sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Laboratório de Criação com Victor Hugo Pontes

Ciclo de Workshops "Novas tendências nas Artes Performativas"
Forum Dança

"MANUAL DE INSTRUÇÕES"

Datas 1 e 2 de Novembro 2008
Horário 14h - 19h
Local Forum Dança - Lisboa
Público-alvo Interessados, com ou sem experiência performática (maiores de 16 anos).
Preço 30,00 euros

Inscrições forumdanca@forumdanca.pt


Laboratório de Criação

Este «laboratório» está integrado no processo de criação de Manual de Instruções, cuja estreia será em Janeiro de 2009. Pretende constituir um espaço de pesquisa do criador em conjunto com os participantes, de maneira a compreender e problematizar a forma como os intervenientes reagem às seguintes questões: Como é que o indivíduo se relaciona com o espaço que habita? Até que ponto e em que circunstâncias é que o corpo pode transformar-se em natureza morta? O que acontece quando se vive em isolamento? Será que a solidão se transveste do ser solitário? O que se faz quando se ocupa um espaço privado, sabendo-se que (não) se está a ser observado?
O «laboratório» pretende ser, portanto, um momento de experimentação do Manual de Instruções, ainda que numa versão provisória e, por isso, mutável. Será composto fundamentalmente por um exercício (extensível) de execução de instruções, com vista à criação de uma partitura coreográfica. Escusado é dizer que o percurso seguido conta mais do que o resultado alcançado.

Este workshop destina-se a pessoas com ou sem experiência performática.


Victor Hugo Pontes

É licenciado em Artes Plásticas - Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2001 frequentou a Norwich School of Art & Design, U.K.
Concluiu o Curso Profissional de Teatro do Balleteatro Escola Profissional (1996-1999), bem como o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica, do Fórum Dança (2003), o Curso de Encenação de Teatro na Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido pelos "Third Angel" (2004), Projet Thierry Salmon, la nouvelle Ecole de Maîtres, dirigido por Pippo Delbono (2006).
Das suas criações destaca,"Puzzle", "Voz Off", "Voyeur", "Fotomontagem" e "Ensaio" que já apresentou em França, Alemanha, Itália e Espanha.
Em Março de 2007, venceu o 1º Prémio com o trabalho "Ícones" no 2nd International Choreography Competition Ludwigshafen 07 - No ballet, Alemanha.
Trabalha regularmente com assistente de encenação de Nuno Cardoso, é docente do Curso de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e cenógrafo da banda Clã.


+ Info
Forum Dança
21 342 8985 / 91 96 36 350 / 92 757 9161
forumdanca@forumdanca.pt
www.blogmanualdeinstrucoes.blogspot.com

www.myspace.com/victorhugopontes

www.nec.co.pt