terça-feira, 18 de setembro de 2007

Masterclass de Composição em Tempo Real


28 e 29 de Setembro de 2007
[Orientação: João Fiadeiro]

"Pode ser uma tentativa para regressar ao zero. Corpo e duração para fazer o que faço. Um olhar elástico para sobreviver a todas as possibilidades. Duplo movimento de ver os meus olhos verem (de ver os teus olhos verem), fazendo o que faço até encontrar razões para não o fazer mais. O zero como um valor entre dois possíveis. Não um ponto de partida ou uma meta, mas uma referência a partir da qual tudo pode ser matéria de trabalho e onde ver e ser visto se intersectam.
Pode ser uma tentativa de aproximar o fazer arte de uma arte do fazer. Perante o desconhecido, no meu corpo todas imagens são literais e podem ser tomadas literalmente. Perante o imprevisível, o sentido é apenas o excesso de todas as coisas que me devolve à segurança do que já sei. Mas imaginemos que, pelo contrário, eu me confronto com o risco real de não saber o que significo num determinado momento X, assegurando apenas a direcção da minha presença, respondendo à pergunta "onde estou?" e não "porque estou?". Não será isso o confronto mais elementar com o possível?"
Rita Natálio

MASTER CLASS
A Master Class de Composição em Tempo Real (CTR) será um espaço de discussão e transmissão dos princípios orientadores da metodologia de composição desenvolvida por João Fiadeiro e colaboradores de diferentes áreas artísticas e de investigação no seio da companhia
RE.AL.
Este encontro estará dividido em duas partes: uma conferência-demonstração (primeiro dia) e um bloco de iniciação a experiências práticas (segundo dia). O foco será o vocabulário utilizado pela CTR assim como as suas representações gráficas, recorrendo ao visionamento de material vídeo de outras actividades de formação em CTR ou de outros artistas cujas propostas partilham os mesmos horizontes conceptuais desta metodologia.
A ideia de organizar este encontro parte da vontade de fazer uma introdução teórica à CTR fora dos seus círculos de actividade mais tradicionais (o workshop, as aulas, o atelier) e de contribuir para a diluição das fronteiras entre teoria e prática. Reivindicando o conceito de investigação através da arte, pretende-se sintonizar os participantes com algumas das preocupações fundamentais desta metodologia, entre outras a teoria da representação, uma ética da composição, formas de aplicação da metodologia, o trabalho do intérprete, uma dramaturgia para a dança ou a investigação teórica.


Horários:
28 de Setembro das 19h às 21h
29 de Setembro das 11h às 19h
ENTRADA LIVRE
Reserva obrigatória até 24 de Setembro



Reservas: Tel. 21 390 92 55 / 96 983 29 49 /
r.natalio@re-al.org



O Atelier
RE.AL dispõe de espaço de residência limitado e depende da disponibilidade dos quartos. O alojamento pode ser facilitado mediante o pagamento de 15Euros/dia por pessoa, seja em quarto individual ou duplo.
Nota: consoante o número de participantes estrangeiros inscritos, a master class poderá ser falada em inglês.

João Fiadeiro
Para além da sua actividade principal e mais conhecida enquanto coreógrafo, bailarino ou director artístico da
RE.AL, João Fiadeiro tem-se afirmado enquanto investigador nas áreas da improvisação, composição coreográfica e direcção de actores. O método de Composição em Tempo Real é o centro da sua investigação que tem sido lentamente estruturado e sistematizado através de workshops, conferências e masterclasses orientadas em Portugal e na Europa desde 1995.

A RE.AL é uma estrutura financiada pela Direcção- Geral das Artes / Ministério da Cultura. Apoios: Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Lisboa, Lisantigo – Construção e Recuperação de Edifícios, Lda