Oficinas de artes | dos 6 aos 14 anos
Até 31 de julho
Arquivos Urbanos e Arquivos Imaginários
ARQUIVOS URBANOS | Matilde Seabra
A cidade contemporânea é composta de um acumular de vivências. Quando analisada através de esquemas gráficos, vemos apenas milhares de linhas cruzadas entre si, que se atropelam conforme as trajetórias e velocidades empreendidas por cada um de nós. No entanto, não é apenas de traçado e marcações que falamos quando falamos em cidades, mas também de um aglomerar de experiências e vivências que todos reconhecemos do nosso quotidiano. Os participantes vão conhecer e explorar num percurso a pé o quarteirão urbano envolvente ao CAAA, onde está patente a exposição K Space - Performance Architecture. Esquinas, empenas, portas ou lugares aparentemente banais no nosso quotidiano serão o ponto de partida para a criação de um novo arquivo coletivo de paisagens reais e ficcionadas.
ARQUIVOS IMAGINÁRIOS | Isabel Cabral
Onde está guardada a nossa imaginação? Para onde vão os sonhos que sonhamos? Os nossos sentimentos cabem dentro de um livro? A partir da visita à exposição Emergências2012 – Novos Media será explorado o conceito de coleção de fragmentos imateriais. Vamos criar arquivos imaginários onde podemos agrupar, etiquetar, conjugar, expor, colecionar... a nossa imaginação. Será criado um suporte individual inusitado para o arquivo imaginário de cada participante, a partir de uma máquina de vácuo.
Arquivos Urbanos: Local CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura / Arquivos Imaginários: Local Fábrica ASA Público-alvo Dos 6 aos 14 anos (divisão por grupo etário) Horário Por marcação. Atividade sujeita a marcação prévia com uma semana de antecedência através do email servico.educativo@guimaraes2012.pt Duração 2 horas Preço Público geral 2 eur / pessoa; Grupos escolares 10 eur / grupo Lotação 1 turma / 25 pessoas
Arquivos Urbanos e Arquivos Imaginários integram a atividade ARQUIVOS, oficinas de artes que decorrem durante todo o ano, acompanhando o programa de Guimarães 2012. Este ciclo de oficinas culminará numa exposição coletiva a apresentar em 2013.