quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Workshop de Composição em Tempo Real

ATELIER RE.AL – 6 a 17 de Novembro
[Orientação: Cláudia Dias]

Horário: 12h às 17h de segunda a sexta-feira
Preço: 90 €
Data limite de inscrição – 27 Outubro
Número limite de participantes – 16
CV e carta de motivação necessários
Dado o número de estrangeiros inscritos, o workshop será falado em inglês.
A RE.AL dispõe de espaço de residência limitado e depende da disponibilidade dos quartos.

O alojamento pode ser facilitado mediante o pagamento de 10Euros/dia por pessoa, seja em quarto individual ou duplo.
Incluir o pedido de alojamento na candidatura.
Se o número de candidaturas recebidas for superior ao limite de participantes, procederemos a uma selecção com base no CV e carta de motivação.
As candidaturas serão analisadas e a confirmação de inscrição será feita no dia 30 de Outubro.
O pagamento deve ser efectuado até ao dia 3 Novembro em dinheiro, cheque ou transferência bancária.
NIB: 003300000010125277205 IBAN: PT50003300000010125277205 SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Morada: Rua Poço dos Negros nº 55 1200-336 Lisboa
Tel. 21 390 92 55 / 96 983 29 49
workshop@re-al.org / www.re-al.org

De tanto se dar como certo e adquirido o futuro, já não sabemos o que fazer quando o presente nos cai em cima.

A metodologia de Composição em Tempo Real intervém no preciso momento em que sentimos o chão a fugir-nos dos pés e em que o nosso corpo, por saber que está em perigo, que está em rota de colisão com o desconhecido, lança sinais desesperados para mudarmos de direcção. Uma das principais qualidades que o intérprete de Composição em Tempo Real tem que ter (ou adquirir) para sobreviver a esse reflexo, é o de não se preocupar com a razão da sua presença mas sim com a direcção dessa mesma presença. E saber deixar para o espectador (real ou imaginário) o ónus e a responsabilidade de dar um sentido ao que vê. Só assim é que se pode ir contra o corpo, única forma de o conhecer. A metodologia de Composição em Tempo Real, cria as condições para sobrevivermos ao “vício” de querermos significar, contrapondo à representação de uma imagem, o estar nessa imagem.
Esse despojamento e desapego em relação ao que representamos, queremos e projectamos, é indispensável neste trabalho. E, de uma forma aparentemente paradoxal, o dispositivo complexo e à primeira vista condicionante que esta metodologia propõe, tem como finalidade última reeditar o confronto mais elementar de todos: pôr o corpo frente a frente com a natureza. A sua e a das coisas.
João Fiadeiro


Os workshops são importantes para um aprofundamento prático e teórico do método. Durante estes cursos providenciamos um conjunto de ferramentas para que os participantes possam, através dos vários exercícios que suportam o método e regras que o enquadram, testar e ultrapassar os seus limites e, simultaneamente, desenvolver uma consciência crítica apurada face ao que fazem e vêm fazer.

Cláudia Dias
Participou nos projectos Aicnêtsixe (2001) e Existência (2002) sendo uma das coreógrafas representadas pela Companhia de Dança RE.AL. Tem tido um papel central no desenvolvimento e sistematização do Método, que aplica nas suas próprias criações One Woman Show (2003) e Visita Guiada (2005); tem sido uma intérprete absolutamente fundamental na estratégia de criação de João Fiadeiro.
A RE.AL é financiada pelo MC (Ministério da Cultura)/IA (Instituto das Artes )

Apoios: Câmara Municipal de Lisboa, Lusitânia Companhia de Seguros, Lisantigo

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Real Time Composition Workshop
ATELIER RE.AL - Lisbon – 6th to 17th November
[Orientation: Cláudia Dias]

Schedule: 12 to 17 pm – Monday to Friday
Fee: 90 €
Applications until October 27th
The participation is limited to 16 persons
CV and motivation letter required
Due to the number of foreign applications so far, the workshop will be English spoken.
RE.AL has accommodation possibilities which are limited and depend on the availability of rooms.

The accommodation fee is 10 euros/day per person either on a single or double room. Please include your accommodation request on your application.
If the number of applications exceeds the limit of participants a selection will take place based on CVs and motivation letters.
All applications will be considered.

Confirmation of participation will be issued on October 30th.
Workshop fees must be paid till November 3rd in cash, check or money transfer.
NIB: 003300000010125277205 IBAN: PT50003300000010125277205 SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Address: Rua Poço dos Negros nº55 1200-336 Lisboa
Tel. 00 351 21 390 92 55 / 00 351 96 983 29 49
workshop@re-al.org / www.re-al.org

Because we always take the future for granted we don’t even know what to do when the present strikes us. The methodology of Real Time Composition intervenes in the precise moment we feel the ground shifting underneath our feet and our body - knowing it’s in danger, in a collision course with the unknown - beckons out desperate warning signs for us to change direction. One of the main characteristics the Real Time Composition performer must have (or achieve) in order to survive that reflex is not to mind his own presence but the aim of that presence. And to let in the hands of the spectator (real or imaginary) the burden and responsibility of giving a meaning to what he is observing. This is the only way to act against the body, the only way to perceive it. The Real Time Composition methodology establishes the conditions to escape our habit of interpretation, opposing the representation of an image to being in the image.
That despoilment and detachment towards what we represent, want and devise is essential to this work. In an apparently paradoxical way, the complex and seemingly conditioning device that this methodology proposes, has the ultimate goal of reediting the most basic of all confrontations: to bring the body face to face with nature – it’s own and that of things.
João Fiadeiro

“Workshops are important for a practical and theoretical deepening of the method. During these courses we provide tools to the participants so they may test and overcome their limits and simultaneously develop an accurate critical consciousness towards their actions and the ones they observe, through various exercises that sustain the method and rules that frame it.”

Cláudia Dias
Cláudia took part in the projects Aicnêtsixe (2001) and Existência (2002), being one of the choreographers represented by Companhia de Dança RE.AL. Has a central role in the development and systematization of the Method which she applied on her own creations One Woman Show (2003) and Visita Guiada (2005); has been an essential performer on João Fiadeiro’s creation strategy.
RE.AL is financed by MC (Ministry of Culture/IA Institute of Arts) Support: Câmara Municipal de Lisboa, Lusitânia Companhia de Seguros, Lisantigo


RE.AL/ Pietro Romani
Rua Poço dos Negros nº 55, 1200-336 Lisboa, Portugal
Tel: +351 21 390 92 55 Fax: +351 21 390 92 54
E-mail:
workshop@re-al.org