS
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL)
The Johns Hopkins International Fellows Philanthropy Conference
Edifício ISCTE, Av. das Forças Armadas
1649-026 Lisboa