segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Escola de Narração - Lisboa

Curso de nível intermédio
"Estórias para que vos Quero"

Sob a forma de lendas, cosmogonias, textos sagrados ou relatos infantis; guardiãs de arquétipos e sabedorias universais, as estórias acompanham a humanidade desde sempre, fazendo parte da nossa memória coletiva permanente.

Mas porquê contar estórias? Qual a relação entre estas, a nossa vida quotidiana e a história individual que temos e somos? Afinal qual o papel do narrador oral numa sociedade cada vez mais urbana e tecnologicamente equipada? Haverá idades para ouvir e contar estórias? Poderemos usá-las como forma de incentivo à leitura? E de uma maior consciência de nós mesmos e dos outros? Como pode a narração oral contribuir para uma maior autoconfiança e afirmação do nosso pensamento e discurso?

Ao longo de 3 meses, uma vez por semana, vamos abordar estes e outros temas ligados à arte de contar estórias, como:
· A busca do Eu narrador;
· Os Contos ( Origens, estrutura, simbologia, efeito...)
· O papel do narrador e o seu repertório (porquê, como e o que contar)
· Instrumentos da Narração ( voz, corpo, ritmo, etc)
· A Narração como mediação de Leitura
· Recursos Narrativos
· Ética da Narração

Pretende-se que no final, os alunos se sintam aptos a contar estórias em público, se assim o desejarem, e que todos tenham percorrido um caminho enriquecedor ao encontro de si próprios e das suas próprias histórias.

Duração: 36 horas (O curso inclui ainda a frequência gratuita de 3 workshops complementares à formação, realizados aos fds).

Datas: De 27 de fevereiro a 14 maio.
Às segundas feiras, das 19.30h às 22.30.

Local: Junta de Freguesia de Carnide - Lisboa

Destinatários: Todos os interessados em aprender ou aprimorar a arte de Contar Estórias, tanto para “enfrentar audiências” ou utilização profissional como para usufruto pessoal.

Investimento: 60 euros mês + 15 euros inscrição inicial.
(55 euros mês para residentes ou trabalhadores na região de Carnide, detentores do cartão de Cliente da Livraria Cabeçudos ou mediante o pagamento integral do Curso).

Informações e inscrições
estoriasdochapeu@gmail.com
93 659 95 08
www.carnidecontaestorias.pt.vu
www.estoriasdochapeu.blogspot.com
http://www.youtube.com/watch?v=vv09-Xl0e5U