terça-feira, 26 de outubro de 2010

Seminário: Como promover a mobilidade e a internacionalização dos agentes culturais? - Lisboa

O GPEARI organiza um seminário sobre mobilidade e internacionalização dos agentes culturais no dia 23 de Novembro, no CCB, em Lisboa. O debate conta, entre outros, com a presença da Ministra da Cultura, António Pinto Ribeiro e representantes de várias organizações internacionais que promovem a mobilidade

Quando: 23 de Novembro
Onde: CCB, Lisboa (Sala Luís de Freitas Branco)
Horário: 10h-13h e 14.30-17.30h

Dados recentes, como o estudo do Observatório das Actividades Culturais sobre a mobilidade do sector das artes performativas, indicam que as instituições e os artistas portugueses estão aquém do grau de internacionalização que seria desejável.

Quais são os principais obstáculos à mobilidade dos agentes culturais? Qual é a relevância da mobilidade para o sector cultural? De que forma é que se pode promover a internacionalização dos artistas e trabalhadores da cultura?

Para debater estas questões, o Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Cultura (GPEARI) organiza um seminário no dia 23 de Novembro que, além de promover a reflexão e a procura de soluções, pretende dar a conhecer ao público português algumas das redes, organizações e ferramentas disponíveis para promover a mobilidade dos artistas e profissionais da cultura.

O debate será aberto pela Ministra da Cultura e conta com a participação de peritos, académicos, artistas e representantes de organizações internacionais como a Trans Artists, o Office National de Diffusion Artistique (ONDA), o Nordic-Baltic Mobility Programme e a organização On The Move.

Destaca-se ainda a participação de António Pinto Ribeiro, perito nacional no grupo de trabalho que elaborou um relatório para a Comissão Europeia sobre a Mobilidade dos Artistas e dos Profissionais da Cultura. Pinto Ribeiro irá apresentar as principais recomendações deste documento, fruto de dois anos de reflexão e estudo.

Entre os oradores já confirmados, o seminário conta também com a presença de Richard Poláček, autor do estudo Study on Impediments to Mobility in the EU Live Performance Sector, do músico Kalaf, fundador do grupo Buraka Som Sistema, da coreógrafa Vera Mantero e de João Brites, Director do Teatro O Bando.

Mais informações sobre o Seminário podem ser obtidas em http://www.gpeari.pt

Inscrição gratuita até 17 de Novembro, sujeita à lotação da sala, através do e-mail: jose.montargil@gpeari.pt (envio de nome, organismo e contacto)