sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Oficina de experimentação artística - Lisboa

No âmbito do espectáculo "planalto", haverá uma oficina de experimentação artística denominada "planalto - diálogo de dança".
A oficina decorre Sábado, dia 12 de Fevereiro, das 15h às 18h, no auditório Carlos Paredes em Benfica e as inscrições devem ser feitas através d'a menina dos meus olhos.

Planalto – diálogo de Dança é uma oficina de experimentação artística em que se convidam os espectadores de todas as idades, a descobrir, vivenciar e interpretar os processos, métodos e pressupostos da criação artística a que assistiram ou que irão assistir.
Da perspectiva do observador de um objecto artístico, nasce um ser criador e comunicador de uma nova realidade artística. O corpo que viu ou vai ver, ouviu ou vai ouvir, sentiu ou vai sentir, pensa e absorve a Dança, passa a habitar o espaço e a pele de intérprete de um novo espectáculo.
O corpo/espectador transforma-se num corpo/performer, modificando os estímulos, as ideias e as informações que estruturam o espectáculo “Planalto”. O corpo/performer reorganiza, recria, experimenta, selecciona e mostra a sua Dança.
A oficina Planalto – diálogo de Dança é um novo encontro, um espaço de possibilidades de partilha e pertença, um tempo para agir sobre o que é revelado.
Nesta oficina aproximamo-nos como criadores/pessoas das Artes Performativas do público que nos acolheu, numa busca de um diálogo interactivo e abrindo lugar a uma comunicação participativa, crítica e criativa através da Dança.

DETALHES:
Data: Sábado, 12 de Fevereiro
Local: Auditório Carlos Paredes - Benfica
Horário: 15h às 18h
Formadores: Manuela Pedroso e Marina Nabais
Preço: 3€ (ou 6€ com direito a entrada no espectáculo)
Informações/inscrições: 21 099 41 67 | 92 212 44 53 | producao.ameninadosmeusolhos@gmail.com

Manuela Pedroso nasceu em Lisboa, em 1964.
É licenciada em Teatro/Formação de Actores e Encenadores pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa.
Professores do curso: Profª. Dr.ª. Eugénia Vasques, Prof. Dr. Armando Nascimento Rosa, Profª. Dr.ª Maria João Serrão, Prof. João Brites, Prof. Carlos Pessoa, Prof. Rogério de Carvalho, Prof. José Peixoto, Prof.ª Glicínia Quartim, entre outros
Frequentou o Curso de Monitores de Dança para a Comunidade organizado pelo Fórum Dança, em 1992/93.
Professores do curso: Madalena Vitorino, Cristina Santos, Margarida Bettencourt, Anne Papoulis, Paula Massano, Vera Mantero, Joana Providência, João Fiadeiro, Francisco Camacho, António Pinto Ribeiro, Gil Mendo, João Carneiro, Miguel Abreu, Meg Stuart, entre outros.
Participou em diversos seminários, cursos e workshops de Teatro e Dança promovidos pela Fundação Calouste Gulbenkian, Fórum Dança, C.E.M., entre outras entidades culturais.
Desde 1986 trabalha como actriz profissional em diversas companhias teatrais (Teatro Espaço, Teatro da Malaposta, Teatro do Século, Teatro Meridional, Casa Conveniente, entre outros), sendo dirigida pelos seguintes encenadores: Águeda Sena, José Martins, Figueira Cid, Rui Mendes, Mário Feliciano, Inês Câmara Pestana, Miguel Seabra, Layla Ripol, Mónica Calle.
Participou como intérprete na área da Dança em projectos coreográficos de Margarida Pinto Coelho, Paulo Henrique e Madalena Vitorino.
Trabalha desde 1991 como formadora na área do Teatro e da Dança Criativa com diversas entidades oficiais promotoras do ensino artístico em Portugal: Escolas Primárias e Secundárias, Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Cascais, C.E.N.T.A., Casa de Serralves, Fórum Dança, Centro Cultural de Belém – C.P.A., A.P.C.C., Teatro Aveirense, D.G.L.B., entre outras.
Desde 2004 trabalha com a Livraria “Ler para querer” como leitora de histórias infanto-juvenis.

Marina Nabais nasceu em Luanda em 1974.
Fez o Bacharelato na Escola Superior de Dança, no ramo de espectáculo, no qual começou a desenvolver o seu trabalho como coreógrafa e intérprete. Entre 1995 e 97, frequentou a School For New Dance Development (Amsterdão), onde fez a sua pós-graduação, tendo sido bolseira do Centro Nacional de Cultura em 96. Em 2006, frequentou o Curso de Dança na Comunidade do Fórum Dança.
Participou em vários workshops com Paulo Ribeiro, Clara Andermatt, Vera Mantero, Laurie Booth, Nancy Stark-Smith, Javier de Frutos, Peter Michael-Dietz, Nigel Charnock, David Zambrano, Cristine Chou, Yumiko Yoshioka, John Mowat, Emmanuelle Huynh, entre outros.
Como intérprete tem trabalhado nas áreas de dança, teatro e vídeo: Francisco Pedro, Grupo de Dança de Almada, António Tavares, Nigel Charnock, Peter Michael-Dietz, Sofia Neuparth, Paula Varanda, Ana Borges, Eléonore Didier, Teatro "O Bando", Luís Castro, Lúcia Sigalho, Rogério Nuno Costa, Gonçalo C. Luz, Jeanne Waltz e Nuno Tudela. Em 2008/09 participa no projecto "Respira" de Aldara Bizarro.
Desenvolve paralelamente um trabalho pedagógico, de formação para profissionais e não-profissionais, abrangendo diferentes faixas etárias e públicos diversificados.
Em 2003 nasce “a menina dos meus olhos Associação cultural”, da qual é directora artística.
No seu percurso artístico, a dança tem sido o motor e elo de ligação do seu trabalho, quer como intérprete, coreógrafa, formadora, directora artística e produtora.
Recentemente estreou, como intérprete, o espectáculo de Dança e Vídeo “Planalto”, de Manuela Pedroso.

a menina dos meus olhos, associação cultural
21 099 41 67 | 92 212 44 53
Produção: Rita Borges | Diogo Andrade
Site: http://www.ameninadosmeusolhos.com