quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Cursos Intensivos de Dança Oriental - Lisboa

"Estrela do Oriente - Corpo Terra”
com ELSA SHAM’S

Sábado, 12 Dezembro – Nível Iniciado
15h-19h

Domingo, 13 Dezembro – Nível Intermédio
15h-19h

Curso nível iniciado
Dança Oriental / Origem / Centro / Fertilidade / elemento Terra / Partilha

Curso nível Intermédio
Dança Oriental / Dança Marroquina / Folk / Origem / Partilha / União

Nesta época festiva de luz e partilha, da celebração dos afectos, em que se fomenta o bem, não permitindo que as trevas se instalem, proponho um regresso á origem e o encontro com a luz.

Reencontrando a origem, a terra de nascimento, a fertilidade, mergulho no deserto tão árido e vazio como criativo, tal como uma folha de papel branca que encerra em si todo o potencial daquilo que lá queremos escrever, calcular, ou mesmo pintar. Deserto este que se tornou terra fértil de bem e de esperança, em época natalícia, coroado pelos presentes transportados desde o oriente pelos reis magos: realeza, fé e imortalidade!

Assim também em nós buscando realeza, fé e imortalidade, na inspiração do deserto, o umbigo do mundo, no nosso próprio eixo, o nosso interior em corpo físico e de afectos.

Encontrando a luz, do conhecimento e da esperança, o fogo que nos move e entusiasma e desafia nossos limites, vamos celebrar essa boa nova, partilhando a dança e desafiando nossos limites até atingir outro nível de conhecimento.

Elsa Shams estuda danças tradicionais desde 1998, tendo-se formado recebendo aulas de vários mestres, europeus com muita técnica, e árabes com muito sentir, emoção e expressão.

A sua formação passou também por estadias nos países de origem das danças, conhecendo bem a cultura árabe.

De modo a solidificar aos seus conhecimentos como professora, frequentou recentemente o curso “dança na comunidade”, do Fórum Dança, direccionado para o ensino e criatividade (Janeiro 2008)

Foi convidada a leccionar pelo entusiasmo e dedicação envolvido no seu estudo e na sua pratica de dança.

Como professora pretende passar conhecimentos, despertar, dar outra perspectiva da realidade e também orientar na descoberta da expressão artística intrínseca e própria de cada indivíduo, num ambiente leve descontraído e ao mesmo tempo objectivo e metódico.

Em actuação transmite a energia e força da mulher; mergulhando na cultura e na tradição, e devolvendo, de uma forma renovada, actual e contemporânea, essa mesma tradição e conhecimento ancestral.

Elsa Shams, Mourisca, fisionomia Berbere, uma autentica portuguesa, portanto. Com ascendência ibérica anterior á cristianização do século 11, e estatura oriental, tal como a retratada pelos pintores nas inúmeras telas do século 18.

Nasce a 24 de Setembro, amparada pela água, emotividade e intensidade, e pela terra, essência e autenticidade, na imensidão do oxigénio do planeta, ar que a todos une. Foi na cidade de Lisboa, com muitas costelas campestres, com a calma da planura e o aroma da esteva, do xisto e do eucalipto (esse modernaço) entre o sonho das ruas estreitinhas de Alfama, e a poesia tanto das palavras como do horizonte.

Sangue raro hoje em dia, O+, mas dominante na época dos caçadores/colectores, sendo portanto portadora de muitos conhecimentos ancestrais, instintivos, e até efémeros, de uma época em que não se escrevia… fazia-se!... Não se registava… actuava-se! “dançando tudo se vê muito melhor”

1001Danças no Ateneu Comercial de Lisboa
Rua Portas de Sto Antão, N 110
(ao lado do Coliseu, metro: Restauradores)
Info: 966509624 - 918762225
planetadanca@gmail.com
http://www.1001dancas.com