sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Coffeepaste recomenda (XX)

Concerto: Beak

Produtor, compositor e DJ - Geoff Barrow é todas estas coisas, mas é, provavelmente, mais conhecido como um dos elementos fundadores dos Portishead. Mas não deixemos que isto reduza o seu projecto Beak> a um mero passatempo fora dos Portishead. Muito pelo contrário, já que encontramos nos dois álbuns de Beak> (disco homónimo de 2009 e '>>', editado em Junho deste ano) as influências krautrock que já tínhamos ouvido no disco de regresso de Portishead ('Third', de 2008) e mesmo nos trabalhos de produção de Barrow para outras bandas, como por exemplo The Horrors. Torna-se assim evidente que o motorik (termo cunhado pelos jornalistas nos anos 70 para descrever a batida de bandas germânicas como os Neu! ou Kraftwerk) é o novo habitat natural de Barrow - e não nos podemos queixar disso.
Os Beak> actuam no Teatro Maria Matos sexta-feira, dia 14 de Setembro, às 22h00.
Por Dinis Correia

Dança: Bal Moderne, Anne Teresa de Keersmaeker; DJs
Lisboa na Rua | Artista na Cidade
Praça do Martim Moniz
8 e 9 de Setembro
Dança 18H
DJs 21H

O amor pela dança nasce com mais frequência através da experiência do que pela simples observação. O Bal Moderne fomenta, desde 1993, num público diverso e internacional, o entusiasmo crescente por esta expressão artística.
Bailarinos profissionais ensinam coreografias de 3 ou 4 minutos concebidas especificamente para pessoas sem experiência em dança,criando em conjunto um grande baile, que decorre aos finais de tarde. A atmosfera é descontraída e divertida, totalmente diferente de uma aula dedança convencional. Pessoas de toda sas idades e estilos de vida encontram-se, e dançam juntas, desfrutando de um singular sentimento de solidariedade e pertença, unidas única e simplesmente pelo prazer da dança. Este projecto tem ajudado a romper as tradicionais barreiras entre público e artistas /criadores, entre alta cultura e livre acesso, entre esforço e diversão, mas sobretudo quebra as barreiras entre os participantes, através do exercício de aprendizagem das coreografias propostas.
O Bal Moderne visita a cidade de Lisboa desde 1998. No ano de 2012 o projecto ajustou-se não só à cidade como ao trabalho de Anne Teresa De Keersmaeker e à Companhia Rosas.

Música: MEO OUT JAZZ | Setembro

Lisboa na Rua
Até 16 de Setembro
Sextas às 18H, Domingo às 17H
Entrada livre

Meo Out Jazz continua a marcar os fins de tarde da capital com a sua receita única de magia, alegria e inspiração,numa celebração de boa música.
Às sextas-feiras a partir das 18h o tom anuncia o fim-de-semana com um elenco de luxo dos melhores músicos e Dj´s da actualidade. A boa vibe está pelos recantos da cidade, em praças,ruas, espaços verdes, miradouros carismáticos e, pela primeira vez, em hotéis, museus, ascensores e estações de comboio.
Aos domingos a partir das 17h respira-se música negra em jardins e espaços verdes da capital, onde milhares de alfacinhas se juntam para celebrar a boa música, o sol e a atmosfera de confraternização. Um evento para todos: dos mais velhos aos mais novos, famílias, grupos de amigos, apaixonados por música e para simples apreciadores da vida ao ar livre.
Este é um festival que gosta de ver o seu público desfrutar da cidade e da música. Uma experiência obrigatória para todos os que fazem de Lisboa uma cidade vibrante, singular e cheia de soul.
9 Setembro, 17h | Banda Combo Nuevo Los Malditos e DJ Rykardo | Tapada das Necessidades
14 Setembro, 18h | Mark Cain-Saxophone | Largo da Estação do Rossio
16 Setembro, 17h | Marta Hugon e DJ Lucky | Tapada das Necessidades