quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Workshop - Manipulação de Imagem em Tempo Real


FATAL 2008 - Formação

Em 2008, o FATAL – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa irá proporcionar um programa de formação artística destinada especificamente aos elementos dos grupos de teatro universitário. Neste âmbito, a proposta de Workshop para este ano consiste na organização de um workshop de Manipulação de Imagem em Tempo Real, leccionado por Filipe Nabais (Vj de Valise d´Images e colaborador regular na Festa de Encerramento do FATAL ).


MANIPULAÇÃO DE IMAGEM EM TEMPO REAL
Workshop

3 de Março a 31 de Maio

Este curso está orientado para a produção vídeo, enquanto meio de expressão artística. Pretende-se desmistificar o conceito (ou preconceito) relativo ao videojaming, criando novas metas e caminhos para a manipulação de imagem em tempo real. Os alunos irão criar conteúdos videográficos, aplicando-os em diferentes espaços e apresentados num contexto performativo. Por vezes, o curso sairá da sua sala de aula, ocupando as telas de um palco ou de um clube nocturno.

O curso surge com o objectivo de dotar os grupos de teatro universitário de novas ferramentas de trabalho. Pretende-se que os grupos explorem, nas suas peças de teatro, a projecção vídeo nas vertentes de cenário, novo espaço ou terceiro elemento. A componente prática do curso conduz o formando à realização de um trabalho final que será tecnicamente apoiado pelo formador.

O workshop decorrerá de 3 de Março a 31 de Maio (dias da semana a definir entre alunos e professor). Terá a duração de 42 horas distribuídas da seguinte forma: 20 horas em sala de aula (estúdio), 12 horas em sessões de vj set no Bar do Século, no Bairro Alto (Ouvê, Associação para o Desenvolvimento da Arte Audiovisual e Avançada em Lisboa) e 10 horas com um projecto colectivo a apresentar na festa de encerramento do festival Fatal (não estão contabilizadas as horas com os projectos de teatro, ficando o tempo dependente dos projectos apresentados pelos alunos).

Inscrições até 29 de Fevereiro 60 € por pessoa limite de 12 pessoas.
Tel.: +351 210 113 406
fatal@reitoria.ul.pt

* A inscrição só é considerada válida após o pagamento na Divisão de Actividades Culturais e Imagem, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

Mais informações:
http://fatalnosbastidores.blogs.sapo.pt