quinta-feira, 19 de julho de 2012

Woekshop: Semba Hoje - Lisboa

**  danças no b.leza  **
SEMBA hoje...
Virtuosismo e Improvisação
workshop e conversa
22 de Julho
21h30

Convidados
BERNADETH e DILSON (Angola)
Vencedores de AfricAdançar 2009

A evolução do Semba, ao longo dos quase 60 anos da sua existência, foi contínua, consequente e mesmo impressionante. De uma dança com os passos simples e limitados (o que não quer dizer – pouco expressivos), transformou-se numa das danças mais sofisticadas e ricas em figuras, posturas e movimentos, de todas as danças angolanas.

A arte de execução do Semba actual, requer, para além da aptidão de acompanhar o ritmo rápido e vivo que caracteriza a maioria das músicas, uma grande capacidade de improvisação, criação, imaginação e sensualidade. Os dançarinos do Semba são como os músicos-virtuosos – impressionam com a facilidade com que transformam os elementos básicos, (no caso da dança: os passos e as figuras), num espectáculo brilhante e deslumbrante, numa verdadeira festa para os olhos dos espectadores.

Os próximos convidados de **danças no b.leza** são verdadeiros virtuosos do Semba. Jovens, mas com a grande experiência como bailarinos, conseguem sempre emocionar o púlico que assiste às suas apresentações. A Bernadeth e o Dilson vivem em Angola, conhecem as útlimas tendências tanto na área da música, como da dança. E, para além dos conhecimentos, possuem uma grande capacidade de transmiti-los.

Aproveitando a passagem do par por Portugal, convidei-os para prepararem a segunda parte do ciclo dedicado ao Semba. Após a viagem pelos primeiros Sembas e a aprendizagem dos passos que acompanharam a música nos anos 60, vamos conhecer o Semba actual, assim como é dançado hoje em dia na capital angolana.

Após o workshop e a conversa, a festa continuará com os sons dos melhores sembas escolhidos por Calú Moreira.

 ** danças no b.leza **
Uma noite em que a dança se entrelaça com a palavra, os passos com as histórias, as figuras com as estorias.
A dança é a rainha e tudo gira a volta dela. A palavra é importante mas aqui só ligada à dança.
Cada dança tem passos, tem ritmo, tem estilo mas também tem uma historia e várias estorias.
Aqui, no B.leza a beira tejo, vamos explorar tanto os passos como as historias, vamos aprender a dançar e conhecer as culturas que deram origem a cada dança.
Podes participar em todas as edições ou escolher só algumas, mas de certeza que a escolha vai ser difícil.
Vai ser uma longa viagem porque para conhecer algo profundamente, temos de o sentir, e para sentir algo verdadeiramente temos que nos familiarizar com o que nos é desconhecido.
Vem redescobrir ou descobrir as danças.

2º e 4º domingo de cada mês
a partir das 21h30
workshop de dança – debate - prática assistida- espaço para dançar

b.leza
r. cintura do porto de lisboa,
armazém b (cais do sodré)
+ info: 963612816 ou info@dancas.pt