segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Cargotopia apresenta o Festival Internacional do Cais - Gaia

Plataforma CARGOTOPIA apresenta o Festival Internacional do Cais

O Festival Internacional do Cais acontece nos próximos dias 17, 18 e 19Outubro, no Cais de Gaia, em vários espaços da zona ribeirinha, onde irá serapresentado um programa de actividades culturais e lúdicas, nomeadamente,acções de rua, oficinas, performances, teatro de rua, mostras de vídeo e umfórum.

³Cargotopia² é uma plataforma para criar respostas alternativas a temaspolíticos, sociais, culturais e ecológicos, na terra e no mar. Com esteprojecto pretende-se explorar novos aspectos e possibilidades de um veleiro,assim como facilitar a troca entre povos, numa escala mais alargada.

A dinamização socio-cultural é o principal objectivo desta plataformainternacional multicultural, no âmbito da prática artística, promovendo ointercâmbio cultural entre a população local e artistas nacionais einternacionais.

Durante o fim de semana, o festival contará com a presença de representantesde oito países, designadamente de Portugal, Espanha, França, Itália,Alemanha, Áustria, Brasil e Argentina, mais de 20 instituições, associações,cooperativas, novas empresas e escolas, num encontro para a discussão dealternativas ecológicas, justas e de desenvolvimento sustentável. Anuvemvoadora.com é uma destas associações parceiras, prestando apoiocriativo e logístico.

O evento decorrerá em diferentes espaços não convencionais, nomeadamente, aTuna Musical de Santa Marinha, Centro Cultural Zé da Micha, Contagiarte eAvenida do Cais.

A destacar a presença da coreografa japonesa de butô Yumiko Yoshioka, os Mú,a Regata da Amizade entre o Sport Clube e o Clube Náutico do Fluvial, osegundo Encontro Nacional de Vendedores de Castanhas, o Fórum sobreEcologia­Navegação e arte e a performance ³A torre de lá², que conta com aparticipação de todos os artistas nacionais e internacionais, associações einstituições locais.

Para mais informações, consultar http://cargo-topia.blogspot.com
cargotopia@hotmail.com