quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Workshop de Composição Coreográfica


"Antes, durante e depois"
com Joclécio Azevedo

Datas 22 e 23 de Setembro
Horário 11h00 - 14h00 / 15h00 - 18h00
Local Ginasiano Escola de Dança
Espaço Corpus Christi
Rua de Serpa Pinto, 45 - Vila Nova de Gaia

Público Alvo estudantes e profissionais de áreas relacionadas com a criação coreográfica
Inscrição 35 euros
Amigos e associados do NEC 24,50 euros (desconto de 30%)
Alunos e professores do Ginasiano 17,50 Euros (desconto de 50%)
Data limite de inscrições 17de Setembro
Nota Desistências após dia 19 de Setembro implicam a devolução de apenas 50% do valor pago.
Desistências a partir do 1º dia de Workshop não implicam qualquer tipo de devolução.

© François Joël fotografado por Joclécio Azevedo

Workshop de Composição Coreográfica - "Antes, durante e depois"
Este workshop tem como objectivo explorar a articulação entre 3 momentos do desenrolar de uma acção ou proposta coreográfica: o antes (motivações, metodologias de produção e contexto); o durante (execução, integração do acaso e interacção); e o depois (reflexão, crítica e repercussão ou espaço de ressonância/resposta). Estes elementos serão explorados numa perspectiva integrada, não linear e sobretudo vocacionada para o entendimento da sua inter-dependência. O processo de trabalho será constituído por exercícios de construção coreográfica individuais e em conjunto que levantem questões sobre a prática coreográfica em si, sobre a ligação entre a prática, metodologias, temáticas e vocabulários particulares, e, finalmente, sobre formas de apresentação do trabalho coreográfico. Serão abordadas questões relacionadas com a preparação e papel do observador dentro do trabalho, uso e manipulação da informação gerada e importância dos dispositivos de apresentação.
Pretende-se criar um espaço de partilha de experiências que não esteja confinado apenas à experiência estética individual e que possa explorar, através da performance, uma experiência relacional baseada na intensidade do estar em conjunto. Abertura, diálogo e escuta serão aqui noções fundamentais.
Sendo uma formação de curta duração iremos focar o trabalho sobretudo em tentativas de fornecer elementos para a análise dos processos criativos individuais, de forma a entender e potenciar o funcionamento dos mesmos.

Joclécio Azevedo coreógrafo nascido no Brasil e radicado no Porto desde os anos 90. Após concluir formação na área do teatro no Balleteatro Escola Profissional, tendo frequentado paralelamente formação complementar na área da dança, inicia o seu percurso profissional inicialmente dirigido a actividades pedagógicas. Entre 1993 e 1998 desenvolveu projectos em diversas escolas e instituições, entre as quais o Espaço T, Inatel, Escolas EB 2,3 Gomes Teixeira e Nicolau Nasoni, Escolas Secundárias Aurélia de Sousa e António Nobre, Casa da Juventude de Matosinhos, Centro de Juventude de Vila do Conde e Projecto Norte Vida.
Como intérprete participou em projectos de José Caldas, João Paulo Seara Cardoso, Roberto Merino, José Wallenstein, Companhia Gioco Vita, Isabel Barros, Né Barros, Moncho Rodriguez, Ana Figueira, Joana Providência, Pedro Carvalho, André Guedes, Simone Forti, Gary Stevens, Companhia Instável/Ronit Ziv, Jean-Marc Heim, Catarina Campino, Saguenail, Peter Bebjak e Juraj Korec. De 1997 a 1999 dirigiu e programou o Perspectivas - Festival de Teatro e Dança de Vila do Conde.A partir de 1999, como performer, dramaturgo e coreógrafo, participou em criações, projectos de investigação, residências coreográficas, projectos educacionais e festivais em Portugal, França, Alemanha, Espanha, Tunísia, Bélgica, Suíça, Grécia, Escócia, Inglaterra e Eslováquia.Em 2004 apresentou o seu solo “Apesar das Evidências” no Festival de La Bâtie em Genéve e estreou “The Melted Mirror” (um novo trabalho com alunos do 3º ano do Laban Centre) no Moviment04, evento de divulgação da dança portuguesa organizado pelo The Hub em Londres a convite da Fundação Calouste Gulbenkian. Entre 2003 e 2007 tem colaborado com a cie Jean-Marc Heim em Lausanne, tendo sido intérprete no espectáculo “Va et Vient” (2003 – Prémio da crítica suíça de dança e coreografia), intérprete e dramaturgo em “Creatura” (2005) e dramaturgo na nova criação da companhia a estrear na Suíça em 2008.
Entre as suas mais recentes criações destaca: "Apesar das Evidências" (2003), "The Melted Mirror" (2004), "Em resumo" (2004), "Estratégias de colisão" (2006), "Sans Titre" (2006) e "Inventário" (2006/7).
Foi um dos membros fundadores e é desde 2006 director artístico do Núcleo de Experimentação Coreográfica, estrutura dedicada à criação, produção, formação e reflexão na área da dança contemporânea. É também desde 2006 membro do colectivo internacional de artistas Squashteam.

Organização Núcleo de Experimentação Coreográfica
Apoio Ginasiano Escola de Dança
Núcleo de Experimentação CoreográficaEstrutura apoiada pela Direcção-Geral das Artes / Ministério da Cultura
+ Info
NEC
Rua Miguel Bombarda, 124, r/c sala A, 4050-377 Porto
Tel. 22 518 85 22 Telm. 96 142 46 68 Fax. 22 510 85 31
nec@nec.co.pt
www.nec.co.pt
www.necinfo.blogspot.com

www.contentor.org