quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Workshop "Ouvir o Falar das Letras" - Torres Vedras


Teatro na Cidade
Ciclo de Workshops de Expressão Dramática
Organização: Académico de Torres Vedras e Transforma
A partir de 27 de Janeiro, Praça do Município, 8, Torres Vedras

"Ouvir o Falar das Letras"
Março, sábado 8 e domingo 9, às 10h
Formadora: Ana Mourato (pt)
Limite participantes: 12 crianças por ateliê
Preço: 10 euros
Sócios atv: 5 euros


Ateliê para crianças dos 4 aos 10 anos.O ateliê é composto por 3 momentos: Relaxamento, Animação do Conto e Reflexão e Actividade de Expressão. Visa promover a vontade de explorar o livro enquanto recurso criativo do pensamento e das vivências das crianças. Utilizando o conto como mediador, a criança pode projectar-se no seu enredo e personagens, rever-se nos comentários e vivências das outras crianças e partilhar no momento, eventualmente aliviando medos e angústias internas, as suas próprias experiências.

Ana Mourato: é Psicóloga Educacional, Pós-Graduada em Psicologia Clínica e Mestranda em Educação e Leitura.

Em que consiste o Projecto Teatro na Cidade?
O projecto Teatro na Cidade tem como objectivo dotar a cidade de Torres Vedras de Microestruturas formativas que ajudem a combater as assimetrias regionais, proporcionando aos cidadãos do concelho espaços de formação e fruição cultural na área do teatro, das artes performativas e num âmbito mais alargado de expressões artísticas que o próprio conceito de expressão dramática permite abarcar.

No projecto Teatro na Cidade pretende-se trabalhar, nas diversas variantes artísticas e performativas possibilitadas pela expressão dramática, temas que englobam o conceito de cidade e de comunidade, bem como as relações que entre ambas, e num determinado território, se estabelecem.

Uma das metodologias mais ricas para trabalhar as dinâmicas entre o eu, o outro, o grupo e, por fim, a comunidade, é o sociodrama. Daí a aposta em 6 workshops facilitados por sociodramatistas credenciadas.

Para além dos benefícios mais directos e evidentes inerentes à frequência de acções de formação (neste caso em formato de workshops pela com incidência na partilha, no experimentar, no saber-fazer), acreditamos que graças a uma continuada e persistente acção, este projecto possa também contribuir para a conquista e fidelização de públicos de teatro.