quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Curso de Iniciação ao Teatro - Braga

O Curso de Iniciação ao Teatro, tem como principal objetivo a promoção e dinamização da cultura e da arte, pretendendo também potenciar a criação de um espírito cultural ativo, captar e possibilitar o contacto com o mundo das artes e dos espetáculos, captar e possibilitar o contacto com o mundo da arte do espetáculo de jovens e outros interessados que de outra forma ser-lhes-ia bastante difícil, possibilitar e criar formas ou passatempos, onde os participantes podem, de forma saudável, ocupar os seus tempos livres desenvolvendo capacidades e criando ferramentas que ser-lhes-ão úteis no seu dia-a-dia, desenvolver o espírito critico dos participantes entre muitos outros.

O Curso de Iniciação ao Teatro é dirigido a toda a todos aqueles que queiram ter um primeiro contacto com o mundo do teatro, sendo que esta é uma formação que permite aos formandos desenvolver várias capacidades quer a nível profissional como pessoal.

Através do teatro os alunos “olham” para si de outra forma, ou seja conseguem ultrapassar alguns medos, inseguranças, ganhando confiança em si e nos outros. O teatro é uma ferramenta essencial para o dia-a-dia de todos nós, dado que desenvolve aspetos fundamentais a saber, a comunicação, confiança, socialização, permitindo um crescimento pessoal e profissional mais saudável.

«O Teatro é cada vez mais um excelente “veículo” de comunicação, sendo uma ferramenta indispensável na difícil tarefa que é comunicar. Muitos dos problemas atuais, podiam ser ultrapassados com mais facilidade se as pessoas apostassem mais no teatro, se as pessoas acreditassem no teatro como o principal motor da sociedade.
O Teatro como Meio de Comunicação porque através desta arte é possível ultrapassar vários obstáculos na comunicação.»
Dra. Diana Aguiar

Destinatários:
Iniciantes, crianças, jovens, atores que se queiram "reciclar", advogados, políticos e todos que queiram aprimorar a sua capacidade de comunicação e qualidade de vida na convivência social do quotidiano.

Síntese:
Através do teatro e dos jogos dramáticos os participantes terão a oportunidade de trabalhar em cada aula a consciencialização corporal, vocal e criativa.

Através de exercícios teatrais desenvolve-se o olhar interior, a pessoa passa-se a observar com mais atenção e pode então começar a corrigir vícios de postura, de dicção e emissão vocal utilizando técnicas que são ensinadas durante as aulas.
A parte de desenvolvimento criativo e melhor comunicação será dada durante os exercícios de improvisação e jogos de dramáticos.
                                                                                                                             
Objetivos:
• Promover o teatro
• O individual e o coletivo (Criação de grupo);
• Estimular a perceção, o conhecimento, a autoestima, o uso e controlo do próprio corpo;
• Desenvolver a capacidade de perceção das sensações recebidas através das várias partes do corpo;
• O corpo como elemento de comunicação;
• Levar os participantes a controlar os seus impulso e inibições, estimulando o auto-controle e facilitando o seu relacionamento no meio social;
• O som como expressão;
• A construção de uma personagem;
• Improvisação;
• A dicção,

Melhorar a capacidade de comunicação

Horário:
Terça- Feira e Quinta- Feira
21h às 22:30h
Inicio – 5 de Março
Fim – 20 de Junho

Duração:
Março a Junho

Local:                                                                  
Junta de Freguesia da Sé (Braga)

Preço:
27,5€ (mensais)

Inscrições / Informações:
geral@socenas.com
96 04 66 791
www.facebook.com/socenasteatro