quarta-feira, 25 de outubro de 2006

aulas regulares lab_movimento/improvisação - inscrições abertas_

2ªs das 21h às 24h

com ana borges
+prof. assistente_ Isabel Souto

Estúdio Sétima Posição
Rua de Sto António à Glória, Nº 38 - Lisboa
[Metro: Restauradores / Avenida]

valor/mês_50 €
( pago no 1º dia de aulas + 50% dos 2 meses seguintes_pagamento trimestral)

1 aula_15€

+info:
corpodehoje@yahoo.com.br
tel:96 635 73 02


as aulas centram-se na descoberta do corpo, aumentando a consciencialização das suas capacidades e também dos seus limites.
Trabalha-se a relação com o outro e com o espaço como elementos de construção de movimento.

A improvisação será uma forma usada como elemento de trabalho para o auto-conhecimento, a capacidade de escuta, de intervenção e de análise.
Pretende-se desenvolver a afirmação do movimento, como forma de comunicação, dialogando num sentido construtivo, em que se segue mais a intuição do que o instinto.
A arte a vida estão intimamente ligadas e nesse sentido há acções e objectos que poderão juntar-se à improvisação, não usados como elementos decorativos, mas sim usados de forma a descobrir as suas potencialidades ao nível da comunicação e interação no espaço, como um elemento, que pela nossa utilização/manipulação durante a improvisação, ganha uma dimensão plástica criando um contexto informalmente performático.


biografia_ana borges
Ana Borges é licenciada pela Escola Superior de Dança e formada pelo Fórum Dança com os Cursos de Intérpretes de Dança Contemporânea e de Reciclagem de monitores de Dança.
Tem desenvolvido a sua actividade em dança, enquanto coreógrafa, actriz, intérprete de dança contemporânea e professora de dança, de composição coreográfica, de contacto-improvisação e de movimento para actores.
criou Flor de Aço e Quero-te-me no teu Bolso, com o apoio do IA, seleccionadas para diferentes plataformas de dança contemporânea portuguesa. Criou igualmente Oito Feijões, a performance/instalação hOPPERhOPE, a performance de rua vertigemadeinnausea e a Performance Sem palavras a convite do Serviço educativo da Culturgest para visita dançada à exposição de pintura de Fátima Mendonça Assim, assim, assim para gostares mais de mim.
Dançou para os coreógrafos Ana Rita Barata, Gagik Ismailian, Heidi wilm, Hillel Kogan, José Seabra, Ludger Lamers, Marina Nabais, Paula Varanda, Sofia Silva, Wil Swanson e foi actriz para o Teatro do Morcego com as peças Dama Pé de Cabra e Assim Fala Zaratustra. Fez a direcção de movimento para as peças: Assim fala Zaratustra do Teatro do Morcego de Coimbra, Lenga-Lengas vão ao Mar do Novo Teatro Construção de Joane e Oriana do Teatro Art'Imagem do Porto. Foi colaboradora de movimento na Peça Daimonium do Teatro do Mar de Sines.
Organiza regularmente oficinas intensivas de sua concepção e orientação, nomeadamente de pesquisa e criação coreográfica em que trabalha a relação da dança com a arquitectura denominadas interferências, e de Pesquisa e criação coreográfica, em que trabalha a dança a partir da concepção de criação de criadores de diferentes áreas artísticas, como a literatura, a pintura, a escultura entre outras, denominadas infiltrações, das quais resultam performances em espaços não convencionais. Concebe e orienta com artistas convidados, as oficinas de dança e artes plásticas para pais e filhos Uma Dança de brincar , Os Iknies e Nós e Criar um espaço para dançar. Orienta igualmente as oficinas de Contact-improvisation, com apresentações em forma jam session com músicos convidados.

biografia_isabel souto
Nasceu em 1982.1992/2000-Completou a Escola de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa.
2000/2002-Finalizou a escola P.A.R.T.S , Bruxelas. Durante os três anos que esteve em Bruxelas teve oportunidade de trabalhar com diversos professores, bailarinos e coreógrafos; interpretou peças de repertório de Anne Teresa De Keersmaker( Rosas) e de William Forsythe com Elizabeth Corbett.
Dezembro 2003/Maio 2004-Curso de Pesquisa e Composição Coreográfica do Fórum Dança com os coreógrafos Clara Andermatt, Francisco Camacho e Rui Horta.
2003 participou no trio Bang, Gent; 2004 apresentou o solo Running papers, Lisboa; co-criou e dançou In Utero, Auditório A. Cabrita e Mãe d'Água, Lisboa; participou no trio dirigido por João Costa ...prision of society (lab), Lisboa; participou na peça do coreógrafo Miguel Pereira Off Site, Fundição de Oeiras; participou no video 2º Esquerdo de Benedetta Maxia apresentado no Fórum Dança e no encerramento do Festival X. Durante 2004/2005 participou em vários workshops com: Meg Stuart, Wim Wnderkeybus, Teresa Ranieri, Ana Borges ou Francisco Camacho. 2005 participou na Performance/Instalação hOPPERhOPE, 3°andar no Chiado, Lisboa, dirigido pela coreógrafa Ana Borges; participou no projecto seta amarela do colectivo Moovlab, inserido no Festival Lugar à Dança, Coimbra. 2006 residência artística no âmbito de um projecto de pesquisa multidisciplinar dirigido por Heidi Wilm, Espaço Alcantara, Lisboa


ficha inscrição:
enviar para:
corpodehoje@yahoo.com.br

Nome_

idade_

telefone_

e-mail_

actividade profissional / área de estudos_



experiência em dança/outras actividades artísticas_



ana borges

http://corpodehoje.no.sapo.pt
http://hopperhope.no.sapo.pt
+351 96 635 73 02