sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Workshop com Ludger Lamers

Dança Contemporânea
Atenção Pluridimensional
(Tomada de decisão de acordo com a kinesphere, espaço físico e outros corpos e mentes activos)

Datas 20 a 22 de Novembro 2008
Horário 10h - 14h15
Local

Dias 20 e 21: Ginasiano Escola de Dança - Espaço Sacramento - Rua de Guilherme Braga, 60, Vila Nova de Gaia
Dia 22: ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo - Rua da Alegria, 503, Porto

Público-alvo Aberto a todos os interessados em trabalho e interacção física.
Idioma Inglês
Inscrição 55 euros
Amigos e associados NEC, Professores e Alunos do Ginasiano 38,50 euros (desconto de 30%)

Nota:: Inscrições até ao dia 17 de Novembro.
Desistências a partir do dia 18 de Novembro implicam a devolução de apenas 50% do valor pago.
Desistências no dia do workshop não implicam qualquer tipo de devolução.

Amigo NEC :: O amigo NEC ususfrui de um desconto de 30% em todos os workshops organizados pelo NEC, durante o período de um ano a partir da data de inscrição. Para ser amigo NEC deverá enviar-nos os seguintes dados: nome, data de nascimento, morada completa, e-mail, telefone, n.º de contribuinte e área de formação/ profissão, juntamente com o valor de inscrição como Amigo - 35 euros.
Contacto para mais informações: 22 5188522 / 96 1424669 / 91 4321428.

Ludger Lamers
Natural da Alemanha, foi durante anos músico (percussionista) de Jazz e improvisação. É licenciado em Desporto pela Universidade de Ruhr em Bochum.
Durante este período e pela influência da professora Martina Peter Bolaender, Robert Small e Luís Carlos Afonso o seu interesse pela Dança foi solidificando, a par com o treino de “Limon”, o trabalho criativo com improvisação, partnering, contact, Tai Chi e Capoeira. Outros professores e coreógrafos que desenvolveram a sua experiência foram: Martina Peter- Bolaender, Ismael Ivo, Roberto Galvan, Arila Siegert, Jon Beek, Dieter Heitkamp, Lisa Nelson.
Como coreógrafo e bailarino criou as seguintes obras: “Ursache”, “Zyklen” e “Epirrhema”, com o grupo “ Tassarakt”.
Em 1991 criou o grupo “Tanzendent”, onde cria: “Schminkspuren”, “Orange” e “Verrückungen”.
A solo criou “Einmal Eden und zurück” e “Me in you”.
Em 1992 integrou como bailarino o “Tanztheater Thomas Guggi” em Berlim.
De 1993 a 1997 integrou o elenco da Olga Roriz Companhia de Dança.
Como bailarino colaborou nas obras: “Cenas de caça”, “Introdução ao princípio das coisas”, “Finis Terra”, “Propriedade privada”, “Start and Stop again”, “Persephone” e “Cold Hands”. Como Sound editor colaborou em: “Introdução ao princípio das coisas” e “Propriedade privada”.
De 1994 a 2008 trabalhou com Toula Limnaios, Erin Mcgonigle, Maria João Garcia, Paula Massano, Francisco Camacho, Isabelle Schad, Adriana Sá, Lia Rodrigues, Carlos Zíngaro, Olga Roriz, Olga Mesa, Monica Gomis, Philippe Asselin, Ludger Orlok, Fausto Matias, Lia Rodrigues, Mia Lawrence, Claudio Hochman, Jorge Gonçalves, Lara Pereira, Anka Baier e Amélia Bentes.
Produções próprias em Alemanha e Portugal: em 1994, “Ins with-outs”; em 1995, “Iscos”, em 1996, “Azia” e “Adiaphora”; em 1997, “Stand- by”; em 1998, “Amorph“; em 1999, “X-Ray”; em 2000,
Ecce-Ens; em 2001, “Drafts”; em 2002, “Interchange”; em 2003, “SUB”; em 2004, “Parasita Acumulador”; em 2005, “questioning questions?” e em 2007, “Mamihlapinatapai”.
Trabalha também como professor para Improvisação, Contemporary Technique e Partnering para bailarinos em Salzburgo, na “Salzburg Experimental Academy of Dance”, em Lisboa na “Escola Superior de Dança” e para actores e bailarinos em Brussellas, Amsterdam, The Hague, Shanghai, Beijing, Kalisz, Bytom, Coimbra, Lisboa, Viseu, Évora, Braga, Porto, Famalicão, Paris, Munich, Valenciennes, Vienna, Nova York e Berlim.

Atenção Pluridimensional
(Tomada de decisão de acordo com a kinesphere, espaço físico e outros corpos e mentes activos)
O meu trabalho inclui geralmente um programa para libertar o sistema muscular. Para me focar no nosso esqueleto uso exercícios à volta da técnica de Alexander para abrir e alargar a estrutura do osso durante todo um alinhamento específico. Posteriormente, trabalho sobre a ideia de que um corpo em movimento deve focar-se nos momentos que antecedem o movimento e nos momentos após o novo equilíbrio. Para mim, isso significa que aquele corpo quase em queda se encontra num fluxo que liga A com B, onde a dança começa a existir dentro do movimento.
Aqui encontramos o nosso corpo relacionado com a nossa memória e com um objectivo. De onde eu me movo e o que focalizo enquanto o meu corpo viaja no espaço? Independentemente desta pergunta, nós estamos sempre em relação com a nossa arquitectura física, o espaço físico que envolve o nosso corpo e outros corpos e objectos que possam coexistir nesse mesmo espaço. Estas relações têm que ser combinadas para se poder estar consciente de e para tomar decisões imediatas, na medida em que quando um ou mais daqueles elementos estão em movimento, toda a relação está em constante mudança.
Aqueles exercícios e experiências apelam basicamente para a coragem de deixar cair a precisão técnica, em favor de uma conexão forte para o eu, o espaço e os outros, atendendo ao espaço e tempo internos e externos. A este nível, esta metodologia integra e aceita tanto a individualidade de cada corpo, como a fantasia de cada estudante com todas as suas diferenças de experiência e da idade.
A possibilidade de ser criativo ao nível da composição instantânea abre possibilidade de integração de habilidades, independentemente das normas do treino técnico. Dá também a possibilidade de usar a fantasia e as próprias sensações para atingir forma e abstracção, abrindo-se uma porta para uma dimensão mais ampla ao nível da composição instantânea. Neste sentido, este trabalho está mais orientado para o desenvolvimento de nível individual, do que para as normas de uma linguagem técnica do corpo.
Para qualquer performer é muito importante confiar, reflectir e praticar uma vez mais os fundamentos destes elementos. Para cada um é, assim, tão importante a construção de bases físicas de comunicação como a criação de um ponto de começo para desenvolver habilidades pessoais e texturas de movimento. Finalmente, o melhoramento da atenção/consciência e da compreensão do desafio, para explorar o equilíbrio entre as exigências das normas e desenvolvimento das habilidades pessoais, são os fundamentos do meu trabalho.


Organização NEC
Estrutura financiada por Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes
Apoio Ginasiano Escola de Dança
+ Info
Núcleo de Experimentação Coreográfica
Rua Miguel Bombarda, n.º 124, r/ch sala A, 4050-377 Porto
Tel. 22 518 85 22 Telm. 96 142 46 68 / 91 432 14 28 Fax. 22 510 85 31
nec@nec.co.pt
www.nec.co.pt
www.necinfo.blogspot.com