quarta-feira, 18 de julho de 2012

Workshop Handling_Tools

O workshop Handling_Tools é um projeto
que se inscreve no âmbito da programação
do AND_Lab, um centro de investigação
artística e criatividade científica com sede
no Atelier Real em Lisboa e que se afirma
enquanto plataforma de partilha de procedimentos, operações e modos de fazer-problema, vindos tanto da arte como da ciência, na relação-tensão entre política, ética e quotidiano.
O workshop Handling_Tools foi desenhado à volta da investigação, da sistematização e da partilha das ferramentas-conceito e do modo operativo daquilo a que chamamos “ s e c a l h a r idade ” , uma pr á t i c a de improvisação e criação colectiva de paisagens de convivência, resultante do
encontro entre o método de Composição em Tempo Real desenvolvido pelo coreógrafo João Fiadeiro e da etnografia como ferramenta para performances situadas da antropóloga Fernanda Eugénio.
O termo handling traduz a ideia de partilha que atravessa o projeto AND_Lab, propondo ainda dois outros sentidos: salienta a dimensão de zelo e cuidado envolvida nos procedimentos
infinitesimais do manuseamento; e ainda a capacidade de aguentar e sustentar uma ética do viver juntos que não seja dada de antemão, mas gerada colectiva e presencialmente, no próprio ato do encontro.
 
PUBLICO ALVO
O workshop Handling_Tools está aberto a intervenientes de diversas disciplinas artísticas e científicas, que se interessem e reflitam sobre as questões por nós propostas. 
P r o c u r amo s par t i c ipan t e s q u e s e disponibilizem a formular e reformular as perguntas em torno das quais construímos as nossas redes de convivência, seja na arte, seja no quotidiano.
 
CARGA HORÁRIA: 30 horas
 
PREÇO: 150 euros
 
PRAZO CANDIDATURAS: 31 de Julho
O Atelier Real tem alojamento disponível para acolher alguns dos participantes nos workshops.
 
+ INFO: www.re-al.org
Email: andlab@re-al.org