sábado, 9 de junho de 2007

Semana(d)ança

Dias 29 e 30 de Junho Dia 1 de Julho

8ª Semana(d)anca
Formadora Vânia Gala

O projecto Semana(d)ança pretende ir ao encontro e responder a um desejo/necessidade que esta cidade já sentia de há muito, proporcionando e contribuindo para o desenvolvimento dos conhecimentos tanto teóricos como práticos na área da dança contemporânea de uma forma consistente e sistemática.

A Semana(d)ança como conceito e nos moldes a que se propõe tenta concentrar em quatro ou cinco dias no final de cada mês de forma intensiva essa necessidade de aprendizagem.
O tempo será repartido por três módulos – aulas teóricas (Músculo de Ideias), aulas práticas - (Técnica Release e Composição-Performing Dance).

Calendarização:
Dia 29 de Junho, 6ª feira 19h15-21h00 Aula Técnica (técnica Release)
Dia 30 de Junho, Sábado 10h00-12h00 Aula Técnica (técnica Release) 13h00-17h00 Composição – Performing Dance
Dia 1 de Julho, Domingo 14h00-16h00 Aula Técnica (técnica Release) 16h00-18h00 Músculo de Ideias [Visionamento do vídeo “ Steve Paxton – Contacto improvisação, primeiros passos”]

Módulos [Técnica Release]
Começando no solo e partindo progressivamente para movimento amplo no espaço. A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento por meio de uma maior consciencialização corporal.
[Composição / Performing Dance]
Serão propostas diferentes áreas de inspiração para criar material que sirva à criação coreográfica. Como organizar/desorganizar o movimento no espaço, usando técnicas de improvisação. O experimentar novas capacidades do corpo em movimento e do bailarino como performer, em grupo ou em solo. Investigaremos a composição em termos de ritmo e seu desenvolvimento pelo espaço. Quem somos? Quem sou eu como bailarino ou quando estou em palco?
[Músculo de Ideais]
"Músculo de Ideias" dirige-se a todos aqueles que manifestam interesse na área das artes e no que é criar e ser criativo. Tendo como ponto de partida o vídeo “ Steve Paxton – Contacto improvisação, primeiros passos”, pretende-se criar um espaço e um momento de debater ideias e questões, permitindo o confronto de pontos de vista diferentes, desejando mesmo gerar outras questões sobre actividade artística.

Vânia Gala De ascendência angolana, nasceu em Coimbra-Portugal em 1972.

Participa em diversos grupos de dança e de teatro locais como o C.I.T.A.C. e o G.I.D.U.C.
Em 1993 segue para Lisboa para estudar no Forum Dança, e mais tarde na Escola Superior de Dança.
Em Lisboa dança com Sofia Neuparth e São Nunes. Frequenta workshops com Rui Nunes, Margarida Bettencourt, Terry O’Connor, David Zambrano, Frey Faust, Jeremy Nelson, Ann Papoulis, Andrew Howard e Katie Duck.
Na Holanda, termina a sua licenciatura em dança, em 1999, no European Dance Development Center (Arnhem- Holanda). Foi marcante nesta formação o contacto intensivo com o trabalho de Steve Paxton, Randy Warshaw, Eva Karczag e Lisa Nelson.
Durante esse período, (1996-1999) participa em peças de Angus Balburnie, Mary Fulkerson e, já na Alemanha, em peças de Elizabeth Clarke, DINA 13 Dance Company.
Desde de 1999 que coreografa o seu trabalho. As peças " My right eye is made of Glass" e "Twinsted" fizeram parte da selecção de Choreography 2000, programa dirigido por Rui Horta e apresentado na Tanzhaus Dusseldorf (Alemanha).
Mais recentemente "Inverted Version" faz parte do programa de Pfefferberg, Berlim e Unithea 2002 Festival Frankfurt.
Em 2000 muda-se para Berlim e faz a dramaturgia de uma peça coreográfica no Teatro Shaubuhne. Ainda em Berlim, em 2001, participa em peças de Constanza Macras (Teatro Sophiensalle) e numa improvisação com Vera Mantero.
Desde 2001 colabora com a companhia belga Les Ballets C. de La B., primeiro com Christine de Smedt com a peça "9x9" e mais recentemente 2002 com Koen Augustijnen. As suas peças foram ainda apresentadas na Bélgica, Suécia, Holanda, Dinamarca e Alemanha.
Já no ano seguinte participa na peça “Mr. Universe”, apresentada no Shaubhüne e no Konkret Festival (Suécia). Em 2002 trabalha ainda com o director de teatro Mörten Trävick na peça “Fight Club”, apresentada no Den Nationale Scene Theater (Teatro Nacional Bergen- Noruega), assumindo também a assistência ao movimento.
Em 2003 trabalha com B.Valiente (Dance Kompani), peça apresentada em França e na Noruega. Ainda em 2003 é Artista Residente na Kulturhuset Bergen U.S.F. (Noruega) onde inicia as primeiras pesquisas para um novo trabalho coreográfico” Automatic I.D. (AID)”. O resultado provisório desta residência foi mostrado informalmente com um pequeno trabalho em progresso nos seguintes locais: Kultur Huset (Bergen), Teater Garasjnen (Bergen), Balhaus (Berlim), Museu da Água e Festival de Dança de Almada.
Já em co-produção com Fabrik Potsdam (AID), seguiram-se diversas apresentações no Festival Lugar à Dança, FabrikPotsdam Theatre (Alemanha) e um convite para Cork- Cork European Capital of Culture. Recentemente “Automatic I.D. (AID)” foi premiado com “Best Female Performance Award” no Dublin Fringe Festival, e seleccionado para a plataforma Europeia Aerowaves, a decorrer em Londres no Teatro The Place.
Desde 2000 que ensina regularmente dança a profissionais, nomeadamente, Prof i – Tanzer training Tanzfabrik, k77 Studios ambos em Berlim, Companhia de Dança de Almada, Gratis D. Trening GDT – Bergen e Oslo.

Público-alvo: Jovens (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral que manifestem interesse nesta área. Valor da Inscrição: 35,00 euros Inscrições abertas no TAGV Contactos TAGV: Telefone(s)

+351 239 855630

Fax
+351 239 855637

Correio electrónico (e-mail)
teatro@tagv.uc.pt

Página web
http://www.uc.pt/tagv