quarta-feira, 28 de março de 2012

Oficina Fotografia Pinhole - Lisboa

Esta oficina propõe dar bases aos participantes para fabrico e uso da camera estenopeica, assim como na iniciação á revelação a preto e branco.
Esta técnica é usada por vários artistas e fotógrafos contemporâneos de todo mundo. Estabelece uma forte ligação entre o praticante, e o processo envolvido no ato de fotografar com estes artefatos. A fotografia estenopeica, conhecida como fotografia pinhole, é a terminologia adotada para definir as imagens obtidas com cameras de orifício – as objetivas das cameras tradicionais são substituídas por um pequeno furo.
Qualquer objeto poderá servir de corpo à camera, uma caixa de sapatos, uma mala, uma lata ou mesmo objetos de grandes dimensões, a criatividade do processo é uma quimera.
Partindo da premissa que o resgate do uso desta técnica, pelos participantes, se dá no sentido de questionar os padrões, rompendo com a homologia do processo da fotografia tradicional, entendida como o registo e reprodução “fiel” da realidade.
Percebe-se que essa postura revela mais claramente a subjetividade e a presença do usuário – artista/fotografo – como construtor da totalidade do processo e da representação.
A busca de uma elevada definição e nitidez não constituem elementos apreciativos da fotografia estenopeica, porém a sua sedutora envolvência e sensualidade provocadas pela fácil leitura de trajetos visuais rítmicos, desde os primeiros planos, até aos mais afastados, e com uma profundidade de campo total, resulta em belas imagens com uma força enorme.
Para os mais novatos no mundo da fotografia é uma inesquecível experiência e uma forte base para o entendimento de todos os processos fotográficos.