O prazo de inscrições para o workshop "Audição e Processo de Treino Vocal", com o professor Peter T. Harrison foi prolongado até dia 13 de Fevereiro sem agravamento de preço.
WORKSHOP
Audição e Processo deTreino Vocal
Prof. Peter T. Harrison
Porto
27 e 28 de Fevereiro
Local:
Esmae (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo)
Destinatários:
Professores de canto, com ou sem experiência, que desejem desenvolver as suas competências auditivas com vista ao treino individual de vozes. Os participantes deverão assistir ao curso integralmente.
Consulte as Linhas de Orientação aconselhadas pelo formador.
Vagas: Mínimo de 5 e máximo de 7
Datas: 19 e 20 de Dezembro de 2008
Horários:
Manhã: 10.00 – 11.15 / 11.45 – 13.00
Tarde: 14.30– 15.45 / 16.15 – 17.15
Local: ESMAE
Formato:
O formato e conteúdos da formação serão flexíveis, dada a natureza pouco previsível das sessões práticas proporcionadas pelo grupo. Serão realizadas sessões práticas com o grupo e será efectuado treino individual com recurso a “cobaias” (alunos de canto). Após o curso será possível (opcional) cada professor realizar uma sessão individual de cerca de 20 minutos com o formador.
Inscrições:
Por telefone, e-mail ou correio, confirmadas mediante pagamento. Serão seleccionados os primeiros inscritos A data limite de inscrição é até 6 de Fevereiro, após a qual os preços previstos serão sujeitos a um agravamento de 20%, se houver vaga.
Pagamento:
Em numerário, cheque ou transferência (informações por e-mail ou contacto telefónico). Em caso de desistência o pagamento apenas será restituído em 50% quando se verificar a sua substituição por outro formando. Se por algum motivo o Workshop não se realizar o pagamento efectuado pelos formandos será integralmente restituído.
Linhas de Orientação para os Formandos:
1.É esperado que os participantes tenham um conhecimento básico da anatomia e fisiologia
relevantes, tais como: mecanismos da laringe (músculos intrínsecos e extrínsecos); relação
dinâmica da garganta com o corpo. Em caso de dúvidas, recomenda-se “Singing: the physical nature of the vocal organ” de Husler e Rodd-Marling, ou o livro do formador “The Human Nature of the Singing Voice - exploring a holistic basis for sound teaching and learning”.
Nota: É possível a aquisição ou empréstimo destes livros através do Voz e Nós, mediante pedido.
2. A base deste workshop é o reconhecimento de que: o ouvido é um factor decisivo no processo de treino vocal; o processo é regenerativo ou naturalmente libertador; a voz cantada age como um todo dinâmico.
3. O trabalho, embora potencialmente terapêutico e reabilitador, será focado na voz normal, distinta da voz com sintomas patológicos.
4. Não é intenção deste workshop promover uma técnica. Para além de explorar uma base de som para um processo de treino vocal viável, não se trabalhará deliberadamente em função de objectivos específicos musicais, estilísticos ou vocais.
5. O valor do ouvido (tanto para o cantor como para o professor) está no reconhecimento e diagnóstico em tempo real e no local. Por isso é pedido aos participantes que não tragam equipamento de gravação.
6. É pedido aos participantes que tragam bom humor e uma mente aberta!
O Formador: Peter T Harrison
Nascido em 1946, Peter T Harrison começou a sua educação musical no mundialmente famoso
coro do King’s College, Cambridge. Mais tarde treinou como barítono na Royal Academy of Music, em Londres e também em Itália. Tendo desenvolvido um interesse precoce excepcional no ensino tornouse um dos mais jovens professores a leccionar na Royal Academy, The London Opera Centre e na Guildhall School of Music and Drama, e rapidamente se afirmou como um dos professores de canto mais procurados internacionalmente.
Em 1986 Peter Harrison tornou-se consultor do recentemente formado Voice Research Society
(agora British Voice Association), uma organização multidisciplinar de investigação de todos os aspectos e da voz humana e seu uso. Durante um período de 30 anos, Peter orientou workshops em muitas partes da Europa, bem como no México e na Nova Zelândia, onde, no Third Internacional Congress of Voice Teachers, foi escolhido como um dos 7 Master Teachers de todo o Mundo.
Em 2000 Peter ajudou a fundar o Estúdio de Ópera do Porto, e foi o seu Director de Estudos
Vocais até ao seu encerramento em 2006. Desde então divide o seu tempo entre Amesterdão,
Londres, Madrid e Porto, como professor freelancer.
O mês de Outubro de 2006 viu a publicação do seu livro, “The Human Nature of the Singing Voice – exploring a holistic basis for sound teaching and
learning”, pela Dunedin Academic Press, Edinburgh.
Como professor, Peter T Harrison especializou-se no treino de voz individual, de um
para um. Baseia o seu trabalho na capacidade inata, na qualidade vocal única e pontos forte e fracos da pessoa com quem trabalha. Peter descreve o seu trabalho como um processo “holístico” e “regenerativo”. Exigindo um elevado grau de automotivação, imaginação e atenção do aluno, as
sessões podem ser libertadoras, realizadoras, e divertidas.