quinta-feira, 21 de junho de 2007

Workshop com Vera Mantero

WORKSHOP COMPOSIÇÃO / INTERPRETAÇÃO - "O CORPO PENSANTE"
com VERA MANTERO

Datas 23 a 27 de Julho
Horário 10h - 15h

Local ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo
R. da Alegria, 503 - Porto

Público Alvo Profissionais e estudantes de dança, teatro e outras áreas artísticas.
Nº limite de inscrições 16

Inscrição 90 euros
Amigos e Associados NEC 63 euros (desconto de 30%)
Alunos da ESMAE 45 euros (desconto de 50%)

Nota A selecção será feita por avaliação de CV.
O prazo de inscrições e envio de CV termina dia 08 de Julho.
O pagamento deverá ser realizado após comunicação da selecção.
Desistências a partir do dia 18 de Julho não implicam qualquer tipo de devolução.


Workshop - "O CORPO PENSANTE"
A relaxação, o uso da voz, a escrita, a respiração e a associação livre são alguns dos meios a serem usados neste workshop de forma a encontrarmos os movimentos e as acções que se estão a passar dentro de nós. Exploraremos alguns deles separadamente de forma a incorporá-los mais tarde em processos de improvisação mais longos e mais complexos. A ideia de entrada num estado particular de consciência será muito importante. A consciência e atenção aos sinais interiores e exteriores (awareness), o uso do espaço e a exploração de objectos e materiais não serão esquecidos.
Ironia e mãos vazias levar-nos-ão mais longe.

Vera Mantero
Nasceu em Lisboa em 1966. Estudou dança clássica até aos 18 anos. Foi bailarina do Ballet Gulbenkian (1984/1989).
Em Nova Iorque e Paris estudou técnicas de dança contemporânea, voz e teatro, fazendo então um corte com a sua formação clássica.
Como bailarina trabalhou em França com Catherine Diverrès. Começou a coreografar os seus próprios trabalhos em 1987, e desde 1991 tem mostrado as suas peças em teatros e festivais na Europa, Brasil, EUA, Canadá e Singapura. Em 1999 a Culturgest organizou uma retrospectiva do seu trabalho. Nesse ano funda a estrutura O Rumo do Fumo. Participa regularmente em projectos internacionais de improvisação. Recentemente tem orientado cada vez mais workshops de criação/composição e improvisação tanto em Portugal como no estrangeiro.
Desde o ano 2000 tem vindo a dedicar-se cada vez mais ao trabalho de voz. O espectáculo Vera Mantero e Pedro Pinto interpretam Caetano Veloso já foi apresentado em várias cidades da Europa. Com Nuno Vieira de Almeida apresentou os espectáculos Vera Mantero canta os americanos...com Nuno Vieira de Almeida e Is That all there is ? Then Let’s Keep dancing.... em várias cidades do país. Participa igualmente nos projectos de música experimental/spoken word “Separados Frutos” do qual fazem parte os músicos Nuno Rebelo, Ulrich Mitzlaff e Manuel Guimarães e “So Happy Together”, juntamente com Vítor Rua e Nuno Rebelo.
Representou Portugal na 26º Bienal de S. Paulo 2004 em parceria com o escultor Rui Chafes com a peça “Comer o Coração”.
O seu mais recente trabalho “Até que Deus seja destruído pelo extremo exercício da beleza” estreou em Novembro de 2006.
No ano de 2002 foi-lhe atribuído o Prémio Almada (IPAE/Ministério da Cultura Português) pela sua carreira como criadora e intérprete.

Para ela a dança não é um dado adquirido, acredita que quanto menos o adquirir mais próxima estará dela, usa a dança e o trabalho performativo para perceber aquilo que necessita de perceber, vê cada vez menos sentido num performer especializado (um bailarino ou um actor ou um cantor ou um músico) e cada vez mais sentido num performer especializadamente total, vê a vida como um fenómeno terrivelmente rico e complicado e o trabalho como uma luta contínua contra o empobrecimento do espírito, o seu e o dos outros, luta que considera essencial neste ponto da história.


Organização NEC Apoio Ministério da Cultura / Instituto das Artes , ESMAE- Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo

+ Info
NEC
Rua Miguel Bombarda, 124, r/c sala A, 4050-377 Porto
Tel. 22 518 85 22 Telm. 96 142 46 68 Fax. 22 510 85 31
nec@nec.co.pt
www.nec.co.pt
www.necinfo.blogspot.com