terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Workshop - "Teatro Espontâneo: da Narração à Acção" - Torres Vedras


TEATRO NA CIDADE
Ciclo de Workshops de Expressão Dramática
Organização: Académico de Torres Vedras e Transforma
A partir de 27 de Janeiro, Praça do Município, 8, Torres Vedras

"Teatro Espontâneo: da Narração à Acção"
Fevereiro, domingo 24, das 9.30h às 13.30h
Formadoras: Ângela Carreira (pt), Micaela Ramos (pt), Teresa Roque (pt)
Limite participantes: 50
Preço: 20 euros
Sócios atv: 10 euros

O Teatro Espontâneo cria um espaço ritual onde qualquer história pode ser contada – seja ela vulgaríssima, extraordinária, difícil ou oculta – sendo de imediato posta em cena. Alguém conta uma história ou momento da sua vida, escolhe os actores para representar os diferentes papéis e observa a sua história recriada no momento, de um modo coerente e artístico. A individualidade de cada pessoa é honrada enquanto ao mesmo tempo se constroem e se reforçam as ligações que temos uns com os outros enquanto comunidade.

Ângela Carreira: tem formação em Psicologia Social e Psicologia Clínica, e exerce a sua actividade em contexto empresarial, concretamente a nível da Gestão de Pessoas. Possui o Curso de Director Sociodrama da Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Está interessada em desenvolver projectos de Intervenção Comunitária.

Micaela Ramos: tem formação em Psicologia e exerce a sua actividade tanto em contexto empresarial, enquanto Consultora e Executive coach, como em contexto de clínica privada, enquanto Psicoterapeuta de Grupo. Possui o Curso de Director de Psicodrama e Sociodrama da Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Tem vindo a especializar-se no desenvolvimento de processos de coaching individual e de equipa, recorrendo a técnicas sócio e psicodramáticas.

Teresa Roque: fez o Curso de Teatro (Formação de Actores) da E.S.T.C., é Psicóloga Clínica e Psicodramatista (Terapia Individual e em Grupo). Trabalha com o Sociodrama em projectos de intervenção comunitária (promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, prevenção do VIH/SIDA, desenvolvimento de competências sociais em jovens, desenvolvimento da comunicação no seio das famílias). Pretende dinamizar em Portugal um grupo de Teatro
Espontâneo e o Psicodrama Público.


Em que consiste o Projecto Teatro na Cidade?

O projecto Teatro na Cidade tem como objectivo dotar a cidade de Torres Vedras de microestruturasformativas que ajudem a combater as assimetrias regionais, proporcionando aos cidadãos do concelho espaços de formação e fruição cultural na área do teatro, das artes performativas e num âmbito mais alargado de expressões artísticas que o próprio conceito de expressão dramática permite abarcar. No projecto Teatro na Cidade pretende-se trabalhar, nas diversas variantes artísticas e performativas possibilitadas pela expressão dramática, temas que englobam o conceito de cidade e de comunidade, bem como as relações que entre ambas, e num determinado território, se estabelecem.
Uma das metodologias mais ricas para trabalhar as dinâmicas entre o eu, o outro, o grupo e, por fim, a comunidade, é o sociodrama. Daí a aposta em 6 workshops facilitados por sociodramatistas credenciadas.

Para além dos benefícios mais directos e evidentes inerentes à frequência de acções de formação (neste caso em formato de workshops pela com incidência na partilha, no experimentar, no saber-fazer), acreditamos que graças a uma continuada e persistente acção, este projecto possa também contribuir para a conquista e fidelização de públicos de teatro.