terça-feira, 17 de julho de 2012

Workshop de Criação e Partilha

LAB C- 12ª EDIÇÃO
workshop DE CRIAÇÃO E PARTILHA
integrado no inni festival
http://eclipse-arte.blogspot.pt/2012/06/i-nni-festival-edicao-porto-press.html

ONDE: ESPAÇO COMPASSO
QUANDO: 18 A 21 DE JULHO
TODOS DIAS A PARTIR DAS 14H ATÉ 23 H
maiores de 16 anos -amantes das artes e do autoconhecimento
Com António M. Rodrigues, Inês Henriques e Eclipse Companhia de Arte.
De 18 a 21 de Julho

14h-17 h

O LAB C é um laboratório de criação e partilha entre criadores, artistas e amantes das Artes. É inter-dinâmico entre as diversas formações que se conjugam e complementam pois os formadores também participam na formação. É composto de diversas matérias e disciplinas artísticas que confluem para um exercício de criação em tempo real que se pretende partilhado com o público. No final abrimos a possibilidade de uma comunicação direta entre formadores, formandos, participantes quer na função de atuante quer na de público. Ao nível do conteúdo criativo estimularemos a busca do texto De Kalhil Gibran, o Profeta, numa adaptação própria intitulada "Povo de Profetas".

Workshops integrados no LAB C
Canto, Ritual, Composição e Criação
com António M. Rodrigues
dias 18 a 21-14h-17h(excepto dia 19, que começa pelas 15,30h)

A partir da voz que nasce do corpo enraizado mas que se eleva ao céu, cantamos canções da alma “mundi”, presente em cada pontífice do sentir, do intuir, do pensar e do agir sensorial. Abrimos rodas de seres que agirão com a naturalidade da sintonia presente na arte ritual, conjunta , no entanto, livre. Buscamos o lugar do ser visto, um teatro que tem sempre a palavra como motivo de busca de sentido e trilhos da criatividade. Aplicamos também nas bases (acções) que iremos utilizar na criação em tempo real, a utilização de adereços, figurinos e instrumentos musicais. Criaremos em torno das palavras que derivam de Khalil Gibran em O Profeta, num porvir próprio de múltiplas vozes actuantes e nossas presentes num "Povo de Profetas". Potenciando uma experiência que deriva de dez dias de criação que já trazemos de dois anteriores encontros, juntamos pessoas e mais tres magníficos e preciosos dias na companhia de toda a gente. Passaremos ainda pela memória da energia do coração que liga ao nosso clown.
António M. Rodrigues investiga há doze anos as vias criadoras e auto-sustentáveis dos actuantes - seres de acção, que fazem pontes entre mundos, podem ser atores, bailarinos, músicos, pessoas com vontade de exporem o que são na sua criatividade naturalmente auto aceite. Dirige a Eclipse Companhia de Arte, participa como atuante das suas criações e no último ano desenvolveu a SGU, coordenando-a e participando da Eclipse Arte, Poesis Dance, Imprevisto Colectivo. Participou nas 8 edições do LAB C.

Consciêcia Corporal e Movimento Expressivo
com Inês Henriques
dia 19
Das 14 as 15,30 h

Prática orientada para o autoconhecimento do participante e que integra exercícios diversos de dança, alongamentos, respiração, meditação, entre outros, com vista a uma maior consciência de si, bem-estar e equilíbrio de quem pratica. Os exercícios promovem o fortalecimento da auto-estima, confiança, individualidade, movimento, ritmo e expressão interiores de cada participante, facilitando também o desbloqueio de emoções.
Ines Henriques é atuante bolseira da Eclipse Arte durante o Inni Festival e apresenta o seu trabalho pessoal no inni Festival , Porto- este foco tão util no trabalho artistico, o auto conhecimento expressivo do participante no labc, a aula está também aberta para pessoas que só queiram ter apenas esta vivencia.

Criação em Tempo Real
com António M. Rodrigues, Inês Henriques, entre outros.
De 19 e 20 de Julho
17-18,30h

Neste espaço de aprendizagem em tarefa de criação, propomos elaborar em conjunto com os formandos dos workshops que constituem todo o LAB C , 9ª edição, um esboço do formato de apresentação que iremos apresentar ao público na mostra final da Acão. Em jeito de estratégia e plano de intervenção co-criativo, sob inspiração do "Povo de Profetas" e de Khalil Gibran irmanada de todas as presenças dos atuantes presentes.
http://www.youtube.com/watch?v=HpUrSUiA_pQ&list=UUeNiGwzB1kcDkAe2yca_gIw&index=14&feature=plpp_video


Mostra Final e aberta do LAB C.
Dias 20 e 21 de Julho
Pela noite
Com os formandos e com os formadores do Lab C e Eclipse Companhia de Arte, a apresentação publica do trabalho pretende criar condições para uma excelente noite de Arte Viva. Para além da partilha com o público do trabalho do dia, pretendemos lançar condições de diálogo aberto a todos no final da performance.
Design de Elisabete Agostinho@

O POVO DE PROFETAS(performance) tem sido o motivo de criação e partilha do ano de 2012 e tem resultado no amadurecimento da 31ªcriação da Eclipse Companhia de Arte. Com o texto base inspirado em Khalil Gibran, a a performance apresenta-se todos os dias em work in progress partilhável com o publico.
Formadores/criadores presentes/ inspiradores: António M. Rodrigues, Dora Vicente, Marlon Fortes, Ana Leitão, Pedro Paz, Rui Ventura, Patrícia Domingues, Elisabete Agostinho, Norma Ros, entre outros .
O Lab c é uma ideia partilhada e criada por Ana Leitão, António M. Rodrigues e Marlon Fortes.


POVO DE PROFETAS
performance
Pelo LAB C
De 20 e 21 de Julho
23 h, 22 h respetivamente
Ao fim de 10 anos o profeta intende partir da ilha, os seus conterrâneos pedem-lhe para lhes oferecer o que tem para dizer sobre: “o Amor, a alegria, o matrimonio, a dádiva, o comer e o beber”. Nesta performance o povo é de profetas, variados e diversos, que juntos fazem um povo de aspiração e e de transmutação assumida para o extase dos seres. No dia 8 o LAB C segue de passeio pelo Alentejo, filmaremos na Herdade do Freixo de Meio em jeito de teaser para futuras iniciativas em contexto natural.
http://www.youtube.com/watch?v=n50klc3OXbI&list=UUeNiGwzB1kcDkAe2yca_gIw&index=7&feature=plcp


inscrições mediante envio de bio para:
eclipsearte@gmail.com
telm 960140182
www.eclipse-arte.blogspot.com

investimento
1dia de workshop- 15 €
totalidade do lab c- 30€
trocas possíveis