sábado, 2 de junho de 2007

Fronte[i]ras 07 - Encontro Internacional de Artes Transdisciplinares


Datas:
17 Setembro a 31 Dezembro de 2007
Organizaçã
o: Binaural / Associação Cultural de Nodar (Portugal) e Alg-a (Galiza)
Formato: Residência Artística + Simpósio + Exposição Itinerante

Convocatória para projectos artísticos
: 11 Maio a 22 Junho de 2007


O tema central da convocatória de projectos será o conceito de fronteira e limite em todas as suas variantes, a reflexão sobre os múltiplos conceitos relacionados com a temática fronteiriça, focalizando a análise não só na fronteira física, mas também sobre a sua dissolução em fronteiras ideológicas, culturais, virtuais, de habilitações, etc.

Este evento consta de um programa de residências artísticas paralelas na Galiza e em Portugal. Propõem-se a realização de duas residências simultâneas: uma em Nodar (no Centro de Residências Artísticas desta aldeia rural do distrito de Viseu) e outra nos arredores de Pontevedra (Galiza).

Nos dois espaços de residência conviverão durante 10 dias um conjunto de artistas de diversas proveniências, os quais desenvolverão os respectivos projectos artísticos em articulação com investigadores sociais, que durante o mesmo período levarão a cabo um observatório critico.

Os suportes de criação serão livres (áudio, vídeo, performance, instalação, intermedia, etc.).

Como resultado do trabalho desenvolvido nas residências, será elaborada uma mostra colectiva dos vários projectos. Esta mostra terá um carácter itinerante, começando na Galiza e terminando em Portugal. De forma paralela ao encontro, será programado um ciclo de conferências e apresentações de projectos audiovisuais ligados à temática proposta.

A Alg-a convoca 5 bolsas de residência artística em Pontevedra (Galiza) para projectos a serem desenvolvidos no âmbito do Encontro Fronte[i]ras 07.
A Binaural convoca 5 bolsas de residência artística em Nodar (Portugal) para projectos a serem desenvolvidos no âmbito do Encontro Fronte[i]ras 07.

Pelo menos 4 das 10 bolsas de residência serão destinadas a artistas nascidos ou residentes na Galiza (2) e em Portugal (2).

A quantia de cada uma das bolsas ascende a 300 euros (quantidade sujeita à retenção fiscal vigente). A organização assumirá os gastos de alimentação e de alojamento durante o encontro. Os artistas seleccionados deverão suportar os gastos de viagem desde os respectivos locais de origem.

Mais informações:

http://www.binauralmedia.org/news.html#07
http://www.alg-a.org/spip.php?article519

Binaural – Associação Cultural
Alameda Padre Álvaro Proença, Nº 10 – 12º A
1500-475 Lisboa
Portugal

http://www.binauralmedia.org
http://www.myspace.com/binauralmedia

Tel. +351 91 895 18 57
info@binauralmedia.org

A Binaural é uma associação cultural que se dedica à organização e produção de eventos relacionados com as artes experimentais (sonoras, visuais, performance, etc.) e que gere um espaço de residências artísticas numa pequena aldeia do Centro de Portugal (Nodar, concelho de S. Pedro do Sul).