segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Workshop: corpo, presença e cRIAção cénica

Das flores e outras subtilezas

O workshop parte do trabalho de contato-improvisação e de consciência corporal como agentes que potenciam a presença e a disponibilidade cénica. As relações: eu e o meu corpo, eu e o outro, eu e o espaço e o tempo; são fundamentais para a ampliação da consciência cénica e da criatividade. O aqui e o agora! O corpo é, por isso, central neste curso: é nele e através dele que sentimos e nos relacionamos com o mundo. Nele a criação ganha um novo sentido e uma nova possibilidade de poetização.

Pensar a arte como um lugar de reflexão; pensar o espaço urbano como um lugar de manifestação; pensar o artista como um espaço de revelação; serão pontos que irão permear o trabalho.

Num primeiro momento trabalhar-se a preparação do corpo e a presença cénica a partir do paradoxo: corpo quotidiano – corpo perfomático; e num segundo momento pretende-se criar pequenas cenas que visam colocar em prática, ou seja passar para ato performativo, aquilo que são as preocupações do grupo em relação a questões sociais, políticas e cívicas. Será privilegiado o processo de integração de vários elementos das artes performativas como motor para a composição cénica, nomeadamente a música, as artes plásticas, a fotografia, a dança e o teatro.

Formadora: Susana Cecílio
Dias: de 5 a 9 de Março
Horário: 19h30 às 22h00
Lugar: Sala dos Passinhos Gigantes (R. Portas de Santo Antão, 110)
Valor: 60 euros. (50 euros para inscrições até dia 29 de Fevereiro)
Destinado a: pessoas que se interessam pela vida e pela arte e que acreditam que o corpo é um centro de experiências e aprendizagem.

Susana Cecílio nasceu em 1979 em Lisboa e, graças à matemática, desde 1998 dedica-se ao teatro. Licenciou-se em Motricidade Humana onde desenvolveu estudos sobre o trabalho do actor e a psicomotricidade. Finalizou o mestrado em Estudos do Teatro em 2010, no qual desenvolveu uma pesquisa sobre a “Dramaturgia do Corpo”. Fundou e dirigiu o Espaço Evoé, escola de teatro, dança e música de Lisboa durante 9 anos. Na criação enquanto encenadora explora universos literários, interessa-se pelo teatro documental e pela criação a partir de objectos não dramáticos. É contadora de histórias para bebés. O seu último trabalho de criação “Ilusa Ilusión” é um espetáculo de clown da Compañia Mundo Sutil.

Susana Cecílio
susanacecilio@gmail.com | t: 964462602 - 9177221808