terça-feira, 13 de maio de 2008

Workshop: Oficina de Contadores de Histórias

Ciclo
O Corpo e as Profissões

Workshop
Oficina de Contadores de Histórias

Formador
Ana Sofia Paiva

Horário (Total de 9 horas)
17 Maio - 15h/18h
22 Maio - 15h/18h
24 Maio - 15h/18h

Valor
65€

Limite de Inscrição
16 de Maio

Sinopse

Quando lemos um livro, o público relaciona-se com o seu imaginário, mas quando contamos uma história, o público relaciona-se connosco. Esta formação procurará dar uma sólida base de apoio quer ao nível documental quer ao nível prático, no sentido de encontrar ferramentas que nos permitam responder ás três perguntas fundamentais: O que é uma História? Como se trabalha uma História? E… Como se conta uma História?

Conteúdos
Relação entre Palavra e Memória.
Noções teóricas básicas sobre análise do conto e da narrativa.
Recolher, reciclar e reinventar contos tradicionais, lendas e histórias que fazem parte do nosso imaginário, experimentado e aprendendo a utilizar as ferramentas básicas de um conta-contos: voz e relação com a palavra, escuta, ritmo, expressão, movimento e sobretudo a imaginação e improvisação.
Exercícios práticos, individuais e de conjunto, baseados em técnicas de Teatro e Expressão Dramática, Escrita Criativa, manipulação de objectos como veículos de memória e por metodologias ligadas à Dramaterapia.

Observações
Trazer roupa confortável e um caderno/folha de apontamentos. Os formandos receberão

material de apoio e documentação sobre os temas do workshop.

Formador
Ana Sofia Paiva é actriz formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Fez diversas formações complementares nas áreas de Clown, Dança Butoh, Escrita Criativa, Dramaterapia, Marionetas e Música. Desenvolve pontualmente vários trabalhos ao nível da formação, maioritariamente direccionada a crianças. Mais recentemente, integrou de Janeiro de 2005 a Março de 2007 o elenco fixo da companhia Bica Teatro, e em Abril de 2007 juntou-se à equipa do Teatro Regional da Serra do Montemuro para participar no espectáculo de máscaras "Splash!". É membro fundador da Kalpa – Comunicação e Cultura Crl, onde trabalha como actriz, encenadora e formadora, desenvolvendo actualmente o projecto de Contadores de Histórias "Cegarrega".

Informações / Inscrições
96 350 66 80 / 96 313 96 88
kalpa.cc@gmail.com
www.incrivelformacao.blogspot.com