quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Oficina com Carla Cruz


"PEQUENOS GESTOS NA CIDADE"

Datas 15 e 16 de Março 2008
Horário 10h - 13h / 14h30 - 17h30
Local Núcleo de Experimentação Coreográfica
R. Miguel Bombarda, 124 r/ch Sala A - Porto
Público-alvo Performers, artistas plásticos, público geral
N.º limite de inscrições 18

Inscrição 35 Euros
Amigos e associados NEC 24,50 Euros (desconto de 30%)
Alunos do curso de mestrado em Arte e Design para o Espaço Público da FBAUP 20 Euros

Notas:: O prazo de inscrição termina a 10 de Março.
Desistências após dia 12 de Março implicam a devolução de apenas 50% do valor pago.
Desistências a partir do 1º dia do workshop não implicam qualquer tipo de devolução.

Carla Cruz
1977, Vila Real, formada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Nesse momento interessada nas questões de género na sociedade e na arte e numa forma de fazer arte mais inclusiva, procurando a participação do seu publico pela manipulação. Entre 2001 e 2003 frequentou e concluiu o Mestrado em Belas Artes pelo Piet Zwart Institute, Willem de Kooning Academy, Roterdão - Holanda /em colaboração com a/ Plymouth University - Reino Unido. Sendo estes anos os de viragem para projectos interactivos, em que cria eventos, situações ou plataformas em que o publico é convidado a tomar parte activa.
Tendo desde cedo colaborado e fundado diversos colectivos, entre eles: Caldeira 213, ZOiNA (Colectivo feminista de intervenção artística), Ateliers-Mentol, Identidades, Clanitica, GARBA (jovens artistas em residência, Itália), Room (Artists run Space, Roterdão); trabalha também em parceria com outros artistas: Isabel Carvalho, Pedro Nora, Catarina Carneiro de Sousa, Ângelo Ferreira de Sousa, Suzanne van Rossenberg, Nina Hoechlt, Jocelyn Cottencin, Karin de Jong, Sabine Funk, Francesco Ventrella, Cláudia Van Dick, Tina Sejberg, Mónica Faria. De momento organiza o projecto expositivo e blog All My Independent Women, dinamiza o Blog Porto Público, pertence a um Affinity group do Forum Feminista Europeu, coordena projectos para o Grupo de intercâmbio Artístico entre Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal – Identidades, organiza o espaço expositivo da Gesto Cooperativa Cultural no Porto e é docente da Escola Superior de Educação de Viseu.

+ info: http://www.carlacruz.pt.to/ / http://ic-28.blogspot.com/

Pequenos gestos na cidade
Acordar a cidade! Escasseando eventos espontâneos e não comerciais realizados no espaço público, percebendo que este se transforma a um ritmo acelerado em espaço privatizado sujeito a regras e regulamentos em vez de ser um lugar para a troca e diálogo entre pessoas, é necessário provocar e envolver todos a reivindicarem um maior e melhor uso do espaço público-- para que mais de que um lugar de passagem, este seja um lugar de vivência. Acordar para a cidade! Assim o faremos a partir de pequenos gestos.
A oficina terá uma componente de análise crítica de documentos escritos e expressões artísticas, e uma componente prática de acção performativa /e, ou/ plástica executada no espaço público.

Organização NEC
Apoios Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes

+ Info
Núcleo de Experimentação Coreográfica
Rua Miguel Bombarda, n.º 124, r/ch sala A, 4050-377 Porto
Tel. 22 518 85 22 Telm. 96 142 46 68 Fax. 22 510 85 31

nec@nec.co.pt
www.nec.co.pt
www.necinfo.blogspot.com