quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Curso “Para uma história da Arte Contemporânea - do século XIX aos nossos dias” - Vila do Conde

“Pós-Modernismo e Identidades”
22 Novembro
Sábado // 10h00 - 13h00, 14h30 - 17h30
ESEIG - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Vila do Conde

"Pós-moderno: no mínimo, dir-se-á que, não se trata de uma noção clara, remetendo antes para níveis e esferas de análise que é por vezes difícil fazer coincidir", afirma Gilles Lipovetsky. Um dos traços definidores do Pós-Modernismo é a afirmação de identidades e a construção de narrativas variadas… os "centros de história" multiplicam-se e uma das palavras de ordem é: inclusão.
Numa sociedade dominada pelos meios de comunicação, onde a representação se toma frequentemente pela realidade, assiste-se, em simultâneo, à uniformização dos comportamentos e do consumo e à acentuação das singularidades e da pluralidade de visões do mundo.Arte, moda, publicidade, activismo político… confundem-se.

"A identidade de uma pessoa é constituída por uma multitude de elementos, que não se limitam evidentemente aos que figuram nos registos oficiais. (…) Porque é o nosso olhar que aprisiona muitas vezes os outros nas suas pertenças mais estreitas e é também o nosso olhar que tem o poder de os libertar."Maalouf, Amin, As identidades Assassinas, Difel, Viseu, 2002

Nesta terceira sessão concentramo-nos na afirmação de múltiplas identidades (ambientais, sexuais, nacionais, étnicas, classistas) e reflectimos sobre noções como: representação, simulacro, linguagem, alteridade, "para além de"…

Próxima data:
4º módulo
“Pós-Modernismo e Identidades”
13 Dezembro
Sábado, 10h00 - 13h00, 14h30 - 17h30
Duração total do módulo: 30 horas

ESEIG - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Rua D. Sancho I, 981
4480-876 Vila do Conde
www.eseig.ipp.pt