quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Audições para Coreógrafos e Bailarinos - Porto

PORTO SOLO PERFORMANCE PROJECT
da autoria da coreógrafa Deborah Hay
21 E 22 DEZ 2010 - Auditório de Serralves

A Fundação de Serralves abriu inscrições para Audições, a decorrerem dias 21 e 22 de Dezembro, no Auditório de Serralves, destinadas a coreógrafos e bailarinos que desejem realizar o Porto Solo Performance Project, da autoria da coreógrafa norte-americana Deborah Hay.

Este projecto integra-se no programa “Improvisações/Colaborações”, apresentado pela Fundação de Serralves entre Abril, Maio e Junho de 2011, que reunirá um conjunto de propostas de contextualização histórica do papel da improvisação e da colaboração entre artistas ao longo do último século, através de numerosas criações e produções especificamente projectadas para este contexto.
As artes do espaço (as artes visuais propriamente ditas) serão cruzadas com as artes do tempo (todas as artes performativas mais aquelas que envolvem a imagem em movimento), em formatos mistos, que possibilitarão influências recíprocas e a optimização dos contributos de cada uma das áreas envolvidas.

Porto Solo Performance Project
A coreógrafa irá dirigir e acompanhar criticamente a transmissão deste solo aos artistas seleccionados na Audição, durante um período de 11 dias e através da orientação de um Workshop, a decorrer de 2 a 11 de Março 2011. Todos os artistas seleccionados irão trabalhar sobre o mesmo solo.
No encerramento do Workshop, cada coreógrafo assinará um contrato para a prática diária da nova peça, por um mínimo de 3 meses e anterior à sua primeira apresentação ao público.
Hay raramente demonstra soluções relativas à coreografia. A coreógrafa transmite os seus conceitos através de directrizes que cada artista individualmente traduz em movimento. Como parte do processo, cada artista é obrigado a trabalhar o seu material através de meditação - como exercícios que são aplicados em todas as coreografias.
Na segunda parte do Porto Solo Performance Project cada artista é particularmente acompanhado na criação da sua peça, com todos os outros artistas presentes. No final, o solo é adaptado por cada performer durante um período, devendo ensaiá-lo ao longo dos meses que se seguem à transmissão do solo.
As novas peças serão apresentadas ao público, integradas no programa “Improvisações/Colaborações”, em Julho de 2011.

Fases do Projecto
Audições: 21 e 22 de Dezembro, Auditório de Serralves
Workshop: 2 a 11 de Março, em horário e local a designar
Apresentação: Julho de 2011

Preferências Estéticas e Orientação Artística dos Bailarinos/Coreógrafos
Orientações da autoria de Deborah Hay
A lista que apresento ajuda a determinar se o Porto Solo Performance Project se aplica ao seu caso enquanto praticante de movimento e/ou arte performativa, incluindo representação. Aqueles que não estiverem familiarizados com o meu trabalho devem analisar cada item e determinar se estes atributos lhe são familiares e se os quer exercitar conscienciosamente.

-A sua capacidade de rir das suas intenções sérias a qualquer momento é um instrumento que gosta de utilizar.
-Explorou a "auto-expressão" e achou-a limitadora como meio para criar continuidade interpretativa.
-Interessa-lhe explorar o movimento em toda a sua variedade – através de uma ausência de discriminação cultivada ou inata.
-Não o/a satisfaz a prática parcial.
-Deseja que o seu processo seja permanentemente desafiado.
-O seu respeito pela inteligência de todo o seu corpo é ilimitado.
-Na interpretação, o facto de não se sentir restringido à formação profissional em dança ou técnicas de representação é uma fonte de permanente descoberta e deleite.
-Não tem medo de parecer idiota na sua capacidade de violar a forma a fim de identificar onde ela existe e porquê.
-É parte integrante da sua experiência de interpretação um respeito incondicional pela presença do seu público.
-Está a tornar-se ou já é capaz de monitorizar a sua própria interpretação. (O que isto significa é que terá desenvolvido a capacidade de assistir à sua interpretação com mais que uma perspectiva simultaneamente, não na qualidade de juiz, mas na qualidade de orientador na atenção proporcionada à sua interpretação).

Para além dos critérios já existentes, proponho:
1) que se encontre a trabalhar conscientemente com o tempo e o espaço enquanto materiais tangíveis ao serviço da sua dança e/ou coreografia;
2) que recorrera a áreas exteriores ao seu corpo físico para apoiar e reforçar a sua dança;
3) que possua experiência em dança e interpretação suficiente para confiar profundamente no que o feedback do seu corpo lhe pode ensinar,
4) que o modo como vê enquanto dança seja para si uma área de interpretação substancial.

Nota
Todos os artistas têm de estar presentes com pontualidade de 2 de Março a 5 de Março e novamente de 7 de Março a 11 de Março de 2011. Caso contrário, os artistas podem ser convidados a sair e a abandonar o projecto. Os bailarinos/coreógrafos interessados só devem participar nas audições se se comprometerem a cumprir esta condição.

Para mais informações sobre o projecto, consulte: http://www.deborahay.com/spcp.html

Ficha de Inscrição